🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Calma, eu posso explicar

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou uma decisão de investimento errada

6 de outubro de 2020
10:54
Jarra de moedas representa poupança
Imagem: Shutterstock

“Você vai ficar triste com o que vou dizer. Te decepcionei. Quando me dei conta da situação, a besteira já estava feita. As coisas saíram do controle e acabei agindo por impulso. Foi durante as suas férias, você estava fora e eu não queria te chatear com este assunto. Desculpe, mas tirei meu dinheiro do fundo DI e coloquei na poupança...”

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou uma decisão de investimento errada. Só me restou dar risada diante da confissão acima, feita pelo meu amigo Allan, que iniciou no ano passado sua jornada de investidor e há poucos meses constituíra sua reserva de emergência.

Assim como talvez tenha acontecido com você, ele ficou apreensivo ao ver os recursos aplicados no fundo DI apresentando retornos diários negativos. A reação acabou sendo a de resgatar a reserva de emergência e migrar para a poupança, o que lhe garantiu conforto psicológico momentâneo, sob o argumento do “rende pouco, mas rende alguma coisa”.

É claro que incomoda a qualquer um a possibilidade de ter prejuízo, ainda mais quando se trata daquela parcela do patrimônio que se destina a nos socorrer nos momentos de imprevisto. Mas, mesmo diante da dinâmica recente, nós aqui da série Os Melhores Fundos de Investimento reforçamos a convicção de que os fundos DI Simples de taxa zero seguem sendo o melhor destino para sua reserva de emergência.

A lógica não mudou: considerando os principais pilares — liquidez, segurança e rentabilidade –, no caso da reserva de emergência priorizamos sempre os dois primeiros. Nesse sentido, os fundos DI Simples de taxa zero oferecem liquidez diária (você resgata a qualquer momento) e continuam sendo o investimento de menor risco de crédito do mercado brasileiro, já que compram Tesouro Selic, título garantido pelo governo.

Mas é preciso ter em mente que eles não são “à prova de queda”; não existe investimento totalmente livre de risco no mercado. Só não estamos habituados a ver a desvalorização dos títulos públicos atrelados à Selic. Trata-se realmente de um fenômeno atípico — a última vez que aconteceu foi há 18 anos.

Para entender esse movimento, vamos lembrar que o Tesouro Selic (LFT) se propõe a pagar a variação da Selic na data do vencimento do título. Mas, antes desse momento chegar, no dia a dia, o título tem flexibilidade para acomodar ágio ou deságio em suas negociações, o que pode ser acompanhado diariamente. Esse preço varia de acordo com a relação entre oferta e demanda.

A oferta do papel vem aumentando muito nos últimos meses de quarentena. E a agressividade do Tesouro Nacional em colocar volumes expressivos de títulos em leilões diários, em uma tentativa contínua de encurtar seu prazo de endividamento, não é uma boa sinalização.

Quando você percebe que aquele amigo para quem emprestou dinheiro está fazendo bicos e tomando mais empréstimos para fechar as contas do mês, fica com o pé atrás, certo?

Adicionalmente, desde setembro, o aumento da percepção dos riscos fiscais em meio à falta de articulação do governo e da equipe econômica tem levado os títulos públicos a perderem valor no mercado secundário. Isso porque os agentes do mercado consideram que uma remuneração de apenas 2% ao ano é pouco para financiar todo o risco fiscal que está na mesa.

Resultado: o Tesouro Selic está sendo negociado com deságio, ou seja, abaixo do seu valor de face.

Para dar uma ideia, o deságio do Tesouro Selic para o vencimento de 2025 (única LFT vendida no Tesouro Direto atualmente) era próximo de 0,03% no início de setembro. Hoje, está em 0,31%. Pode até parecer uma diferença pequena, mas, em um cenário de Selic a 2% ao ano, é suficiente para machucar o investidor.

Como consequência, os fundos que investem em Tesouro Selic estão tendo um retorno diário abaixo do CDI nas últimas semanas, como você pode conferir no gráfico abaixo, que traz o desempenho dos fundos DI Simples em setembro:

Mas é importante lembrar que, apesar da variação negativa das cotas diárias desses fundos, o investidor não perdeu nada de fato, a menos que tenha resgatado neste momento negativo, realizando o prejuízo ­— como fez o meu amigo Allan, traindo a si mesmo ao sacar e migrar para a poupança, um investimento estruturalmente pior e que só rende a cada 30 dias.

Agora você deve estar se perguntando: até quando o preço do Tesouro Selic vai continuar a cair, afetando a rentabilidade da reserva de emergência? É difícil dizer, mas o Tesouro Nacional tem diminuído a oferta do papel mais recentemente, o que sugere uma normalização. Da nossa parte, estamos acompanhando bem de perto esse movimento, e manteremos você informado sobre novidades aqui.

Um abraço!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar