Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2020-10-20T19:49:07-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

A bolsa voltou aos 100 mil pontos. Agora pra ficar?

20 de outubro de 2020
19:49
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A trilha sonora do mercado nesta terça-feira podia ser O Portão, o clássico de Roberto Carlos do refrão “Eu voltei, agora pra ficar. Porque aqui, aqui é o meu lugar…”

O Ibovespa retomou o patamar dos 100 mil pontos depois de pouco mais de um mês. Difícil é dizer se a volta será definitiva. Em outubro, o índice acumula alta de impressionantes 6,28%.

Quando observamos a trajetória, a bolsa dá sinais de que tem espaço para alçar novos voos diante de um cenário externo favorável e a perspectiva de que os juros permanecerão baixos por muito tempo.

O problema é que, pelo menos aqui no Brasil, a manutenção dos juros baixos vai depender do que faremos das contas públicas. Ainda não sabemos, por exemplo, como o governo vai financiar o Renda Cidadã sem derrubar o teto de gastos.

A rápida valorização do Ibovespa em relação à minima de 93.580 pontos alcançada no dia 29 de setembro foi calcada no discurso mais sintonizado dos políticos em defesa do equilíbrio fiscal.

Isso significa que o mercado deu (mais um) voto de confiança em Paulo Guedes. Mas a incerteza deve permanecer enquanto não houver uma definição sobre o programa que vai substituir o Bolsa Família.

Se os investidores perceberem que “tudo estava igual como era antes, quase nada se modificou”, a volta do Ibovespa dificilmente será para ficar. Saiba com o Felipe Saturnino os detalhes do pregão que recolocou o principal índice da B3 no patamar dos 100 mil pontos.

MERCADOS

 Não foi só o Ibovespa que rompeu níveis importantes hoje. Depois de dois meses longe das máximas do ano, o bitcoin retomou o fôlego e voltou a ficar acima dos US$ 12 mil. Saiba o que está por trás da nova onda de otimismo com a criptomoeda.

 Depois de comprar as operações do Walmart no Brasil, o fundo norte-americano Advent adotou a marca Big e agora quer levar a rede de supermercados para a bolsa, com a promessa de tornar a empresa ainda maior. Veja os detalhes sobre o IPO.

EMPRESAS

 Os analistas do BTG Pactual se reuniram (virtualmente) com os principais executivos da Direcional Engenharia. E saíram animados do encontro. Veja a recomendação e o que eles esperam para as ações da incorporadora.

 Depois de ficarem com os postos às moscas no auge da pandemia do coronavírus, as distribuidoras de combustíveis devem voltar a ter resultados melhores no terceiro trimestre. Saiba o que os analistas do Credit Suisse esperam dos balanços.

 Na esteira da sanção do novo marco regulatório do setor de saneamento, a Aegea venceu o leilão para operar o serviço de esgotamento dos municípios de Cariacica e Viana, na Grande Vitória (ES). Confira os detalhes do negócio.

ECONOMIA

 Paulo Guedes mais uma vez reforçou o compromisso do governo com a agenda liberal. Além de acalmar o mercado, o ministro falou sobre reformas, privatizações e fez projeções para o desempenho da economia neste ano.

 Mais um dado mostra que o dragão da inflação está à espreita. O IGP-M, índice utilizado no reajuste de contratos de aluguel, avançou 20,56% em um ano, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

COLUNISTAS

 Entre tantos fundamentos a se analisar na hora de investir em uma ação, qual o principal deles? O Felipe Miranda conta o que você não pode deixar de procurar numa companhia (e o porquê) na coluna de hoje.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Super Quarta

Saiba como ganhar dinheiro apostando na taxa básica de juros (Selic)

Entenda como apostar na alta e na queda da taxa Selic

RadioCash

Para Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, crescimento do PIB em 2022 será praticamente zero

Em entrevista ao podcast RadioCash, o economista deu sua opinião sobre a atual política monetária do BC, a situação do câmbio e afirmou que o cenário está difícil para reformas

MERCADOS HOJE

Ibovespa e bolsas globais colocam problemas com Evergrande de lado e buscam recuperação após tombo da véspera; dólar recua

A incerteza em torno dos problemas financeiros da gigante chinesa Evergrande persistem, mas as bolsas globais buscam recuperação após as perdas da véspera. Ibovespa monitora discurso de Bolsonaro na ONU

cautela nas alturas

O que mexe com o bitcoin (BTC) hoje: cautela antes da fala de presidente da CVM americana e Evergrande pressionam mercado de criptomoedas

Além disso, a cautela pré-Fed também deve limitar os ganhos. Enquanto isso, El Salvador segue comprando BTC e já acumula US$ 30 bi em criptomoedas

Mais do mesmo

Bolsonaro faz discurso politicamente moderado na ONU, mas alfineta governadores e prefeitos e defende ‘tratamento precoce’

Presidente atribuiu inflação acelerada a medidas de isolamento social adotadas na tentativa de deter o avanço do coronavírus

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies