A fórmula para conseguir o que você quer na vida
Lições que aprendi com experiências, sucessos e fracassos me permitiram ajustar minha fórmula para que pudesse alcançar a liberdade financeira aos 47 anos
Quando eu era jovem, estabeleci a meta de ser milionário aos 30 anos — e assim fiz. O problema é que perdi todo esse dinheiro muito rápido. Existiam falhas no meu plano, falhas que me ensinaram algumas lições valiosas.
As lições que aprendi com as minhas experiências, sucessos e fracassos me permitiram ajustar meu plano para que eu pudesse alcançar a liberdade financeira novamente aos 47 anos de idade.
A questão é que nunca mudei de plano. Simplesmente ajustei as estratégias que usei para executá-lo. Eu o aprimorei cada vez mais. Seguir o meu plano me ajudou a alcançar meus objetivos.
É comum que, quando nosso plano não sai do jeito que planejamos, nós o abandonamos completamente. Essa é a abordagem errada. Um plano fracassado primeiro requer uma avaliação do que deu errado.
Frequentemente, o plano precisa de alguns ajustes, não deve ser abandonado.
Mas, antes que você possa fazer isso, é claro que precisa conhecer o seu plano. Então, o que fazer para descobrir seu próprio plano?
Leia Também
1. Não se apresse
Bons planos raramente surgem da noite para o dia. Para encontrar o plano certo para você, é preciso que pense muito sobre a sua vida, o que deseja e para onde quer ir. Isso pode levar dias, semanas, às vezes meses. Aproveite o tempo para descobrir e definir o que é realmente importante na vida para você.
Durante esse período, não converse com outras pessoas até saber o que deseja. Com muita frequência, as pessoas impõem suas ideias inocentemente ou intencionalmente aos outros, em vez de respeitarem o que os outros querem para si mesmos. Este é o seu tempo para definir o que deseja para você.
2. Encontre um coach
Depois de saber o que deseja na vida, encontre um coach em que possa confiar. Deve ser alguém que tenha sucesso no que você deseja alcançar. Pesquise as realizações dessa pessoa ou pessoas, entreviste várias delas. Será uma experiência reveladora para você.
Seu coach está lá para guiá-lo quando você desenvolver seu plano e para garantir que você o cumpra. Um coach não está lá para mimar você; seu coach está lá para dar um empurrãozinho quando você estiver paralisado e corrigi-lo quando você precisar.
3. Encontre um mentor
Os mentores são aqueles que têm experiência e são mais bem-sucedidos em fazer as coisas que você deseja fazer. Existem muitos tipos diferentes de mentores: de investimentos, negócios, fitness e mentores pessoais.
Meu bom amigo Ken é um dos meus mentores de investimentos. Ele é dono de uma das maiores empresas de investimento imobiliário do sudoeste dos Estados Unidos e é um investidor de muito sucesso. O que eu adoro no Ken é que ele e eu nos reunimos para discutir um possível acordo e passamos bastante tempo analisando os prós e os contras. Toda vez saio desses encontros nas nuvens, porque saio sabendo muito mais do que sabia antes de participar da reunião.
Muitas pessoas perguntam como encontrar um mentor. Eu não tenho uma fórmula mágica para isso. Na maioria das vezes isso acontece por acaso. O mais importante, no entanto, é que você precisa ter os olhos e a mente abertos. Como diz o velho provérbio: "Quando o aluno estiver pronto, o professor aparecerá".
4. Defina metas realistas
Muitas pessoas abandonam um plano, não porque o plano seja ruim, mas porque as metas não são realistas.
Identifique metas de uma maneira que reflita o que você deseja na vida. Muitas pessoas dizem: "Eu quero ser um milionário!" Não faça isso. Esse é um objetivo frio, obsoleto e raso… E pode ser facilmente descartado, especialmente quando você está com dificuldades para ganhar seus primeiros U$10.000.
Estabeleça metas que sejam reais para você: "Quero ter renda passiva suficiente para cobrir as despesas da minha família, para não precisar me preocupar com dinheiro e poder passar todo o meu tempo com meus filhos". Isso é bom! Agora é só descobrir quanto de renda passiva você precisa para implementar o plano.
Se você tornar seus objetivos mais pessoais, terá mais chances de seguir seu plano para alcançar seu objetivo final.
Não foque apenas num objetivo e pense que é isso. Comece com objetivos pequenos e realistas e os aprimore ou amplie à medida que sua educação e experiência financeira aumentam. É melhor aprender a andar antes de correr uma maratona.
Não desanime se cometer erros. Ter objetivos realistas não significa que você ganhará 100% das vezes. Erros fazem parte do processo de aprender e alcançar seus objetivos.
5. Monte uma equipe
Negócios e investimentos são esportes de equipe. À medida que seu plano evolui, você precisará de membros da equipe que possam ajudá-lo a alcançar seus sonhos. Os membros de sua equipe podem incluir um gerente de banco, contador, advogado, corretor, contador, agente de seguros e/ou um mentor de sucesso.
Cada um desses membros da equipe precisará ser examinado por você. Não basta levar alguém para a sua equipe; em vez disso, encontre o jogador certo para cada posição.
Quando você montar sua equipe, se reúna com ela com frequência. Realizei reuniões com minha equipe durante o almoço por muitos anos. Aprendi muito sobre negócios, investimentos e o processo de ganhar dinheiro nesses encontros.
6. Participe de um grupo
Com isso, não quero dizer grupos para investir, mas estou falando de grupos de apoio focados em educação financeira.
Para esses tipos de grupos, defina seus padrões. Convide apenas pessoas que sejam sérias sobre sua educação financeira e que estejam dispostas a aprender e agir. Por exemplo, você pode procurar um grupo de mulheres com os mesmos objetivos e que estejam dispostas a explorar novas ideias e oportunidades de negócios.
O ponto principal é o seguinte: cercar-se de pessoas (e isso é verdade em todas as áreas da sua vida) que irão animá-lo, serem honestas com você e que vão te incentivar a continuar durante os altos e baixos para atingir seus objetivos, especificamente seus objetivos financeiros.
7. Cuide dos seus negócios
Seja qual for o seu plano, lembre-se sempre das palavras do pai rico: "Independentemente de você trabalhar para outra pessoa ou para si mesmo, se você quer ser rico, precisa cuidar dos seus próprios negócios".
Não se distraia com projetos paralelos. Sim, você pode ganhar um dinheirinho extra com eles, mas eles apenas consomem seu tempo, tempo que poderia ter usado para chegar mais perto do seu objetivo. Se o projeto paralelo não te levar em direção ao seu plano, não o faça.
Ao cuidar do seu próprio negócio, você estará mais em sintonia com o feedback do mercado e poderá ajustar seu plano de acordo. Seja diligente e continue dando um passo de cada vez. Faça isso e você terá grandes chances de conseguir tudo o que deseja na vida.
Portanto, se você está seriamente comprometido a alcançar seus objetivos, grandes ou pequenos, comece por entrar no estado de espírito certo, aprendendo a superar os obstáculos… é uma mudança de mentalidade.
Comece agora. Jogue com inteligência.
Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje
Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje
A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros
A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual
Tony Volpon: Bolhas não acabam assim
Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso
As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora
Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?
Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado
Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros
Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo
A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.
A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje
Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR
Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim
Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação
Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?
Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.
As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje
Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje
Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado
Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional
Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central
Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo
Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje
Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA
CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana
Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD
A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje
Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso
Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa
Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento
Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?
Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto
A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje
Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje
O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje
Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor
Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?
Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador