Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-12-28T10:07:10-03:00
O melhor do seu dinheiro

Longe demais das capitais

28 de dezembro de 2020
10:06 - atualizado às 10:07
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Quando falo para as pessoas que sou jornalista, uma das primeiras perguntas que me fazem é sobre os lugares que conheci na profissão. No imaginário delas está aquele repórter de guerras ou grandes eventos.

Eu até fiz algumas viagens internacionais na cobertura de economia e finanças, mas o lugar onde mais estive nas últimas duas décadas foi o “condado” da Faria Lima — a região da zona sul de São Paulo onde se concentra o mercado financeiro.

A maioria das empresas listadas na bolsa também está instalada ou possui seus principais escritórios na capital paulista ou no Rio. Essa distância talvez ajude a explicar por que a bolsa ainda é vista como algo feito para “especuladores”.

Aos poucos, porém, o mercado de capitais começa a descobrir o Brasil. As responsáveis pelo fenômeno são as empresas de fora do eixo Rio-SP que abriram o capital na B3.

Das quase 30 companhias que fizeram ofertas públicas iniciais de ações (IPO) na B3 neste ano, oito vieram de fora do chamado eixo-Rio-SP.

Boa parte do dinheiro captado por essas empresas será empregado na expansão de suas atividades. Ou seja, é dinheiro na veia da economia dessas regiões.

O Kaype Abreu conversou sobre o movimento com banqueiros, gestores e economistas. Ele também conta para você como está o desempenho na bolsa das ações das companhias que ficam “longe demais das capitais”. Vale a leitura!

MERCADOS

 A bolsa brasileira fez uma pausa durante o Natal. No dia 23, data da última sessão, o Ibovespa fechou em alta de 1%, aos 117.806,85 pontos. Lá fora, as bolsas funcionaram por pelo menos meio período na véspera de Natal e fecharam no azul mesmo com a baixa liquidez devido ao feriado.

SEU DINHEIRO PREMIUM
• O acordo pós-Brexit finalizado pela União Europeia e Reino Unido, anunciado na véspera de Natal, e a assinatura do pacote fiscal de US$ 900 bilhões por Donald Trump na noite de ontem sustentam o bom humor das bolsas globais na volta do feriado e em semana de agenda fraca. Confira os principais eventos da semana no Segredos da Bolsa de hoje. Ainda não é um leitor premium? Destrave aqui o seu acesso.

INVESTIMENTOS

 Você conhece todos os benefícios de investir em uma previdência privada ainda em 2020? O colunista Richard Camargo traz todas as vantagens dessa modalidade, que vai muito além apenas da redução no imposto de renda.

EMPRESAS

 O ano ainda não acabou para as empresas que negociam fusões e aquisições. A AES Tietê anunciou a compra de dois complexos eólicos, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, por R$ 806 milhões.

POLÍTICA

 Após críticas, o presidente Jair Bolsonaro disse ter pressa pela vacina contra a covid-19 e afirmou que a vacinação será feita de forma gratuita e não obrigatória assim que a Anvisa concluir a análise completa para uso emergencial.

 A disputa pela presidência da Câmara e do Senado é vista como estratégica para destravar as votações das reformas e o andamento dos planos do governo em 2021. Confira qual é a expectativa da equipe econômica.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Airbus A320

Itapemirim começa a receber aeronaves para voos comerciais após Anac autorizar

A Itapemirim diz que a segunda aeronave Airbus A320 de sua frota deve chegar ao aeroporto de Confins (MG) neste domingo

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Expansão

SPX Capital assume operações do Carlyle no país

As operações do Carlyle no Brasil serão absrovidas pela SPX Capital. Com isso, a gestora de Rogério Xavier se expande em private equity

ESTRADA DO FUTURO

Um pé no abismo e outro na casca de banana: como identificar ações de empresas decadentes

Excesso de otimismo, planos mirabolantes e desprezo pela inovação estão entre as receitas para uma empresa falhar, segundo o gestor que se dedicou a descobrir empresas terríveis

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies