🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Como situações da vida se assemelham ao comportamento dos mercados e dos investidores

Entre evoluções e involuções, de uma fase à outra, parece-me que tanto as fases de pânico como a de fuga para liquidez ajudam a compreender muito das oportunidades que ainda existem no mercado

15 de junho de 2020
12:47
Pessoas caminham na Avenida Paulista
Pessoas caminham na Avenida Paulista - Imagem: Shutterstock

“A maioria das pessoas no mercado está olhando para os resultados corporativos e métricas convencionais. [Mas] É a liquidez que move os mercados” - Stanley Druckenmiller

Final de campeonato.

Após uma partida muito ruim fora, seu time do coração leva para casa uma derrota magra, 1 a 0.

“Perfeitamente reversível”, você logo pensa.

Chega o dia do jogo e para não perder nenhum minuto você chega 2 horas antes no estádio. Procura com calma a cadeira sinalizada no ingresso, enquanto vê lentamente a massa preencher os espaços vagos.

Começa a partida.

Primeiro tempo... nada.

Metade do segundo... nada.

Você olha para o telão do estádio e o coração começa a bater mais rápido. 0 a 0.

Liga a tela do celular para ver o horário, são 23:40. Coração bate ainda mais rápido.

Torna a olhar para o campo e vê de rabo de olho quando o assistente de lado de campo ergue a placa de acréscimo: 7 minutos.

“Não vai dar tempo”, pensa.

Estático, você percebe comportamentos claramente ambivalentes.

Enquanto os pessimistas começam a subir as arquibancadas para pegar o metrô aberto, os otimistas pulam e vibram mais do que nunca, extravasando todo sentimento de pertencimento.

Nesta fração de segundo é como se você acreditasse sem acreditar. Como se estivesse comprado até os tubos em Bolsa, achando que o mercado ia cair.

De repente, acontece. Juiz coloca o apito na boca, o silêncio toma conta do estádio e, ainda sem entender a situação, você volta a realidade quando o cara do lado toca no seu ombro pedindo passagem.

Liga a tela do celular novamente e percebe: 10 minutos para o metrô fechar. Olha para o lado e vê pelo menos 40 mil pessoas tentando sair ao mesmo tempo.

Agora, só lhe resta esperar.

Bom, talvez essa seja exatamente a história que muitos investidores terão de contar sobre 2020.

Assim como em 2008, a crise de 2020 não foi uma morte súbita, não aconteceu do nada. Antes dos mercados caírem vimos a evolução da crise na China, sinalizações de altos prêmios em Bolsa, enfim.

Tivemos tempo de refletir sobre os riscos. Aqueles 7 minutos, lembra?

Era o tempo suficiente.

Falando assim até parece fácil, mas claro que aqui tenho o benefício da análise histórica para concluir que deveríamos ter subido as arquibancadas junto aos pessimistas.

Mas e se aquela bola tivesse entrado? Pois é...

Acho intrigante quando Stan Druckenmiller coloca em perspectiva essa questão de fluxo e fundamento.

“É a liquidez que move o mercado”.

Note que esta é uma afirmação válida apenas para comportamentos de curto prazo, caso contrário Telebrás ainda seria uma das maiores exposições da Bolsa brasileira.

Falando assim, de forma tão objetiva, dá a entender que os fundamentos de uma empresa ou fundo imobiliário (digo, sua capacidade de geração de caixa, qualidade dos ativos, margens e competitividade) não possuem relevância em sua precificação.

Bom, sabemos que isso não é verdade.

Por outro lado, essa afirmação nos ajuda a entender que a preferência por liquidez no curto prazo, especialmente em momentos de estresse, faz com que o mercado deixe de lado os fundamentos e gere distorções claras entre preço e valor.

E se engana quem pensa que esses movimentos grandes de irracionalidade não se corrigem em um espaço também curto.

As 5 fases do mercado em qualquer crise

Vamos tomar a crise do novo coronavírus como exemplo.

Primeiro, tivemos a Fase de Pânico. Depois, entendo que seguimos da seguinte forma:

  • Fuga para liquidez: se o gringo é quem faz volume aqui, quando voltar quero estar junto com ele em Petrobras, Vale, Itaú, enfim, em blue chips;
  • Fixações temáticas: bora para os setores que devem se dar bem com a crise do coronavírus;
  • Acesso a arbitragens de valor: diante das últimas fases, o que ficou para trás? Uma administradora de shoppings deveria cair tanto quanto uma de aviação?
  • Relativa eficiência: nesta última fase, os fundamentos já voltam à pauta, a volatilidade arrefece e as grandes distorções são corrigidas.

Entre evoluções e involuções, de uma fase à outra, parece-me que tanto as fases de pânico como a de fuga para liquidez ajudam a compreender muito das oportunidades que ainda existem no mercado.

Na crônica que abre a edição, o pânico está para o apito do juiz, assim como a fuga para liquidez está para a muvuca ao sair do estádio.

E onde estamos agora?

Diria que ainda estamos na fase de acesso a arbitragens, já que ainda é possível encontrar várias distorções em termos de precificação, especialmente entre as blue chips e as demais empresas listadas.

Quer um exemplo, olhe só esse gráfico:

Agora olhe esse aqui:

Veja que, do começo da crise até a recuperação parcial recente, o Ibovespa tem superado o desempenho do índice de boas pagadoras de dividendos, o IDIV.

Uma amostra da preferência de curto prazo dos investidores por liquidez e por empresas de maior valor de mercado.

No entanto, se olharmos em qualquer janela mais ampla de tempo é possível notar que o IDIV performou bem melhor do que o Ibovespa. Desde a sua criação, o retorno é quase duas vezes maior.

Não tenho dúvidas de que alguns setores já exibem nas cotações um otimismo destacado. O seu foco, no entanto, tem de estar nas discrepâncias que continuam aí.

Foque nos grandes movimentos, de meses e anos e não em pequenas tacadas de dias ou semanas.

Uma boa opção para surfar essa distorção que citei é comprando o ETF DIVO11, que persegue a rentabilidade do índice de dividendos.

Ou, se quiser embarcar comigo, posso te mostrar algumas companhias que acredito que trarão ainda mais retorno aos acionistas nos próximos anos.

Não é sobre aqueles 7 minutos, é sobre o que vem depois.

Aproveito para indicar aqui sua cópia física do livro "30 Lições de Mercado", você não vai querer perder essa oportunidade de ter a obra definitiva do Ivan Sant'Anna na sua estante ou cabeceira.

Compartilhe

Ideias do Paletta

Como relações não lineares explicam o mundo

24 de agosto de 2020 - 11:38

O mundo como conhecemos é muito mais interligado do que você pode imaginar e é repleto de conexões improváveis

ideias do paletta

BDR: Suas opções na Bolsa dobraram

12 de agosto de 2020 - 12:37

A partir do mês que vem, investidores pessoa física passarão a contar com mais de 550 opções de investimento em ações de emissão estrangeira.

ideias do paletta

O rugido do leão: Aaai, meus dividendos…

10 de agosto de 2020 - 15:24

Possível taxação sobre proventos possui pontos positivos e negativos: veja agora como ela te impacta

Ideias do Paletta

Reducionismo: a arte de tornar as coisas mais simples do que realmente são…

27 de julho de 2020 - 11:53

Como investidor, posso te dizer que esse reducionismo acontece o tempo todo e explica muito dos erros que cometemos.

Ideias do Paletta

Ocupe-se de si mesmo: como gerir seu patrimônio da melhor forma

13 de julho de 2020 - 13:24

Algo só traz segurança de verdade se permitir a você ausência completa das preocupações para lidar mais com os próprios anseios e problemas.

Ideias do Paletta

Seis riscos que vão te perseguir o resto do ano

6 de julho de 2020 - 11:59

Por melhor que você seja em modelagem financeira, e por maior que seja o seu controle emocional, é impossível conter os equívocos. Eles vão acontecer.

Ideias do Paletta

Ao contrarian: a unanimidade é tola?

29 de junho de 2020 - 11:47

Estar “fora do radar” significa olhar por um prisma diferente, ser “crica”, ir além da opinião da maioria.

Ideias do Paletta

Bolsa é poupança popular: o mercado está se tornando acessível

22 de junho de 2020 - 11:11

Os mercados costumam se sofisticar muito mais rápido do que a capacidade de compreensão das pessoas, isso é normal. Esse GAP, no entanto, é que explica o estágio de maturidade de cada mercado.

IDEIAS DO PALETTA

O mercado financeiro pode agir como vulcões

8 de junho de 2020 - 11:45

Como vulcões imprevisíveis, os mercados são instáveis por natureza, podendo a qualquer momento explodir. A seguir, Felipe Paletta demonstra como é importante sempre estar em movimento com seus investimentos. Como propagou brilhantemente Malcolm X, “o futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele”.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar