Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-10-27T20:18:11-03:00
seu dinheiro na sua noite

A peleja da bolsa com a crise fiscal

27 de outubro de 2020
19:30 - atualizado às 20:18
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Com tanto dinheiro girando no mundo, quem tem pede muito quem não tem pede mais. Os versos de Zé Ramalho não poderiam resumir melhor a encruzilhada na qual vive o mundo econômico em meio à crise do coronavírus.

Quem tem pede muito. Nos Estados Unidos, a falta de um acordo para a aprovação de um novo pacote trilionário de estímulos aumenta a tensão nos mercados às vésperas das eleições na maior economia do mundo.

Quem não tem pede mais. Por aqui, é a indefinição sobre como o governo vai lidar com a situação fiscal depois da crise que pesa na bolsa e nos demais ativos financeiros.

Ainda não sabemos como o governo pretende financiar o programa social que deve substituir o bolsa família, muito menos como e se ele será compatível com o cumprimento do teto de gastos.

Na peleja da bolsa com a crise fiscal, qualquer sinal de fumaça é o suficiente para levar a uma nova onda de aversão a risco. Foi o que aconteceu hoje, depois que Rodrigo Maia voltou a cobrar publicamente o governo sobre o andamento das reformas.

Em dias assim, os investidores correm para o dólar e deixam a bolsa. A moeda norte-americana subiu forte e o Ibovespa voltou a ficar abaixo dos 100 mil pontos.

Os juros futuros negociados na B3 também subiram, o que coloca mais pilha no Banco Central na decisão de amanhã sobre a Selic. O Felipe Saturnino acompanhou o pregão de perto e traz todos os detalhes sobre o que mexeu com os mercados.

MERCADOS

 O lucro do Santander no terceiro trimestre superou de longe as expectativas do mercado, que já eram otimistas. Mesmo assim, as ações do bancão fecharam em queda de quase 5%. O que aconteceu? Eu conto para você nesta matéria.

 Os analistas da BB Investimentos rasgaram elogios à Unidas após os resultados positivos da locadora de veículos no trimestre. Eles também decidiram aumentar o preço-alvo para as ações da companhia após os resultados.

 A Havan desistiu oficialmente de abrir o capital na bolsa. A rede varejista de Luciano Hang entrou na fila dos IPOs na B3 em agosto, mas foi avaliada por um valor mais baixo do que o pretendido pelo empresário.

ECONOMIA

 O Brasil recuperou a credibilidade internacional, na visão do presidente Jair Bolsonaro. Ao lado do ministro Paulo Guedes, o chefe do executivo falou sobre as ações do governo na crise e também sobre a alta do preço da soja.

 Em um campeonato fiscal, o Brasil estaria na zona de rebaixamento entre as economias emergentes. Pelo menos essa é a avaliação do FMI sobre as contas públicas do país. Confira nesta matéria.

EMPRESAS 

 Operadoras, laboratórios e farmácias. Você pode encontrar ações de empresas dos três segmentos na B3. Mas qual deles vai apresentar os melhores resultados no terceiro trimestre? Saiba quais são as apostas dos analistas do Bradesco BBI.

 Vai ter que chamar o Casos de Família? Após ser ameaçada de processo pela Ser Educacional, a Laureate manteve a escolha pela oferta da  Ânima Educação por seus ativos no Brasil. Veja os detalhes do episódio de hoje

 O Cade aprovou, sem restrições, a compra da Easynvest pelo Nubank nesta terça. Dessa maneira, o Nubank passará a deter 100% do capital social da corretora. Saiba mais sobre o negócio.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Mercadores da noite

Bolsa, dólar e juros subindo: qual dos três está mentindo?

Quando a Bolsa, o dólar e as taxas de juros estão subindo ao mesmo tempo, um dos três está mentindo – qual deles será e o que fazer?

Infraestrutura

Novo marco legal para ferrovias vai a votação no Senado na próxima semana

Legislação promete organizar regras do setor e permitir novos formatos para a atração de investimentos privados

Telecomunicações

Operadoras cobram transparência do governo na definição da tecnologia 5G

Teles se dizem preocupadas com as “incertezas” relativas ao processo, depois de governo sinalizar banimento da chinesa Huawei

Recorde

Estrangeiros põem R$ 30 bilhões na bolsa brasileira em novembro

Trata-se de recorde de entrada de recursos estrangeiros em um mês, impulsionado pela migração de recursos para bolsas emergentes; movimento por aqui, porém, pode ser passageiro

Uber dos ônibus

Justiça proíbe apreensão de ônibus solicitados por aplicativo

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vinham interrompendo viagens de ônibus organizadas por meio de apps como o Buser

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies