Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2020-11-13T19:36:09-03:00
o pib ainda pulsa

O PIB ainda pulsa

13 de novembro de 2020
19:36
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se eu disser que tenho uma notícia boa e outra ruim para dar, é bem provável que você escolha a ruim primeiro.

Certamente há alguma explicação psicológica para esse comportamento. Eu imagino que o alívio proporcionado pela boa notícia ajude a diminuir o impacto da ruim.

Quando o assunto é economia, o grande campeão de más notícias dos últimos anos tem sido o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

E neste ano não será diferente. Com o impacto da pandemia do coronavírus, a atividade econômica do país sofrerá uma retração histórica.

Mas eu também tenho uma boa notícia: o PIB voltou a pulsar e terá um desempenho bem melhor que as estimativas mais pessimistas, que apontavam para um tombo de até 10% neste ano.

Alguns indicadores de fato apontam para uma retomada em “V”, em consequência dos programas de auxílio do governo e do relaxamento das medidas de isolamento social.

Um dado divulgado hoje reforçou a tendência de recuperação: o IBC-Br. Calculado pelo Banco Central, o indicador que é considerado uma espécie de prévia do PIB registrou alta de 1,29% em setembro e de 9,47% no trimestre.

O número acima do esperado fez o mercado refazer as contas para o desempenho da economia brasileira em 2020.

A grande dúvida agora é se teremos boas ou más notícias para dar no ano que vem. Saiba com o Ivan Ryngelblum o que esperam os analistas do Credit Suisse e do Goldman Sachs.

MERCADOS

 Foi com emoção, mas o Ibovespa fechou mais uma semana no azul, graças à forte alta no pregão desta sexta-feira. Novas declarações do ministro Paulo Guedes sobre o auxílio emergencial e o bom humor externo deram o tom dos mercados.

 Mais um banco está otimista quanto às perspectivas da Suzano para os próximos meses. O J.P. Morgan elevou a recomendação para as ações da produtora de papel e celulose, que foi um dos destaques de alta do Ibovespa hoje

 A Cogna apresentou um balanço ruim, mas depois de perder 60% de valor de mercado no último ano, os investidores viram oportunidade para comprar os papéis da companhia de educação. Veja o que dizem analistas.

 O balanço do terceiro trimestre da Oi trouxe mais um prejuízo bilionário, mas os papéis da empresa subiram quase 6% hoje. O motivo? O forte avanço com serviços de fibra ótica entre clientes residenciais. Confira o que isso significa

ECONOMIA

 Após declarar que poderia prolongar as parcelas do auxílio emergencial no caso de uma segunda onda de pandemia do coronavírus, Paulo Guedes mudou a versão sobre a continuidade do programa social. Leia o que disse o ministro

EMPRESAS

 Uma eleição apertada e cujo resultado pode ser contestado. Não, eu não estou falando da disputa entre Joe Biden e Donald Trump, mas da briga para ver quem vai ficar com a Linx. Saiba como estão os votos na assembleia de acionistas da empresa de tecnologia.

 Elon Musk anunciou pelo Twitter que se sentiu um pouco mal e resolveu fazer quatro testes rápidos do novo coronavírus. Será que o bilionário da Tesla contraiu a covid-19? Ele próprio falou (e reclamou) dos resultados.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Ele está de volta?

Setores fazem pressão por volta do horário de verão

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008.

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies