Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-09-30T19:28:48-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Das aulas de física para a bolsa

30 de setembro de 2020
19:26 - atualizado às 19:28
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Um corpo pode ou não estar em movimento, dependendo do observador. Tudo na vida é uma questão de referência, já dizia o meu professor de Física do segundo grau.

Confesso que não fui dos melhores alunos do professor Oswaldo. Mas as aulas duplas das segundas-feiras pela manhã me voltaram à memória depois do desempenho da bolsa brasileira neste terceiro trimestre.

Em março, quando o Ibovespa amargou uma queda de mais de 30% e bateu nos 73 mil pontos, a maioria dos investidores provavelmente ficaria mais do que satisfeita se o mercado pelo menos estancasse a sangria.

Mas depois da rápida recuperação que levou o índice para os 95 mil pontos em junho, é difícil esconder o sentimento de frustração com o resultado dos três meses seguintes.

A bolsa registrou uma queda de 0,48% no acumulado de julho a setembro e encerrou o trimestre na marca dos 94.603 pontos.

Desse ponto de vista, nem parece um resultado tão ruim. Afinal, essa tal de renda variável insiste em variar, e infelizmente não só para cima. A queda também pode ser um ponto de entrada interessante para quem espera uma recuperação na reta final do ano.

Já para o investidor que estava no embalo do trimestre anterior, a referência acaba pesando contra. Até porque, no seu melhor momento depois da tempestade de março, o Ibovespa alcançou o patamar de 105 mil pontos e dava sinais de que podia ir mais longe.

Confira com o Ricardo Gozzi um panorama do último dia de mais um trimestre que valeu por um ano inteiro (ou mais) na bolsa.

EMPRESAS
• Compre CSN. A recomendação do Credit Suisse embalou as ações da siderúrgica, que dispararam quase 8%. Para os analistas, a empresa deve se beneficiar da perspectiva positiva para o minério de ferro e para o aço. Veja qual o potencial de alta dos papéis.

• Outro destaque positivo do pregão, a Raia Drogasil apresentou um plano de expansão que envolve a criação de um marketplace, mudanças nas lojas físicas e o lançamento de um aplicativo para celular. Os analistas se animaram com a proposta.

• Apesar do momento mais difícil da bolsa, os IPOs continuam na B3. Hoje foi a vez da estreia das ações do birô de crédito Boa Vista. Depois de captar R$ 2,17 bilhões na oferta, a empresa estreou com o pé direito, com uma alta de mais de 15%.

• Também foi dia do primeiro leilão do saneamento básico na B3 após a aprovação do marco legal do setor no Congresso. A BRK Ambiental venceu o certame para administrar serviços na região metropolitana de Maceió. Confira os valores.

ECONOMIA
• O câmbio no Brasil é flutuante, mas é consenso no mercado que ele tem flutuado até demais. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, abordou o tema e notou que a volatilidade foi acompanhada do aumento da negociação de minicontratos de dólar.

• O Brasil teve em agosto o melhor mês para criação de empregos em nove anos. Segundo o Caged, foram abertos 249.388 postos com carteira assinada no último mês. Mas, no acumulado do ano, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto do coronavírus.

• Onde está Paulo Guedes? O ministro enfim se manifestou depois da polêmica envolvendo o financiamento o Renda Cidadã. Ele falou sobre o uso dos precatórios para bancar o programa social. Saiba o que disse o ministro.

•  Precatório para lá, precatório para cá. A expressão passou a estampar os jornais depois que foi revelada a proposta de financiamento do programa Renda Cidadã. Mas você sabe o que de fato é isso? A Jasmine Olga explica para você.

OPINIÃO
•  Bolsonaro quer sugestões, não críticas, após o anúncio do programa social do governo e a reação do mercado. Foi o que o Felipe Miranda fez. Na coluna de hoje, ele traz algumas ideias para o presidente ajudar a financiar o programa social. Vale a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Revolta

Lojistas de shopping vão à Justiça para mudar índice de reajuste de aluguel

Indicador tradicionalmente usado para corrigir contratos de aluguel, o IGP-M subiu 23,14% em 2020, a maior alta em quase duas décadas.

BOA NOTÍCIA

Acionistas vão se beneficiar da nova política de dividendos da Copel

Novos parâmetros definidos pela empresa podem resultar em pagamentos significativos no curto prazo, segundo Goldman Sachs

Mercados hoje

Ibovespa recua com o peso das incertezas domésticas; dólar sobe

Os investidores repercutem hoje a decisão do Copom de manter a taxa básica de juros em 2% ao ano e a derrubada do forward guidance. Lá fora, bolsas seguem no embalo da posse do novo presidente dos EUA

Exile on Wall Street

Como planejar sua aposentadoria rápida?

Não sei exatamente onde está a melhor resposta para esse tipo de indagação, mas desconfio que não esteja nos livros de economia e finanças.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies