Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-09-30T19:28:48-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Das aulas de física para a bolsa

30 de setembro de 2020
19:26 - atualizado às 19:28
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Um corpo pode ou não estar em movimento, dependendo do observador. Tudo na vida é uma questão de referência, já dizia o meu professor de Física do segundo grau.

Confesso que não fui dos melhores alunos do professor Oswaldo. Mas as aulas duplas das segundas-feiras pela manhã me voltaram à memória depois do desempenho da bolsa brasileira neste terceiro trimestre.

Em março, quando o Ibovespa amargou uma queda de mais de 30% e bateu nos 73 mil pontos, a maioria dos investidores provavelmente ficaria mais do que satisfeita se o mercado pelo menos estancasse a sangria.

Mas depois da rápida recuperação que levou o índice para os 95 mil pontos em junho, é difícil esconder o sentimento de frustração com o resultado dos três meses seguintes.

A bolsa registrou uma queda de 0,48% no acumulado de julho a setembro e encerrou o trimestre na marca dos 94.603 pontos.

Desse ponto de vista, nem parece um resultado tão ruim. Afinal, essa tal de renda variável insiste em variar, e infelizmente não só para cima. A queda também pode ser um ponto de entrada interessante para quem espera uma recuperação na reta final do ano.

Já para o investidor que estava no embalo do trimestre anterior, a referência acaba pesando contra. Até porque, no seu melhor momento depois da tempestade de março, o Ibovespa alcançou o patamar de 105 mil pontos e dava sinais de que podia ir mais longe.

Confira com o Ricardo Gozzi um panorama do último dia de mais um trimestre que valeu por um ano inteiro (ou mais) na bolsa.

EMPRESAS
• Compre CSN. A recomendação do Credit Suisse embalou as ações da siderúrgica, que dispararam quase 8%. Para os analistas, a empresa deve se beneficiar da perspectiva positiva para o minério de ferro e para o aço. Veja qual o potencial de alta dos papéis.

• Outro destaque positivo do pregão, a Raia Drogasil apresentou um plano de expansão que envolve a criação de um marketplace, mudanças nas lojas físicas e o lançamento de um aplicativo para celular. Os analistas se animaram com a proposta.

• Apesar do momento mais difícil da bolsa, os IPOs continuam na B3. Hoje foi a vez da estreia das ações do birô de crédito Boa Vista. Depois de captar R$ 2,17 bilhões na oferta, a empresa estreou com o pé direito, com uma alta de mais de 15%.

• Também foi dia do primeiro leilão do saneamento básico na B3 após a aprovação do marco legal do setor no Congresso. A BRK Ambiental venceu o certame para administrar serviços na região metropolitana de Maceió. Confira os valores.

ECONOMIA
• O câmbio no Brasil é flutuante, mas é consenso no mercado que ele tem flutuado até demais. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, abordou o tema e notou que a volatilidade foi acompanhada do aumento da negociação de minicontratos de dólar.

• O Brasil teve em agosto o melhor mês para criação de empregos em nove anos. Segundo o Caged, foram abertos 249.388 postos com carteira assinada no último mês. Mas, no acumulado do ano, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto do coronavírus.

• Onde está Paulo Guedes? O ministro enfim se manifestou depois da polêmica envolvendo o financiamento o Renda Cidadã. Ele falou sobre o uso dos precatórios para bancar o programa social. Saiba o que disse o ministro.

•  Precatório para lá, precatório para cá. A expressão passou a estampar os jornais depois que foi revelada a proposta de financiamento do programa Renda Cidadã. Mas você sabe o que de fato é isso? A Jasmine Olga explica para você.

OPINIÃO
•  Bolsonaro quer sugestões, não críticas, após o anúncio do programa social do governo e a reação do mercado. Foi o que o Felipe Miranda fez. Na coluna de hoje, ele traz algumas ideias para o presidente ajudar a financiar o programa social. Vale a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Fim de uma era?

Grupo Globo anuncia o fim da revista Época; publicação passará a circular como encarte de jornal

O site da publicação também será integrado ao do jornal em uma decisão que busca enfrentar a transição do conteúdo físico para o online

Explica direito isso aí...

Procon-SP cobra explicações de Gol, Azul, Latam e mais 7 aéreas sobre cancelamentos, remarcações e reembolsos na pandemia

As empresas têm até o dia 10 de maio para responderem questionamentos sobre sua política de comercialização de passagens no período

Melhorias no ar

Azul divulga projeções e aposta em recuperação total no início de 2022

A companhia aérea foi a única das Américas a aumentar seu caixa em 2020 e aposta em um Ebitda de cerca de R$ 4 bilhões no próximo ano

Podcast Tela Azul

CASH3: Conheça a Méliuz, sua estratégia de cashback e saiba por que esta ação tech está bombando

Em entrevista para o Podcast Tela Azul da Empiricus, Lucas Marques, COO da Méliuz, conta sobre a onda da estratégia de cashback e como ela funciona. É falado também do atual foco da companhia em Growth, e dos planos futuros. Entenda o que é o “jabutiCAC”, jargão que surgiu nesta edição.

Desceu redondo

Na Ambev, a venda de cerveja garantiu o happy hour no primeiro trimestre

A Ambev reportou forte crescimento na receita líquida e no lucro no primeiro trimestre, impulsionada pelas vendas de cerveja no Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies