Menu
Dara Chapman
Financial Journey
Dara Chapman
2020-06-19T18:48:58-03:00

Os quatro pilares mais importantes para equilibrar sua vida financeira

Nas próximas linhas, a partir de sua própria experiência, você vai se emocionar com a história de superação de Dara Chapman e, além disso, aprender a balancear os quatro pilares mais importantes da sua vida

9 de junho de 2020
15:38 - atualizado às 18:48
impostos contas finanças
Imagem: Shutterstock

Quero saber: como foi a atividade de autoconhecimento e autodesenvolvimento que você fez na última semana? Deu tudo certo? Se algo não ficou muito claro, por favor, me pergunte. Não fique com dúvidas. Se você sentiu qualquer dificuldade, entre em contato comigo.

Quero saber o que você aprendeu com isso. A vida é uma aprendizagem contínua, nós nunca vamos parar de aprender, principalmente quando o assunto é nós mesmos.

Hoje, quero falar sobre o seguinte: na semana passada, o foco foi mais do lado profissional da sua vida.

Só que na verdade, você sabe quantos lados da vida devemos cultivar para nos sentirmos cada vez mais completos?

Eu vou contar para você: são quatro lados. E agora vou falar sobre cada um deles.

  1. O primeiro é o profissional. Este seu lado está representado pelos seus recursos, ou através de quanto você contribuiu para a sociedade como um todo.
  2. O segundo é o lado pessoal, e esse é só com você mesmo. Ele pode ser medido pelo nível da sua saúde, pela felicidade e pela maneira como estão suas partes intelectual e humana.
  3. O terceiro se refere aos relacionamentos. Como interage com os outros? Você tem filhos? E a sua família, como você se relaciona com eles? E seus amigos?
  4. O quarto, que acaba sendo um pouco de tudo, é o nível da qualidade de vida. Ter plenitude, de ter diversão em sua vida, praticar um esporte ou um hobby, algo que te faça bem.

O caminho da felicidade plena

É muito importante que essas quatro áreas na sua vida estejam sendo preenchidas. Não basta somente focar em sua profissão, por exemplo, e largar todas as outras áreas.

Quando uma parte da sua vida está deficitária, todo o resto sai prejudicado. Pode ser que você esteja sacrificando uma área e agora esteja esquecendo as outras.

Isso vai te fazer um mal, é sério, estou falando de experiência própria. Gostaria de ajudar você neste momento, neste instante de autoconhecimento.

Como na semana passada falamos de vida profissional, agora vamos dar um passo além dentro da sua jornada de evolução.

Pegue uma folha de papel e coloque os quatro itens: profissional, pessoal, relacional e o lado da qualidade de vida.

Agora, eu vou pedir para você dar uma nota de 0 a 10 em cada um desses itens. Depois, some a pontuação e veja o resultado.

Vamos imaginar que em três lados da sua vida você está muito bem, com uma nota próxima a 7, 8 e, em uma outra área, coloca 2.

Será que você neste instante não coloca importância suficiente nesta área com nota um pouco mais baixa?

Por exemplo, na parte da qualidade de vida. Muitas vezes, renunciei a fazer esportes. Contudo, não estar me exercitando diariamente me faz mal.

Eu gosto de andar na praia ou na esteira. Quando estou caminhando, fico pensando e, vou te falar, resolvo muitos assuntos nestes momentos.

Agora não estou andando, mas estou fazendo yoga. Sinto esse bem, sei que, para meu corpo, é muito melhor estar fazendo atividade física.

Começo o meu dia, faço mil coisas e, quando fui me dar por conta, não consegui finalizar a lista que tinha proposto. Fico frustrada com isso.

Por isso, agora eu faço assim: “Dara, você tem que colocar atividade física em seu calendário, nem que seja 30 minutos por dia”.

Mais do que isso, você tem que colocar logo no início do dia, para dar maior fluidez às outras áreas. Você pode imaginar: “já fiz o meu esporte, agora tudo está mais alinhado”.

Seja grato e receba em dobro

Recapitulando, pegue uma folha de papel, escreva os quatro lados da sua vida e complete com a pontuação adequada.

Quero saber se você está bem do lado profissional, pessoal, de relacionamentos e como anda a sua qualidade de vida.

Eu vou confessar para você: durante minha vida inteira o foco sempre foi do lado profissional, em todo momento sempre trabalhando.

Trabalhei em quatro países diferentes, sempre consegui um emprego, corri atrás de um sonho e pude concretizá-lo. Tenho gratidão por isso.

Mas nunca parei para pensar sobre o lado de relacionamentos, de me envolver com alguém, ter uma vida amorosa a dois.

Nunca tive tempo e nem coloquei em primeiro plano. Chegou um dia que estava próximo dos 40 anos e estava solteira.

Não parei para pensar “Dara, você quer ser mãe?”. Eu sempre quis ser mãe, mas nunca fui a um médico para ele me explicar “olha, a partir de 40 anos fica um pouco mais difícil para ter filhos”.

Eu só tenho uma coisa a dizer para você, com enorme gratidão: aos 45 anos eu me tornei mãe, uma verdadeira benção de Deus.

Essa é a minha história.

Cada coisa tem seu momento. No instante em que dei maior prioridade a minha vida amorosa, tudo fluiu naturalmente.

Tenho uma família maravilhosa, e sou muito grata a isso. Quando temos gratidão, recebemos tudo em dobro nas nossas vidas.

É assim que funciona. Procure alguma coisa que você tenha gratidão em sua vida. E, neste instante, agradeça. Foque no que é bom.

Conte comigo para me falar como foi esse exercício. Pontue todas as áreas de sua vida e dê maior importância ao que estiver faltando.

A vida é cheia de aprendizagens. Eu estou aqui para ajudar você.

Uma ótima semana,

Beijos,

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

coronavírus no país

Covid-19: Brasil tem 41,8 mil novos casos e 1.300 óbitos em 24h

Até o momento, 1.209.208 de pessoas se recuperaram da doença

gestor lendário

Ray Dalio volta a dizer que dinheiro é ‘o pior ativo’ e prega diversificação sem ‘real estate’

Dalio participou na noite desta terça-feira (14) de uma das sessões da Expert XP e disse que ativos do mercado imobiliário não são recomendados para a carteira diversificada idealizada por ele

seu dinheiro na sua noite

100 mil é o limite?

No ápice do pânico nos mercados provocado pelo coronavírus, ninguém era capaz de dizer quando (ou quanto) seria o fundo do poço da bolsa. Hoje a grande dúvida dos investidores é saber se chegamos ao teto ou o Ibovespa pode subir ainda mais. O que mais me impressiona não foi nem a mudança da pauta nos mercados, […]

Risco elevado

Preços de ativos têm motivos para subir, mas é hora de pensar em comprar guarda-chuva em dia de sol, diz SPX

Gestora considera que riscos ainda estão elevados e manifestou dúvidas em relação à sustentabilidade do atual nível de estímulo e endividamento global

Bolsa em alta

Petrobras e Vale têm ganhos firmes e puxam a recuperação do Ibovespa; dólar cai

Dados mais fortes na China deram forças ao setor de commodities, impulsionando as ações da Vale e da Petrobras e ajudando o Ibovespa como um todo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu