Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-06-27T10:44:28-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

MAIS LIDAS: O passado, o presente e o futuro do ouro

27 de junho de 2020
11:43 - atualizado às 10:44
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Quando os conquistadores espanhóis invadiram o México, chamaram a atenção dos Astecas que habitavam a região pela obsessão pelo ouro.

O que havia de tão especial naquele metal amarelo e brilhante que nem sequer podia ser usado em ferramentas ou armas? A resposta de Hernán Cortés aos astecas foi: “eu e os meus companheiros sofremos de uma doença do coração que só pode ser curada com ouro.”

A passagem é relatada no fascinante livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari. Ele conta como o ouro provocou guerras, mas também foi fundamental para a nossa evolução ao estabelecer uma relação de troca confiável entre pessoas de diferentes culturas.

O metal precioso nunca deixou de ter o seu valor, mas voltou a reluzir nos nossos tempos de crise. Afinal, ninguém sabe onde vai dar a estratégia dos bancos centrais de combater os efeitos da crise do coronavírus com uma impressão sem precedentes de dinheiro.

O nosso colunista Robert Kiyosaki também se vale do ouro como proteção para os investimentos. O texto em que ele mostra como mantém as reservas aplicadas em metais preciosos foi o mais lido da semana no Seu Dinheiro.

Mas antes de você conhecer as outras campeãs de audiência, eu deixo para você um guia com tudo o que você precisa saber para preencher e entregar a sua declaração de imposto de renda. O prazo para prestar contas ao Leão termina nesta terça-feira.

Veja as 5 notícias mais lidas da semana:

1 - A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

2 - Imóveis residenciais: 5 mudanças trazidas pela pandemia que podem ter vindo para ficar

3 - O império contra-ataca: O que está em jogo na briga entre Itaú e XP

4 - Os Buddenbrook em um mundo de liquidez ilimitada: internacionalização e ouro

5 - XP diz que leva R$ 150 milhões por dia do Itaú e que Personnalité pode acabar em 3 anos

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

coronavírus no país

Covid-19: Brasil tem 41,8 mil novos casos e 1.300 óbitos em 24h

Até o momento, 1.209.208 de pessoas se recuperaram da doença

gestor lendário

Ray Dalio volta a dizer que dinheiro é ‘o pior ativo’ e prega diversificação sem ‘real estate’

Dalio participou na noite desta terça-feira (14) de uma das sessões da Expert XP e disse que ativos do mercado imobiliário não são recomendados para a carteira diversificada idealizada por ele

seu dinheiro na sua noite

100 mil é o limite?

No ápice do pânico nos mercados provocado pelo coronavírus, ninguém era capaz de dizer quando (ou quanto) seria o fundo do poço da bolsa. Hoje a grande dúvida dos investidores é saber se chegamos ao teto ou o Ibovespa pode subir ainda mais. O que mais me impressiona não foi nem a mudança da pauta nos mercados, […]

Risco elevado

Preços de ativos têm motivos para subir, mas é hora de pensar em comprar guarda-chuva em dia de sol, diz SPX

Gestora considera que riscos ainda estão elevados e manifestou dúvidas em relação à sustentabilidade do atual nível de estímulo e endividamento global

Bolsa em alta

Petrobras e Vale têm ganhos firmes e puxam a recuperação do Ibovespa; dólar cai

Dados mais fortes na China deram forças ao setor de commodities, impulsionando as ações da Vale e da Petrobras e ajudando o Ibovespa como um todo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu