🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

O mercado financeiro pode agir como vulcões

Como vulcões imprevisíveis, os mercados são instáveis por natureza, podendo a qualquer momento explodir. A seguir, Felipe Paletta demonstra como é importante sempre estar em movimento com seus investimentos. Como propagou brilhantemente Malcolm X, “o futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele”.

8 de junho de 2020
11:45
qual-e-a-temperatura-media-da-lava-dos-vulcoes-1200×900

Redescoberta entre os séculos 17 e 18, as cidades italianas de Pompéia e Herculano passaram quase 1.700 anos soterradas por uma das mais agressivas erupções vulcânicas já registradas, a do Vesúvio, no ano 79 d.C.

Andar por estas cidades, a 20 km do porto napolitano, é como ler visualmente um livro de história sem as narrativas e paixões inerente ao homem.

Nas ruas, ainda é possível visualizar as marcas das carroças sob as pedras, assim como os pedaços elevados de rocha que eram usados como faixa de pedestre – sim, as faixas listradas como conhecemos hoje remontam a esse período.

Fonte: Arquivo Pessoal

É realmente impressionante.

Mas não há nada mais marcante, para mim, do que os vestígios de cachorros, crianças e adultos petrificados:

Fonte: Arquivo Pessoal

O entendimento dos especialistas é de que a erupção do Vesúvio não projetou lava sob as cidades litorâneas, mas sim, fumaça, areia, pedras e um calor superior a 250 ºC, matando instantaneamente mais de 10% da população, que não conseguiu escapar a tempo.

O soterramento e posterior decomposição dos corpos permitiu que os arqueólogos injetassem gesso nas cavidades escavadas e trouxessem à vida, como você viu, o último suspiro dessas pessoas.

Mas a erupção do Vesúvio não aconteceu de repente.

No ano de 62 d.C., ambas as cidades foram assoladas por um forte abalo sísmico e ainda se reconstruíam quando o pesadelo de 79 veio à tona.

Lembrar dessa história me faz pensar, instintivamente, na pandemia que todos nós estamos enfrentando e nas marcas que ela deixará.

Está cada vez mais claro que o Corona veio para catalisar uma série de processos que já estavam em curso.

Os shoppings centers, por exemplo, já vinham passando por grandes transformações, com a prestação de serviços (restaurantes, cabeleireiros, cinemas, espaço de diversão etc.) ganhando cada vez mais representatividade no faturamento.

As grandes varejistas, como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Via Varejo (dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio) já vinham digitalizando seus negócios e transformando as megastores em grandes hubs de distribuição local.Com relação a este último exemplo, em uma live (veja só, a novidade) da renomada Verde Asset, na semana passada, o CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, destacou que a empresa está crescendo 50 semanas em 5, desde que a pandemia começou. 

O varejo online no Brasil que representava algo como 5% do consumo nacional, pulará rapidamente para 10%, em sua opinião.

Os hábitos mudam e quem fica parado assume mais risco pelo mesmo nível de retorno potencial.

Assim como o abalo de 62 d.C. prenunciava o inevitável, os alertas estão aí há muito tempo.

Criada em 1997, oferecendo serviço de entrega de DVD pelos correios, o Netflix entendeu os sinais no começo do século e avançou sobre o streaming enquanto Blockbuster e outras tantas acabaram soterradas pelos avanços tecnológicos.

Na Bolsa, a mesma regra é válida.

Quem for teimoso e insistir nos mesmos ativos financeiros que foram vitoriosos no passado, corre o risco de ser “surpreendido” como foram as pessoas que resistiram ao êxodo de Pompéia e Herculano.

Minha sugestão? Invista em companhias que já estavam olhando para o futuro que agora nos parece mais óbvio e nas empresas que estarão em seu entorno.

Se o varejo online crescer mesmo nessa proporção, já imaginou o tamanho da importância que ganharão os fundos imobiliários de galpões logísticos? 

Pois é, isso já tem refletido nas cotas desses fundos, mas para quem está disposto a investir por 2, 3 ou mais anos, ainda vejo ótimas oportunidades. Meus favoritos na série Fundos Expert são: LVBI11 (VBI Logístico) e XPLG11 (XP Log).

É, se depois de 2 mil anos ainda consigamos ver as marcas de uma sociedade em meio ao caos, a tecnologia dos dias de hoje talvez permita que daqui a milênios pessoas vejam fotos de VHS, lojas de departamento e muitas outras coisas que nem sonhamos que irão desaparecer.

Como deixou registrado o filósofo Romano, Plínio (o Velho), antes de morrer soterrado pelo vulcão:

“O homem é o único animal que não aprende nada sem ser ensinado: não sabe falar, nem caminhar, nem comer, enfim, não sabe fazer nada no estado natural, a não ser chorar.”

A vida é dinâmica, caro(a) leitor(a). Experimente ficar parado(a)...

Gostou deste texto? Tem algum assunto relacionado ao mundos dos investimentos que te interessa? Então me escreva no e-mail ideias@inversa.com.br

Um abraço e até a próxima!

Compartilhe

Ideias do Paletta

Como relações não lineares explicam o mundo

24 de agosto de 2020 - 11:38

O mundo como conhecemos é muito mais interligado do que você pode imaginar e é repleto de conexões improváveis

ideias do paletta

BDR: Suas opções na Bolsa dobraram

12 de agosto de 2020 - 12:37

A partir do mês que vem, investidores pessoa física passarão a contar com mais de 550 opções de investimento em ações de emissão estrangeira.

ideias do paletta

O rugido do leão: Aaai, meus dividendos…

10 de agosto de 2020 - 15:24

Possível taxação sobre proventos possui pontos positivos e negativos: veja agora como ela te impacta

Ideias do Paletta

Reducionismo: a arte de tornar as coisas mais simples do que realmente são…

27 de julho de 2020 - 11:53

Como investidor, posso te dizer que esse reducionismo acontece o tempo todo e explica muito dos erros que cometemos.

Ideias do Paletta

Ocupe-se de si mesmo: como gerir seu patrimônio da melhor forma

13 de julho de 2020 - 13:24

Algo só traz segurança de verdade se permitir a você ausência completa das preocupações para lidar mais com os próprios anseios e problemas.

Ideias do Paletta

Seis riscos que vão te perseguir o resto do ano

6 de julho de 2020 - 11:59

Por melhor que você seja em modelagem financeira, e por maior que seja o seu controle emocional, é impossível conter os equívocos. Eles vão acontecer.

Ideias do Paletta

Ao contrarian: a unanimidade é tola?

29 de junho de 2020 - 11:47

Estar “fora do radar” significa olhar por um prisma diferente, ser “crica”, ir além da opinião da maioria.

Ideias do Paletta

Bolsa é poupança popular: o mercado está se tornando acessível

22 de junho de 2020 - 11:11

Os mercados costumam se sofisticar muito mais rápido do que a capacidade de compreensão das pessoas, isso é normal. Esse GAP, no entanto, é que explica o estágio de maturidade de cada mercado.

Ideias do Paletta

Como situações da vida se assemelham ao comportamento dos mercados e dos investidores

15 de junho de 2020 - 12:47

Entre evoluções e involuções, de uma fase à outra, parece-me que tanto as fases de pânico como a de fuga para liquidez ajudam a compreender muito das oportunidades que ainda existem no mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies