Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-11-18T19:30:55-03:00
seu dinheiro na sua noite

Foi bom para você também?

18 de novembro de 2020
19:30
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

E o terceiro trimestre, foi bom para você também? Parece uma pergunta estranha para se fazer a uma pessoa, mas na bolsa nos acostumamos a avaliar o desempenho das empresas a cada três meses.

A temporada de divulgação dos balanços das companhias abertas terminou no início desta semana e poderia ser resumida em uma única frase: “melhor que o esperado”.

A expectativa do mercado já era de recuperação na comparação com os resultados do segundo trimestre, no auge da quarentena imposta pela pandemia do coronavírus.

A maioria das empresas, contudo, conseguiu superar as estimativas mais otimistas. Em alguns casos, o lucro chegou a superar o do terceiro trimestre de 2019 — quando ninguém sequer podia imaginar o que nos aguardava.

Existem algumas explicações para o fenômeno. Além do desempenho da economia acima das projeções, alguns setores foram favorecidos pelos “efeitos colaterais” da crise.

Um deles é a desvalorização do real, que aumentou as receitas das empresas exportadoras, como é o caso dos frigoríficos. Outras foram beneficiadas pela queda dos juros — caso das incorporadoras.

Os analistas da XP Investimentos fizeram uma espécie de “balanço dos balanços” das empresas listadas na B3 no terceiro trimestre. Saiba na matéria do Kaype Abreu quais foram as surpresas e decepções dos resultados.

MERCADOS 

 Depois de três altas seguidas, o Ibovespa não conseguiu manter o fôlego e encerrou o dia em queda. Além de uma correção natural, falou mais alto hoje a preocupação com o avanço da covid lá fora. Confira tudo o que mexeu com os mercados.

EMPRESAS

 A Seara, da gigante de alimentos JBS, agora é a segunda no mercado de margarinas. O tribunal do Cade aprovou sem restrições a venda do negócio que pertencia a Bunge para a companhia. Veja como fica o mercado agora.

 O Cade também deu sinal verde para a compra da Liquigás, empresa de gás GLP da Petrobras, por um consórcio liderado pela Copagaz e Itaúsa. Mas o negócio teve restrições, como você confere nesta matéria

 Depois de 20 meses sem poder voar, os aviões 737 Max da Boeing foram liberados pelas autoridades nos Estados Unidos — o que ainda não vale para o Brasil. Saiba mais sobre a decisão e relembre os problemas com os jatos.

 Como ficarão as viagens de negócios e o trabalho nos escritórios após a pandemia? Ninguém melhor para fazer (mais essa) previsão do que Bill Gates. Saiba o que disse o fundador da Microsoft

ECONOMIA 

 O IGP-M, índice conhecido como a “inflação do aluguel”, continua em tendência de alta e atingiu 3,05% na segunda prévia de novembro, segundo a FGV. Com o resultado, o indicador acumula alta de mais de 20% só neste ano.

 O comércio varejista deve movimentar um recorde de R$ 3,74 bilhões em vendas na campanha de promoções da Black Friday deste ano. Confira o crescimento projetado pela CNC em relação a 2019.

COLUNISTAS 

 A renda fixa morreu? Você já deve ter ouvido esse bordão várias vezes diante da queda da Selic para as mínimas históricas. Mas o Felipe Miranda rebate o argumento e mostra para você as oportunidades que a renda fixa reserva na coluna de hoje

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

seu dinheiro na sua noite

E essa Black Friday em ano de crise, vai dar bom?

Estamos prestes a viver uma Black Friday num ano de forte crise, em que as pessoas ficaram confinadas em casa. Definitivamente não é o melhor dos cenários para uma data tão voltada para o consumo. Por outro lado, foi na internet que a Black Friday ganhou força no Brasil, e o e-commerce deu um enorme […]

alta de 32% no ano

Parte da desvalorização maior do real se deve à dívida, diz presidente do BC

Roberto Campos Neto lembrou que o encerramento do ano é, tradicionalmente, um período de mais remessas de recursos ao exterior

fim do dia

O rali continua: Ibovespa deixa Wall Street de lado e sobe quase 20% em novembro

Ações de CVC e siderúrgicas lideram alta do índice. Dólar cai com fluxo e divulgação do dado das contas externas e juros recuam de olho em fiscal

Em pleno calendário eleitoral

Senado aprova mudanças na Lei de Falências

O projeto amplia o financiamento a empresas em recuperação judicial, permite o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e possibilita aos credores apresentar plano de recuperação da empresa

Olha o Gol

Boeing 737-8 Max é autorizado a retornar operações no Brasil pela Anac

A informação é vista com bons olhos pela Gol, que é a única credenciada a operar o modelo no Brasil.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies