🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Renda fixa, poupança e Tesouro Selic: o que eu faço?

Vamos aos poucos mergulhando no universo dos investimentos, e você decidindo qual é o melhor tipo para o momento apropriado da sua vida.

21 de julho de 2020
11:15
contas imposto de renda
Imagem: Shutterstock

Hoje quero conversar com você sobre renda fixa. Você deve estar se perguntando: “renda fixa, com a Selic a 2,25% ao ano? Ficou louca?”.

Verdade: a taxa de juro no Brasil está historicamente no nível mais baixo. Por causa da mínima, muitos falam que os investidores devem tomar risco.

Antigamente, bastava deixar seu dinheiro parado na renda fixa com liquidez diária para ganhar rios e mais rios de dinheiro.

Quem aplicou dinheiro no final dos anos 1990 em renda fixa, com a Selic chegando a alcançar 45% ao ano, com certeza aproveitou bastante.

Depois, na década conseguinte, a taxa caiu bastante, porém mantendo-se em dois dígitos até o fim de 2009.

Imagine: se você tivesse aplicado no fundo DI, o básico do básico, teria registrado ganhos de 1% a 1,5% ao mês, durante décadas!

Eram ganhos altíssimos se comparados com os rendimentos de hoje: por exemplo, em junho, a Selic foi de 0,21% ao mês.

Mas, afinal de contas, por que estou falando tudo isso para você?

Migração natural, sempre investindo

Antes de investir, você deve entender quais riscos está correndo e quais são os produtos com menos risco.

Para alguém avesso a tomar risco, faz mais sentido investir no universo dos produtos de renda fixa.

Não estou aqui para julgar: acredito ser interessante começar a investir devagar, aos poucos. Mas, sempre estar investindo.

No momento certo, e não por um impulso, você migrará gradativamente para o mercado de ações.

Hoje, dentro da renda fixa, existem produtos que você pode resgatar de imediato, sem sofrer uma queda no valor aplicado.

Como exemplo, o Tesouro Selic e os fundos DI são mais aconselhados para montar a reserva de emergência, dinheiro que não pode ter queda no valor aplicado.

Ao investir nestas modalidades, você não vai perder e terá o dinheiro disponível quando quiser resgatar.

Já os recursos que não fazem parte da sua reserva de emergência devem compor o seu portfólio de investimentos.

Primeiro: é sempre prudente que, seja você conservador, moderado ou agressivo, ter os mais diversos tipos de ativos em seu portfólio.

Particularmente, uma fatia deve estar em produtos de renda fixa. Sabe por qual motivo?

De olho nas oscilações

Tendo uma porcentagem em renda fixa, o valor do seu portfólio oscila menos e, desta forma, seus investimentos não sofrem tanto em momentos de estresse no mercado de ações.

A maioria das pessoas procuram estabilidade em seus investimentos. Dentro da categoria da renda fixa, existe uma variedade muito grande de produtos, com prazos e riscos distintos.

Existem os títulos públicos, como as NTNs, as LTNs e a LFT, todos com prazos longos. Você pode investir e esperar o vencimento ou especular como um trader.

Por exemplo: se você comprar um título e o mantiver até a data de vencimento, você sabe exatamente quanto vai receber.

Agora, se por algum motivo, você precisa vender esse título, ou quer especular com ele, corre o risco de mercado: se a taxa de juro sobe, o preço do título vai cair, e vice-versa.

No universo da renda fixa também existem os títulos privados, como CRIs e debêntures, que possuem rentabilidade mais elevada por outro fator de risco: o de crédito.

Também esses títulos possuem risco de liquidez, caso você queira vendê-los antes do prazo de vencimento. Às vezes, faltam compradores.

Você pode observar que, entre o longo e o curto prazos, existe um universo de produtos com riscos distintos.

O exemplo mais básico, menos complicado de um título privado, é o CDB. Diferentemente de uma debênture, um CRI, o CDB é assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Até a quantia de R$ 250 mil você recebe o seu dinheiro de volta caso a instituição financeira entre em falência.

Estou compartilhando tudo isso com você porque a oferta de produtos de renda fixa é muito grande, e não se limita somente a poupança, ou a fundo DI.

Quero que você entenda isso. Para não se perder com tanta informação, vou te dar uma dica muito preciosa.

O dinheiro que você precisa agora, no curto prazo, deve ser investido em produtos com menos volatilidade, como CDBs e Tesouro Selic.

Como sabemos, é um retorno menor, porém ele é fixo. Preste muita atenção, pois alguns tipos de renda fixa, títulos de longo prazo, possuem maior risco dada a duration, que é uma medida da sensibilidade do preço de um título de renda fixa a mudanças nas taxas de juros.

Acho importante você se informar sobre os produtos de renda fixa antes de investir. Pergunte ao seu gerente ou assessor de investimentos sobre o retorno, se pode resgatar antes da data de vencimento, se existe risco de crédito, se há risco de liquidez, se o investimento é coberto pelo FGC.

Meu propósito é ajudar você a adquirir riqueza ao longo da sua jornada, e não tomar riscos desnecessários, esperando ficar rico de um dia para o outro.

Vamos aos poucos mergulhando no universo dos investimentos, e você decidindo qual é o melhor tipo para o momento apropriado da sua vida.

Compartilhe

Financial Journey

7 passos para saber se você deve confiar naquele investimento sedutor

19 de agosto de 2020 - 8:54

Não há como ficar rico de um dia para o outro. Ganhar requer dedicação. É um caminhar em etapas. Por isso chamo de jornada.

financial journey

Como sair agora da renda fixa?

11 de agosto de 2020 - 14:16

Dara Chapman vai contar só para você como diversificar seus investimentos agora

Financial Journey

Bolsa em 100 mil pontos: você está com fome?

14 de julho de 2020 - 12:37

Você vai entender como as emoções influenciam suas decisões e, no final, saber como investir como um gestor

Financial Journey

Como seus hábitos podem ser fundamentais para ter mais dinheiro no bolso

7 de julho de 2020 - 11:54

Você sabia que para ter mais renda no final do mês existem duas alternativas: ou ganhar mais dinheiro ou diminuir as despesas.

Financial Journey

Disciplina espartana: menos ansiedade, mais comprometimento

30 de junho de 2020 - 11:35

Você já percebeu que a sua ansiedade é tão grande que você quer sair logo da poupança sem fazer o mínimo do planejamento?

HOJE ÀS 20H

LIVE: Dara Chapman mostra o caminho certo para começar no mundo dos investimentos

25 de junho de 2020 - 11:57

Investimentos: como começar certo? Você pode acompanhar as respostas com a especialista Dara Chapman ao vivo nesta quinta-feira, às 20h

Financial Journey

A organização financeira pode ser a principal revolução para os seus investimentos

23 de junho de 2020 - 12:52

Para sentir-se feliz, você vai precisar seguir comigo nesta jornada: vou ficar ao seu lado até o fim do ano para revolucionarmos seus investimentos.

Financial Journey

A importância da clareza nas discussões financeiras de um casal

16 de junho de 2020 - 12:34

Você já reparou que um dos assuntos mais difíceis de lidar para um casal se refere às Finanças? Para muitos casais, só pensar no assunto já é motivo de estresse…

Os quatro pilares mais importantes para equilibrar sua vida financeira

9 de junho de 2020 - 15:38

Nas próximas linhas, a partir de sua própria experiência, você vai se emocionar com a história de superação de Dara Chapman e, além disso, aprender a balancear os quatro pilares mais importantes da sua vida

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar