Site icon Seu Dinheiro

Efeito coronavírus: 3 milhões de desempregados em uma semana

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos

A queda fulminante da bolsa nas últimas semanas despertou uma dúvida em muita gente: o pânico que tomou conta dos investidores diante do coronavírus não seria exagerado?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É verdade que o tal mercado costuma reagir de modo exacerbado tanto nos momentos de euforia como de temor.

Na total falta de visibilidade sobre as consequências do coronavírus na economia, os investidores apostaram logo no pior cenário.

Foi esse movimento que levou a bolsa a perder mais da metade do valor em dólar em menos de três semanas.

Pois hoje tivemos uma pequena amostra do estrago que o coronavírus pode provocar. Ou melhor, uma grande amostra – mais precisamente de 3 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse foi o aumento no número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana até o dia 21 de março.

No total, foram 3,28 milhões de registros, simplesmente o maior nível da história. Para você ter uma ideia, o recorde anterior era de 695 mil, de outubro de 1982.

O número assustador deve ter levado as bolsas do mundo inteiro a amargarem novas quedas, certo? Errado. Os mercados fecharam em alta em praticamente todas as praças.

Aqui no Brasil, o Ibovespa subiu pelo terceiro pregão consecutivo e alcançou os 77.709 pontos (+3,67%), enquanto que o dólar voltou a fechar abaixo de R$ 5,00.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber por que as bolsas subiram mesmo com números tão negativos da economia? Então, eu recomendo que você leia a cobertura especial que o Victor Aguiar preparou.

Taxa zero já

O Banco Central baixou a taxa de juros na última reunião em 0,50 ponto percentual, para 3,75% ao ano. Mas para a gestora de fundos Persevera, deveria ter cortado mais. Muito mais. Diante do colapso esperado para a economia brasileira com o coronavírus, a Selic deveria cair para zero. Isso mesmo. Em uma carta aos investidores, a Persevera também defendeu o uso vigoroso das reservas cambiais contra a crise. Nesta matéria, eu trago os argumentos da gestora para a adoção das medidas radicais pelo BC.

Quer pagar pelo WhatsApp?

Em meio a dois grandes desafios com a reestruturação do negócio e agora com o coronavírus, a Via Varejo anunciou mudanças na forma de vender. Com os clientes longe das lojas, os vendedores das Casas Bahia e do Ponto Frio agora farão o primeiro contato pelo WhatsApp. O Kaype Abreu acompanhou a teleconferência com o CEO da varejista e traz os detalhes da estratégia.

O caixa é rei

De olho nos impactos econômicos do coronavírus e do tombo do preço do petróleo, a Petrobras anunciou uma série de medidas para preservar o caixa. Entre elas está o adiamento do pagamento de dividendos referentes ao ano de 2019. Estamos falando de R$ 1,7 bilhão que iriam para o bolso dos acionistas no dia 20 de maio. Agora, eles serão pagos apenas em dezembro deste ano. Confira as demais medidas adotadas pela estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diário do corona

Uma boa noite e aquele abraço!

Exit mobile version