🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Tempos modernos, vícios antigos

A indústria ainda tem muito a evoluir no sentido de democratizar produtos eficientes e boas práticas que permitam ao investidor comum internacionalizar sua carteira

30 de outubro de 2020
10:45
Imagem mostra celular com efeitos especiais
Ações de empresas de tecnologia no radar -

Pequenas vitórias têm gosto de sorvete de cheesecake com calda de morango e pedacinhos de biscoito. Pelo menos é assim que secretamente eu comemoro conquistas, com sorvete. Mas não é qualquer um, não. Tem que ser tipo um Häagen-Dazs, afinal, estamos falando de momentos especiais, quando me dou ao luxo de pagar mais caro por esse pequeno pote de felicidade. Por sinal, essa prática de autopremiação foi conselho de um gestor de ações (originalmente, a recompensa era vinho, mas adaptei).

Chegamos ao fim de uma semana difícil para os mercados, com segunda onda de Covid-19 e eleições americanas batendo à porta, mas não podemos deixar passar em branco um marco importante para o investidor de varejo. Hoje é possível que qualquer pessoa tenha acesso a gigantes como Google, Amazon e Apple por meio dos BDRs, certificados de empresas estrangeiras negociados na B3. Até a semana passada, esse instrumento era restrito aos investidores qualificados.

Dado o universo de possibilidades que se abriu diante do investidor comum — você sabia que há mais de 600 BDRs listados na nossa Bolsa, número superior ao de companhias brasileiras? —, é natural que muitos tenham se interessado por fundos que investem via BDRs. Atendendo a pedidos, meu colega Felipe Arrais, nosso especialista em produtos globais no Melhores Fundos de Investimento, fez uma varredura na indústria em busca de boas alternativas.

O diagnóstico: o universo de fundos que investem em ações estrangeiras via BDRs é dominado pelos bancões. São seis fundos principais, sendo cinco de grandes bancos (Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Safra), e um da Western Asset. Juntos, os produtos dos bancões reúnem 41 mil cotistas, com patrimônio total de R$ 1,7 bilhão. Em bom português, são 41 mil pessoas investindo em produtos ruins.

Abaixo, listamos os pontos mais escandalosos:

 - Taxas caras. A mais alta é a do BB Ações Globais FIC BDR Nível I, de 2,6%, seguida por Bradesco FIC Ações BDR Nível I e Safra FIC Ações BDR Nível I, ambos com taxa de administração de 2,5%. Todos eles, por sinal, deixam a desejar em termos de desempenho. A título de comparação, um excelente fundo de ações estrangeiras sugerido por nós, o Morgan Stanley US Advantage, tem taxa de administração final de 1,6% ­­— e esse, sim, bate consistentemente seus benchmarks.

- O “investidor estoque”. Tem uma pegadinha aqui. Nem todos esses cinco fundos dos bancões que citamos estão disponíveis integralmente para investimento; alguns viraram o que se chama de produtos “estoque”. Funciona assim: os investidores que já estão nesses fundos caros continuam lá, mas cria-se um outro produto para novos entrantes, que acessa esse fundo original, só que com uma nova “casca”.

Esse produto paralelo cobrará taxa um pouco menor do que a do fundo-mãe caro, certamente uma adaptação que as instituições tiveram que fazer diante do aumento da competição na indústria.

O Bradesco, por exemplo, descontinuou o Bradesco FIC Ações BDR Nível I (com taxa de 2,5%) e, no fim do ano passado, criou dois veículos que o acessam com taxa mais atrativa, de 1,5%. O Itaú fez o mesmo com o Itaú FIC Ações BDR Nível I (taxa de 1,9%), considerado estoque, e que na nova casca é oferecido com taxa de 0,8%.

“Mas quanto menor a taxa, melhor”, você pode estar pensando... Mas espera aí! E o investidor que está dentro do fundo-mãe caro? Aparentemente, ele não foi avisado de que surgiu um produto mais barato e com a mesma estratégia do fundo que ele possui.

Denúncia: nosso detetive Felipe Arrais foi mais longe e descobriu que, de fato, os resgates dos fundos-mãe caros não aumentaram após a criação dos veículos de menor taxa, ou seja, tem muita gente comendo bola (e gerente fazendo vista grossa).

- Pouca informação e benchmark inadequado. Sentimos falta de dados importantes nos sites dos bancos sobre os fundos que investem em empresas estrangeiras por meio dos BDRs. No caso do fundo do BB, por exemplo, informações essenciais, como o benchmark, não estão claras.

Mas a “vergonha alheia” foi para o fundo de BDRs do Bradesco, que, apesar de ser considerado de estoque, ainda tem parte do material divulgado. Em sua investigação, o Arrais descobriu demonstrativos de rentabilidade oficiais do fundo em que o desempenho era comparado ao do Ibovespa!

Um fundo que compra recibos de ações americanas não poderia, sob hipótese alguma, ser comparado ao Ibovespa. E ainda tem o agravante de os BDRs serem dolarizados...

Conclusão: ficamos bem frustrados com a realidade com que nos deparamos (suspende o Häagen- Dazs que não há muito o que comemorar). Infelizmente, a indústria ainda tem muito a evoluir no sentido de democratizar produtos eficientes e boas práticas que permitam ao investidor comum internacionalizar sua carteira.

Feitas as devidas denúncias, é preciso ponderar que o problema não está só nos produtos oferecidos. Aliás, a tendência é de que fundos mais competitivos e eficientes apareçam para fazer frente ao aumento do interesse pelos BDRs.

O outro desafio é o desenvolvimento da indústria em si. Pense comigo: se para um gestor estrangeiro, que tem à disposição todas as ações listada na bolsa local, já é difícil bater o benchmark, imagine com um universo restrito de papéis disponíveis, como é o caso dos BDRs aqui no Brasil? Acessibilidade é importante, mas eficiência, também.

A parte boa é que temos no horizonte alguns potenciais motivos para comemorar quando o tema é internacionalização dos investimentos. Estamos especialmente ansiosos sobre a possibilidade de serem criados BDRs com lastro não somente em ações, mas em outros ativos listados em Bolsa, como os ETFs. Esse avanço regulatório abrirá caminho para uma série de produtos baratos, que permitirão ao investidor acessar diversas classes de ativos no mundo todo.

Além disso, a Anbima propôs recentemente à CVM a permissão para ampliar para 40% e 60% as parcelas que os fundos destinados ao varejo e a investidores qualificados podem alocar fora do Brasil (pela legislação atual, essas fatias estão em 20% e 40%, respectivamente).

Nós aqui da série Os Melhores Fundos de Investimento estamos acompanhando a maturação do mercado de BDRs e analisando com lupa os produtos que estão surgindo. Aliás, incluímos dois fundos da categoria na nossa “incubadora de fundos” nesta semana. Para saber quais são e conferir quais fundos dos bancões estão na nossa mira, me acompanhe.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies