Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-11-23T19:39:29-03:00
seu dinheiro na sua noite

A vingança das sardinhas

23 de novembro de 2020
19:38 - atualizado às 19:39
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você.

No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como também são conhecidos.

Nos momentos de euforia do mercado, as pessoas físicas costumam ser as últimas a chegar. E quando a chega a crise são as primeiras a sair.

Ou seja, os tubarões vendem suas ações para as sardinhas quando o preço está alto e depois compram de volta mais barato.

Mas quem esperava a repetição do roteiro na crise do coronavírus deu com os burros n’água — para manter a analogia. Desta vez as pessoas físicas não só ficaram na bolsa como aproveitaram a queda para comprar as ações dos tubarões.

O sangue frio das sardinhas foi recompensado. Até de forma surpreendente, o Ibovespa recuperou boa parte das perdas no ano e voltou aos patamares de fevereiro.

O bom desempenho ajudou a bolsa a continuar atraindo novos investidores apesar da crise. Em outubro, o número de pessoas físicas na B3 passou de 3,1 milhões.

É claro que a bolsa quer se aproveitar dessa onda. O presidente da B3 falou hoje sobre o comportamento dos investidores e anunciou novos produtos para atrair mais pessoas físicas ao mercado, como mostra o Ivan Ryngelblum.

MERCADOS

 Quem é que sobe? Todo mundo. O Ibovespa teve mais um dia positivo impulsionado por notícias no campo das vacinas contra o coronavírus. Mas o dólar e os juros futuros também avançaram, como você confere na nossa cobertura de mercados.

 "Galvão? Fala, Tino. Vai mudar!". O BB Investimentos realizou quatro substituições na sua seleção de carteira de dividendos proativa após os resultados do terceiro trimestre. Confira as ações escaladas nesta matéria.

 Um estudo da CVM recomendou o fim da exclusividade do agente autônomo de investimentos (AAI) com uma corretoras. A mudança nas regras prometida pela xerife do mercado de capitais deve mexer diretamente com a XP. Saiba por quê.

ECONOMIA

 Antes tarde do que mais tarde. O ministro Paulo Guedes defendeu hoje a privatização dos Correios antes que ocorra o que ele vê como uma possibilidade de deterioração dos ativos da estatal. Ele também falou nos potenciais interessados na estatal.

As projeções do mercado financeiro para o IPCA em 2020 subiram pela 15ª semana consecutiva, de acordo com o boletim Focus do Banco Central. A boa notícia é que a expectativa para o PIB também melhorou.

EMPRESAS

 O mercado enfim reagiu. Após o assassinato de João Alberto de Freitas, um homem negro de 40 anos que foi espancado por seguranças do Carrefour, as ações da empresa lideraram as quedas do Ibovespa nesta segunda-feira. ​​​​​​​

 As ações da Suzano são um dos destaques do ano entre as empresas do Ibovespa, mas ainda estão baratas, segundo os analistas do BTG Pactual. Confira o preço-alvo para os papéis e o que eles acharam da venda de ativos fechada pela empresa.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Recuperação

Brincadeira de gente grande: Goldman Sachs e Bank Of America divulgam resultados do 4T20

Grandes empresas, como o Goldman Sachs e o Bank Of America, anunciaram os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e eles são bastante animadores.

Prévia operacional

Cyrela tem crescimento de vendas e lançamentos em 2020, e analistas gostam dos números

Lançamentos totalizaram R$ 2,873 bilhões, enquanto vendas líquidas somaram R$ 1,860 bilhão

EM ALTA

Com petróleo em alta, Credit Suisse reitera recomendação de compra da Petrobras

Banco eleva preço-alvo de ADRs após revisar para cima projeção para Ebitda da indústria do petróleo em 2021 e 2022

Exile on Wall Street

Private equity para pessoas físicas

Há uma frase de que gosto muito no livro “Princípios do Estrategista”: as ideias do Taleb são tão boas que se dessem dinheiro seria sacanagem.

Panorama das fintechs

Goldman Sachs recomenda compra de ação da Stone, XP e PagSeguro e venda de Banco Inter

Embora o Inter seja o grande destaque de crescimento de clientes, os analistas do banco norte-americano apontam a ação da da Stone como a favorita entre as fintechs

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies