Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-06-27T10:44:28-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

MAIS LIDAS: O passado, o presente e o futuro do ouro

27 de junho de 2020
11:43 - atualizado às 10:44
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Quando os conquistadores espanhóis invadiram o México, chamaram a atenção dos Astecas que habitavam a região pela obsessão pelo ouro.

O que havia de tão especial naquele metal amarelo e brilhante que nem sequer podia ser usado em ferramentas ou armas? A resposta de Hernán Cortés aos astecas foi: “eu e os meus companheiros sofremos de uma doença do coração que só pode ser curada com ouro.”

A passagem é relatada no fascinante livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari. Ele conta como o ouro provocou guerras, mas também foi fundamental para a nossa evolução ao estabelecer uma relação de troca confiável entre pessoas de diferentes culturas.

O metal precioso nunca deixou de ter o seu valor, mas voltou a reluzir nos nossos tempos de crise. Afinal, ninguém sabe onde vai dar a estratégia dos bancos centrais de combater os efeitos da crise do coronavírus com uma impressão sem precedentes de dinheiro.

O nosso colunista Robert Kiyosaki também se vale do ouro como proteção para os investimentos. O texto em que ele mostra como mantém as reservas aplicadas em metais preciosos foi o mais lido da semana no Seu Dinheiro.

Mas antes de você conhecer as outras campeãs de audiência, eu deixo para você um guia com tudo o que você precisa saber para preencher e entregar a sua declaração de imposto de renda. O prazo para prestar contas ao Leão termina nesta terça-feira.

Veja as 5 notícias mais lidas da semana:

1 - A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

2 - Imóveis residenciais: 5 mudanças trazidas pela pandemia que podem ter vindo para ficar

3 - O império contra-ataca: O que está em jogo na briga entre Itaú e XP

4 - Os Buddenbrook em um mundo de liquidez ilimitada: internacionalização e ouro

5 - XP diz que leva R$ 150 milhões por dia do Itaú e que Personnalité pode acabar em 3 anos

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

entrevista

‘Não se pode esperar para cortar privilégio’, diz ex-secretário do Ministério da Economia

Paulo Uebel defende que o Congresso aprove uma regra de transição na proposta da reforma administrativa para incluir o fim dos privilégios que grupo de servidores atuais ainda goza

Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)

100 dias entre o fundo e topo do mercado

Até aqui, 2020 foi o ano de Amyr Klink, em que aqueles que souberam capotar (entre janeiro e o final de março), passaram pela tempestade sem afundar de vez em mar aberto

inflação de alimentos

Após ouvir cobrança, Bolsonaro reforça que preço do arroz não será tabelado

Ministra da Agricultura avisou que atual patamar de preços só deve baixar mesmo a partir de 15 de janeiro, quando entrar a safra brasileira.

ranking da forbes

Varejo invade lista de mais ricos do Brasil; saiba mais sobre os bilionários

Luiza Trajano, Ilson Mateus e Luciano Hang chegam entre os 10 mais ricos do país, em um ano marcado por mudanças no setor varejista, alta das ações e IPOs

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu