Eike Batista, Paulo Guedes e um meme explicam o Brasil
Na reportagem que escrevi sobre onde investir em renda fixa no segundo semestre, uma das indicações que aparecem é a do Tesouro IPCA com vencimento em 2055. Quem quiser ler a série completa pode baixar o nosso ebook. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Hoje você encontra esse título público no Tesouro Direto pagando […]

Na reportagem que escrevi sobre onde investir em renda fixa no segundo semestre, uma das indicações que aparecem é a do Tesouro IPCA com vencimento em 2055. Quem quiser ler a série completa pode baixar o nosso ebook.
Hoje você encontra esse título público no Tesouro Direto pagando uma taxa de 3,86% ao ano (quase o dobro da Selic atual) mais a inflação. Parece um bom negócio, certo?
O problema é que essa rentabilidade só é válida para quem carregar o papel até o vencimento. Se você precisar do dinheiro antes terá de vender os papéis na taxa que o mercado estiver negociando no momento.
Trata-se, portanto, de um investimento de risco. Afinal, se não temos sequer a certeza de que o atual governo vai manter o compromisso de equilíbrio das contas públicas, como apostar no Brasil de 2055?
Mas existem bons argumentos para acreditar nesse Brasil instável — com uma boa dose de cautela e canja de galinha.
Eike Batista está longe de ser uma referência em buracos e furos, mas tem uma frase que resume bem o dilema do investidor de longo prazo: “Muitas vezes, parece que o Brasil vai cair no buraco. Mas, no final, não cai.” Paulo Guedes também entende que o país tem seus altos e baixos, mas acaba voltando à média.
Leia Também
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
É por isso que o nosso colunista Felipe Miranda acredita que o país tem a típica característica antifrágil, capaz de voltar mais forte a cada choque. Além de Eike e Guedes, ele cita um conhecido meme da internet ao avaliar que o nosso risco fiscal ficou tão grande que agora... diminuiu. Vale a pena a leitura!
MERCADOS
• Não se esqueçam da pandemia, investidores — afinal, ela ainda não acabou. O choque de realidade pesou no mercado hoje com o alerta do BC dos EUA. Com isso, o Ibovespa foi arrastado por Wall Street, enquanto o dólar se fortaleceu.
• Alguns fundos de hedge dos EUA (equivalentes aos multimercados brasileiros) têm mostrado desempenho bem ruim em 2020, com perdas na casa dos dois dígitos. O que eles têm em comum? Investimentos em um certo grupo de empresas.
EMPRESAS
• A Gafisa partiu para o ataque. A incorporadora lançou hoje uma proposta para combinar seus negócios com a Tecnisa. Trata-se de uma oferta hostil (que não foi negociada previamente com a administração da empresa). Conheça os detalhes.
• Qual é a melhor ação do setor de educação para navegar o atual momento do mercado? Afinal, todas as empresas caíram juntas em 2020. Saiba com o Kaype Abreu qual a empresa favorita dos analistas do Credit Suisse.
• Uma marca histórica para a empresa da maçã. A Apple superou os US$ 2 trilhões em valor de mercado hoje na Nasdaq. A companhia fundada por Steve Jobs e hoje comandada por Tim Cook dobrou de tamanho em — pasmem — dois anos.
ECONOMIA
• O “obscurantismo” do governo de Jair Bolsonaro afeta a economia brasileira. Ao menos é o que dizem os ex-presidentes do BC Pérsio Arida e Armínio Fraga. Ambos afirmaram que esse fator pesa mais para o investidor do que a política fiscal e monetária.
• Quem disse que o programa de privatizações acabou? O governo resolveu incluir a loteria esportiva no Plano de Desestatização. O BNDES será responsável pela execução e pelo acompanhamento do processo.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como a IA mexe com o futuro da Vale, a guerra no Oriente Médio e a relação entre Moraes e Vorcaro: o que mexe com seu bolso hoje
2 de setembro de 2026 - 8:06O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Internacionalização de negócios, pêndulo eleitoral e alta do petróleo: confira tudo o que agita os mercados hoje
1 de setembro de 2026 - 8:37DÉCIMO ANDAR
O elevador mudou de direção: o mau humor já está no preço dos fundos imobiliários?
30 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A pescaria do Tesouro Direto, a virada do Ibovespa em agosto e o evento do Fed nos EUA: o que você precisa ler hoje
28 de agosto de 2026 - 8:21SEXTOU COM O RUY
Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
28 de agosto de 2026 - 7:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A gordura extra do VISC11, a conferência do Fed e os resultados da Nvidia: o que mexe com os mercados hoje
27 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Ibovespa — Entre a ideologia e o ideal, eu fico com os meus pregões de alta
26 de agosto de 2026 - 19:55IA NA PRÁTICA
Testei o Gemini Notebook para explicar inflação para uma criança — e ele criou um vídeo
26 de agosto de 2026 - 15:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS