🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Bolsa em 100 mil pontos: você está com fome?

Você vai entender como as emoções influenciam suas decisões e, no final, saber como investir como um gestor

14 de julho de 2020
12:37 - atualizado às 12:38
Foguete voando na frente da bolsa; Ibovespa em alta
Montagem com foguete decolando na frente da sede da B3 - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Momentos de euforia e pânico fazem parte do mercado: quem ganha dinheiro, no final das contas, é quem consegue gerir suas emoções melhor.

A bolsa voltou a mostrar força. Na última sexta-feira, 10 de julho, você deve ter visto: o índice fechou acima dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 5 de março.

Foram quatro meses para superar a barreira psicológica. Contudo, não voltou ao nível recorde próximo aos 119 mil pontos registrado em janeiro.

Ainda há espaço para novas altas a frente, mas 100 mil pontos é considerado um marco e, por isso, acredito que vale a pena fazer uma pausa, termos uma reflexão.

Devemos nos debruçar principalmente sobre duas questões: o que você fez e os motivos pelos quais tomou determinadas atitudes nos últimos meses.

Analisar e entender quais pontos você errou ou acertou é fundamental para criar metodologia e processo de investimento, identificar melhor qual é o seu perfil de investidor.

Por exemplo: se você entrou em pânico e vendeu seu portfólio de ações em março, quando o Ibovespa estava em seu nível mais baixo, aos 63 mil pontos, e colocou em algum fundo DI, ou na renda fixa (e até na poupança), será que foi o mais correto a se fazer?

Se você não precisava desses recursos, por que sacou? Vamos refletir um pouco. Talvez o seu perfil é ser conservador, porque você não lidou com uma ansiedade causada pela volatilidade.

Sendo assim, você não aproveitou da recuperação que aconteceu nesses últimos meses, pois já pediu resgate dos fundos, ou zerou suas posições em bolsa.

Do outro lado, pessoas que durante a crise perceberam que o momento de comprar ações era justamente quando tudo estava caindo, e aumentaram suas posições, avaliando a recuperação futura, possuem perfil mais agressivo nos investimentos.

Investiram com fome.

Entenda os porquês das quedas

Nosso lado emocional impacta demasiadamente a capacidade de visualizar uma oportunidade, seja na vida, seja nos investimentos.

O momento apropriado para a compra é lá quando o Ibovespa está próximo ao fundo do poço. Muitas pessoas ficam dominadas pelo medo e acabam não investindo.

Você deve ter percebido, quando a bolsa está em trajetória ascendente, a tendência é ver mais pessoas começando a investir.

Aqui cabe uma reflexão. Podemos partir de você: em qual ano começou a investir? Sua decisão foi planejada ou impulsionada pelo medo de perder algo?

Comentei durante a crise em março a importância de ter calma, de não tirar subitamente seus investimentos.

Uma vez que o mercado caiu, é preciso uma revisão cautelosa do portfólio, entender o porquê da ação ter se desvalorizado

  • Leia Mais: Existem três formas de você percorrer sua vida financeira: a linha reta, a montanha russa e A Plena Ascensão. Somente a última levará você a tão sonhada independência: clique aqui para ter acesso.

Foi algo específico da empresa? Ou algum motivo macroeconômico que acabou impactando o mercado como todo?

Pode ser o momento de aumentar a posição. Logicamente, é mais fácil falar depois que o fato aconteceu, ou seja, agora com a bolsa flertando os 100 mil pontos.

É mais fácil falar “fique investido”. Entretanto, em março eu alertei: “mantenha a calma”. Cada crise tem momentos de pânico e períodos posteriores com oportunidade de compras.

Você precisa entender e controlar suas emoções para poder se beneficiar destes momentos. E, com certeza, outros períodos de estresse ocorrerão.

Invista como gestores: não seja conservador

O perfil conservador deve estar atrelado à sua necessidade de precisar de dinheiro, ou seja, ao seu ímpeto por liquidez, o quanto precisa ter na conta para despesas cotidianas e manutenção da sua reserva de emergência.

[captação]

É você precisar ter acesso ao dinheiro no curto prazo, sem contar com variações nas cotações. Isso é ser conservador para mim.

Se você não precisa do seu dinheiro, é questão de controlar suas emoções. Resgatar seu dinheiro somente se você precisar.

Ou, em outro caso, quando você identificou outro investimento com retorno superior. Você faz uma troca.

É exatamente isso que os gestores de fundos de ações fizeram durante a crise: substituíram o porfólio, trocaram empresas.

Substituíram umas ações por outras, com expectativa de retornos maiores. Eles não zeraram as posições e ficaram esperando.

O perfil do gestor de fundo de ações é lidar com volatilidade e perceber as oportunidades que se apresentam durante a crise.

E agora, neste momento de flerte com os 100 mil pontos, você está preparado para a próxima situação de estresse?

Verifique se seus investimentos estão de acordo com seu perfil. Lembre-se que conservador é aquele que precisa de dinheiro.

O meu objetivo é que sim, você esteja preparado.

Aproveito para indicar o Lançamento do livro “30 Lições do Mercado” de Ivan Sant’Anna. Esta é uma leitura obrigatória para qualquer nível de investidor, basta clicar aqui.

Vamos lá!

Compartilhe

Financial Journey

7 passos para saber se você deve confiar naquele investimento sedutor

19 de agosto de 2020 - 8:54

Não há como ficar rico de um dia para o outro. Ganhar requer dedicação. É um caminhar em etapas. Por isso chamo de jornada.

financial journey

Como sair agora da renda fixa?

11 de agosto de 2020 - 14:16

Dara Chapman vai contar só para você como diversificar seus investimentos agora

Financial Journey

Renda fixa, poupança e Tesouro Selic: o que eu faço?

21 de julho de 2020 - 11:15

Vamos aos poucos mergulhando no universo dos investimentos, e você decidindo qual é o melhor tipo para o momento apropriado da sua vida.

Financial Journey

Como seus hábitos podem ser fundamentais para ter mais dinheiro no bolso

7 de julho de 2020 - 11:54

Você sabia que para ter mais renda no final do mês existem duas alternativas: ou ganhar mais dinheiro ou diminuir as despesas.

Financial Journey

Disciplina espartana: menos ansiedade, mais comprometimento

30 de junho de 2020 - 11:35

Você já percebeu que a sua ansiedade é tão grande que você quer sair logo da poupança sem fazer o mínimo do planejamento?

HOJE ÀS 20H

LIVE: Dara Chapman mostra o caminho certo para começar no mundo dos investimentos

25 de junho de 2020 - 11:57

Investimentos: como começar certo? Você pode acompanhar as respostas com a especialista Dara Chapman ao vivo nesta quinta-feira, às 20h

Financial Journey

A organização financeira pode ser a principal revolução para os seus investimentos

23 de junho de 2020 - 12:52

Para sentir-se feliz, você vai precisar seguir comigo nesta jornada: vou ficar ao seu lado até o fim do ano para revolucionarmos seus investimentos.

Financial Journey

A importância da clareza nas discussões financeiras de um casal

16 de junho de 2020 - 12:34

Você já reparou que um dos assuntos mais difíceis de lidar para um casal se refere às Finanças? Para muitos casais, só pensar no assunto já é motivo de estresse…

Os quatro pilares mais importantes para equilibrar sua vida financeira

9 de junho de 2020 - 15:38

Nas próximas linhas, a partir de sua própria experiência, você vai se emocionar com a história de superação de Dara Chapman e, além disso, aprender a balancear os quatro pilares mais importantes da sua vida

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar