Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-11-19T20:31:54-03:00
seu dinheiro na sua noite

Fora do eixo

19 de novembro de 2020
20:31
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Para sudestinos como eu, algumas empresas brasileiras só se tornam conhecidas quando abrem o capital na bolsa. Com atuação focada em outras regiões do país, elas “de repente” fazem um IPO e atraem para si os holofotes do mercado financeiro, altamente concentrado no eixo Rio-São Paulo.

Mas o Brasil é grande, e nem só do eixo da ponte aérea vive a economia do país. Apostar nos mercados do Sul, do Norte e do Nordeste pode ser um ótimo negócio para quem entende a fundo as características regionais, pois a concorrência tende a ser bem mais baixa. E para as companhias vencedoras nessas regiões, se expandir para o resto do país pode nem ser uma boa ideia, ao menos num primeiro momento.

Neste ano, tivemos a abertura de capital de algumas empresas focadas nas regiões Norte e/ou Nordeste, como a incorporadora Moura Dubeux, a fabricante de pás eólicas Aeris e a rede de supermercados Grupo Mateus. Esta última efetuou o maior IPO da B3 até agora, captando R$ 4,63 bilhões em setembro.

Para quem mora no eixo Rio-São Paulo, a varejista fundada pelo ex-garimpeiro Ilson Mateus era, até pouco tempo atrás, uma ilustre desconhecida. Mas isso tende a mudar. Só em novembro, os papéis da companhia já avançaram 11%.

Nesta quinta, a XP Investimentos e o Bradesco BBI iniciaram a cobertura das ações com recomendação de compra e bons prognósticos para a empresa. A Jasmine Olga traz, nesta matéria, os motivos pelos quais as duas instituições financeiras acham que vale a pena investir no Grupo Mateus.

MERCADOS

 O Ibovespa fechou novamente em alta nesta quinta, sua 10ª alta de novembro. Além da entrada de investidores estrangeiros no Brasil, a bolsa foi influenciada hoje por novas perspectivas de retomada econômica nos Estados Unidos. Saiba mais na nossa cobertura de mercados.

 A ação queridinha do mercado nesta quinta foi a PetroRio. A gigante produtora privada de petróleo saltou quase 30% após a compra de participação em dois campos. Confira as projeções da companhia nesta matéria do Felipe Saturnino.

EMPRESAS

 A Neon Pagamentos anunciou hoje a aquisição da plataforma ConsigaMais+, entrando no mercado de crédito consignado. Veja os detalhes da negociação.

ECONOMIA

 A produção industrial brasileira teve em outubro o quinto mês consecutivo de alta, com 58,3 pontos, segundo a CNI. No mês anterior o índice estava um pouco acima, a 59,1 pontos. O índice que mede a evolução do número de empregados também subiu. 

 Em outro sinal de retomada, o monitor do PIB da FGV aponta alta de 7,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, a economia encolheu 4,4%.

 O Senado aprovou a terceira fase do Pronampe, programa de socorro a micro e pequenas empresas afetadas pela crise. O texto prevê a oferta de mais R$ 10 bilhões do Tesouro Nacional como garantia para empréstimos. A proposta ainda segue para a Câmara. 

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Análise

Como ficam as peças do xadrez da política após as eleições municipais

A eleição marcou a conquista de peças importantes, vitórias que serviram apenas para demarcar território e derrotas claras. Mas houve também avanços importantes mesmo de quem perdeu nas urnas

Barroso cita Shakespeare ao falar sobre 2º turno: “vai bem quando tudo acaba bem”

Barroso disse que o TSE conseguiu “neutralizar” as tentativas de cancelamento das eleições por causa da covid-19, o que, segundo o ministro, teria impactos negativos para a democracia

Eleições 2020

Doria comemora vitória de Bruno Covas com recado a Bolsonaro

Na visão do governador, o PSDB foi o grande vencedor destas eleições no Estado de São Paulo, sabe conjugar união e não foi negacionista no combate à pandemia

eleição em sp

‘Não foi nesta eleição, mas a gente vai ganhar’, diz Boulos

O psolista, que recebeu 40,62% dos votos na cidade de São Paulo, termina a eleição como um dos principais nomes do campo progressista

termômetro online

Covas cresce em buscas no Google, mas Boulos lidera ranking

Candidato do PSOL foi o mais buscado nacionalmente entre os 34 candidatos de capitais brasileiras concorrendo neste domingo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies