Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2020-11-23T19:39:29-03:00
seu dinheiro na sua noite

A vingança das sardinhas

23 de novembro de 2020
19:38 - atualizado às 19:39
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você.

No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como também são conhecidos.

Nos momentos de euforia do mercado, as pessoas físicas costumam ser as últimas a chegar. E quando a chega a crise são as primeiras a sair.

Ou seja, os tubarões vendem suas ações para as sardinhas quando o preço está alto e depois compram de volta mais barato.

Mas quem esperava a repetição do roteiro na crise do coronavírus deu com os burros n’água — para manter a analogia. Desta vez as pessoas físicas não só ficaram na bolsa como aproveitaram a queda para comprar as ações dos tubarões.

O sangue frio das sardinhas foi recompensado. Até de forma surpreendente, o Ibovespa recuperou boa parte das perdas no ano e voltou aos patamares de fevereiro.

O bom desempenho ajudou a bolsa a continuar atraindo novos investidores apesar da crise. Em outubro, o número de pessoas físicas na B3 passou de 3,1 milhões.

É claro que a bolsa quer se aproveitar dessa onda. O presidente da B3 falou hoje sobre o comportamento dos investidores e anunciou novos produtos para atrair mais pessoas físicas ao mercado, como mostra o Ivan Ryngelblum.

MERCADOS

 Quem é que sobe? Todo mundo. O Ibovespa teve mais um dia positivo impulsionado por notícias no campo das vacinas contra o coronavírus. Mas o dólar e os juros futuros também avançaram, como você confere na nossa cobertura de mercados.

 "Galvão? Fala, Tino. Vai mudar!". O BB Investimentos realizou quatro substituições na sua seleção de carteira de dividendos proativa após os resultados do terceiro trimestre. Confira as ações escaladas nesta matéria.

 Um estudo da CVM recomendou o fim da exclusividade do agente autônomo de investimentos (AAI) com uma corretoras. A mudança nas regras prometida pela xerife do mercado de capitais deve mexer diretamente com a XP. Saiba por quê.

ECONOMIA

 Antes tarde do que mais tarde. O ministro Paulo Guedes defendeu hoje a privatização dos Correios antes que ocorra o que ele vê como uma possibilidade de deterioração dos ativos da estatal. Ele também falou nos potenciais interessados na estatal.

As projeções do mercado financeiro para o IPCA em 2020 subiram pela 15ª semana consecutiva, de acordo com o boletim Focus do Banco Central. A boa notícia é que a expectativa para o PIB também melhorou.

EMPRESAS

 O mercado enfim reagiu. Após o assassinato de João Alberto de Freitas, um homem negro de 40 anos que foi espancado por seguranças do Carrefour, as ações da empresa lideraram as quedas do Ibovespa nesta segunda-feira. ​​​​​​​

 As ações da Suzano são um dos destaques do ano entre as empresas do Ibovespa, mas ainda estão baratas, segundo os analistas do BTG Pactual. Confira o preço-alvo para os papéis e o que eles acharam da venda de ativos fechada pela empresa.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Petrobras privatizada vira possibilidade, Itaú revisa projeções para o Brasil e outros destaques

A proximidade do ano eleitoral não aprofunda apenas as discussões sobre o aumento de gastos do governo com medidas assistencialistas, como o Auxílio Brasil e o auxílio aos caminhoneiros, confirmados na semana passada após uma manobra no teto de gastos. Com outubro engatando a reta final, restam poucas folhas no calendário de 2021 e oportunidades […]

privatização no radar

Petrobras (PETR4) pede que governo explique estudo para venda de ações; papéis dispararam mais de 6% com rumores sobre privatização

Mais cedo, Bolsonaro reafirmou que a privatização “entrou no radar” do governo, mas destacou que o processo é uma “complicação enorme” e não deve sair tão cedo

FECHAMENTO DO DIA

Petrobras na mira da privatização ajuda Ibovespa a recuperar parte das perdas recentes e bolsa sobe 2%; dólar cai a R$ 5,56

Os investidores começam a semana ainda digerindo a confirmação do rompimento do teto de gastos, mas como a situação deixou de ser especulativa, abriu espaço para uma recuperação puxada pela Petrobras

FINANCIAL PAPERS

Polêmica com vazamentos não afeta balanço do Facebook (FBOK34) e ações avançam em NY

Mais cedo, o noticiário sobre a empresa era dominado por notícias menos favoráveis com a divulgação dos “The Facebook Papers”

Vídeo

All time high do Bitcoin: como fica o mercado de criptos com a principal moeda em alta?

Analista de criptomercado comenta sobre a situação atual desse cenário

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies