🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A fórmula para conseguir o que você quer na vida

Lições que aprendi com experiências, sucessos e fracassos me permitiram ajustar minha fórmula para que pudesse alcançar a liberdade financeira aos 47 anos

14 de março de 2020
6:00 - atualizado às 14:16
Imagem: Shutterstock

Quando eu era jovem, estabeleci a meta de ser milionário aos 30 anos — e assim fiz. O problema é que perdi todo esse dinheiro muito rápido. Existiam falhas no meu plano, falhas que me ensinaram algumas lições valiosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As lições que aprendi com as minhas experiências, sucessos e fracassos me permitiram ajustar meu plano para que eu pudesse alcançar a liberdade financeira novamente aos 47 anos de idade.

A questão é que nunca mudei de plano. Simplesmente ajustei as estratégias que usei para executá-lo. Eu o aprimorei cada vez mais. Seguir o meu plano me ajudou a alcançar meus objetivos.

É comum que, quando nosso plano não sai do jeito que planejamos, nós o abandonamos completamente. Essa é a abordagem errada. Um plano fracassado primeiro requer uma avaliação do que deu errado.

Frequentemente, o plano precisa de alguns ajustes, não deve ser abandonado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, antes que você possa fazer isso, é claro que precisa conhecer o seu plano. Então, o que fazer para descobrir seu próprio plano?

Leia Também

1. Não se apresse

Bons planos raramente surgem da noite para o dia. Para encontrar o plano certo para você, é preciso que pense muito sobre a sua vida, o que deseja e para onde quer ir. Isso pode levar dias, semanas, às vezes meses. Aproveite o tempo para descobrir e definir o que é realmente importante na vida para você.

Durante esse período, não converse com outras pessoas até saber o que deseja. Com muita frequência, as pessoas impõem suas ideias inocentemente ou intencionalmente aos outros, em vez de respeitarem o que os outros querem para si mesmos. Este é o seu tempo para definir o que deseja para você.

2. Encontre um coach

Depois de saber o que deseja na vida, encontre um coach em que possa confiar. Deve ser alguém que tenha sucesso no que você deseja alcançar. Pesquise as realizações dessa pessoa ou pessoas, entreviste várias delas. Será uma experiência reveladora para você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu coach está lá para guiá-lo quando você desenvolver seu plano e para garantir que você o cumpra. Um coach não está lá para mimar você; seu coach está lá para dar um empurrãozinho quando você estiver paralisado e corrigi-lo quando você precisar.

3. Encontre um mentor

Os mentores são aqueles que têm experiência e são mais bem-sucedidos em fazer as coisas que você deseja fazer. Existem muitos tipos diferentes de mentores: de investimentos, negócios, fitness e mentores pessoais.

Meu bom amigo Ken é um dos meus mentores de investimentos. Ele é dono de uma das maiores empresas de investimento imobiliário do sudoeste dos Estados Unidos e é um investidor de muito sucesso. O que eu adoro no Ken é que ele e eu nos reunimos para discutir um possível acordo e passamos bastante tempo analisando os prós e os contras. Toda vez saio desses encontros nas nuvens, porque saio sabendo muito mais do que sabia antes de participar da reunião.

Muitas pessoas perguntam como encontrar um mentor. Eu não tenho uma fórmula mágica para isso. Na maioria das vezes isso acontece por acaso. O mais importante, no entanto, é que você precisa ter os olhos e a mente abertos. Como diz o velho provérbio: "Quando o aluno estiver pronto, o professor aparecerá".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. Defina metas realistas

Muitas pessoas abandonam um plano, não porque o plano seja ruim, mas porque as metas não são realistas.

Identifique metas de uma maneira que reflita o que você deseja na vida. Muitas pessoas dizem: "Eu quero ser um milionário!" Não faça isso. Esse é um objetivo frio, obsoleto e raso… E pode ser facilmente descartado, especialmente quando você está com dificuldades para ganhar seus primeiros U$10.000.

Estabeleça metas que sejam reais para você: "Quero ter renda passiva suficiente para cobrir as despesas da minha família, para não precisar me preocupar com dinheiro e poder passar todo o meu tempo com meus filhos". Isso é bom! Agora é só descobrir quanto de renda passiva você precisa para implementar o plano.

Se você tornar seus objetivos mais pessoais, terá mais chances de seguir seu plano para alcançar seu objetivo final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não foque apenas num objetivo e pense que é isso. Comece com objetivos pequenos e realistas e os aprimore ou amplie à medida que sua educação e experiência financeira aumentam. É melhor aprender a andar antes de correr uma maratona.

Não desanime se cometer erros. Ter objetivos realistas não significa que você ganhará 100% das vezes. Erros fazem parte do processo de aprender e alcançar seus objetivos.

5. Monte uma equipe

Negócios e investimentos são esportes de equipe. À medida que seu plano evolui, você precisará de membros da equipe que possam ajudá-lo a alcançar seus sonhos. Os membros de sua equipe podem incluir um gerente de banco, contador, advogado, corretor, contador, agente de seguros e/ou um mentor de sucesso.

Cada um desses membros da equipe precisará ser examinado por você. Não basta levar alguém para a sua equipe; em vez disso, encontre o jogador certo para cada posição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando você montar sua equipe, se reúna com ela com frequência. Realizei reuniões com minha equipe durante o almoço por muitos anos. Aprendi muito sobre negócios, investimentos e o processo de ganhar dinheiro nesses encontros.

6. Participe de um grupo

Com isso, não quero dizer grupos para investir, mas estou falando de grupos de apoio focados em educação financeira.

Para esses tipos de grupos, defina seus padrões. Convide apenas pessoas que sejam sérias sobre sua educação financeira e que estejam dispostas a aprender e agir. Por exemplo, você pode procurar um grupo de mulheres com os mesmos objetivos e que estejam dispostas a explorar novas ideias e oportunidades de negócios.

O ponto principal é o seguinte: cercar-se de pessoas (e isso é verdade em todas as áreas da sua vida) que irão animá-lo, serem honestas com você e que vão te incentivar a continuar durante os altos e baixos para atingir seus objetivos, especificamente seus objetivos financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

7. Cuide dos seus negócios

Seja qual for o seu plano, lembre-se sempre das palavras do pai rico: "Independentemente de você trabalhar para outra pessoa ou para si mesmo, se você quer ser rico, precisa cuidar dos seus próprios negócios".

Não se distraia com projetos paralelos. Sim, você pode ganhar um dinheirinho extra com eles, mas eles apenas consomem seu tempo, tempo que poderia ter usado para chegar mais perto do seu objetivo. Se o projeto paralelo não te levar em direção ao seu plano, não o faça.

Ao cuidar do seu próprio negócio, você estará mais em sintonia com o feedback do mercado e poderá ajustar seu plano de acordo. Seja diligente e continue dando um passo de cada vez. Faça isso e você terá grandes chances de conseguir tudo o que deseja na vida.

Portanto, se você está seriamente comprometido a alcançar seus objetivos, grandes ou pequenos, comece por entrar no estado de espírito certo, aprendendo a superar os obstáculos… é uma mudança de mentalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comece agora. Jogue com inteligência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda da Selic não salva empresas queimadoras de caixa, dados econômicos e o que mais movimenta seu bolso hoje

19 de janeiro de 2026 - 8:34

Companhias alavancadas terão apenas um alívio momentâneo com a queda dos juros; veja o que mais afeta o custo de dívida

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação certa para a reforma da casa, os encontros de Lula e Galípolo e o que mais você precisa saber hoje

16 de janeiro de 2026 - 8:17

O colunista Ruy Hungria demonstra, com uma conta simples, que a ação da Eucatex (EUCA4) está com bastante desconto na bolsa; veja o que mais movimenta os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Eucatex (EUCA4): venda de terras apenas comprova como as ações estão baratas

16 de janeiro de 2026 - 6:04

A Eucatex é uma empresa que tem entregado resultados sólidos e negocia por preços claramente descontados, mas a baixa liquidez impede que ela entre no filtro dos grandes investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fantasma no mercado de dívida, as falas de Trump e o que mais afeta seu bolso hoje

15 de janeiro de 2026 - 8:30

Entenda a história recente do mercado de dívida corporativa e o que fez empresas sofrerem com sua alta alavancagem; acompanhe também tudo o que acontece nos mercados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Fiscalização da Receita fica mais dura, PF faz operação contra Vorcaro, e o que mais movimenta seu bolso

14 de janeiro de 2026 - 8:46

Mudanças no ITBI e no ITCMD reforçam a fiscalização; PF também fez bloqueio de bens de aproximadamente R$ 5,7 bilhões; veja o que mais você precisa saber para investir hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a Azul (AZUL54) fez para se reerguer, o efeito da pressão de Trump nos títulos dos EUA, e o que mais move os mercados

13 de janeiro de 2026 - 8:38

Entenda o que acontece com as ações da Azul, que vivem uma forte volatilidade na bolsa, e qual a nova investida de Trump contra o Fed, banco central norte-americano

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Governo Trump pressiona, e quem paga a conta é a credibilidade do Federal Reserve

13 de janeiro de 2026 - 7:46

Além de elevar o risco institucional percebido nos Estados Unidos, as pressões do governo Trump adicionam incertezas sobre o mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O agente secreto de rentabilidade entre os FIIs, a disputa entre Trump e Powell e o que mais move o seu bolso hoje

12 de janeiro de 2026 - 8:28

Investidores também aguardam dados sobre a economia brasileira e acompanham as investidas do presidente norte-americano em outros países

VISÃO 360

A carta na manga do Google na corrida da IA que ninguém viu (ainda)

11 de janeiro de 2026 - 8:00

A relação das big techs com as empresas de jornalismo é um ponto-chave para a nascente indústria de inteligência artificial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação para ter no bolso com o alívio dos receios envolvendo a Venezuela, e o que esperar da bolsa hoje

9 de janeiro de 2026 - 8:27

Após uma semana de tensão geopolítica e volatilidade nos mercados, sinais de alívio surgem: petróleo e payroll estão no radar dos investidores

SEXTOU COM O RUY

Venezuela e Petrobras: ainda vale a pena reservar um espaço na carteira de dividendos para PETR4?

9 de janeiro de 2026 - 6:12

No atual cenário, 2 milhões de barris extras por dia na oferta global exerceriam uma pressão para baixo nos preços de petróleo, mas algumas considerações precisam ser feitas — e podem ajudar a Petrobras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os riscos e as oportunidades com Trump na Venezuela e Groenlândia: veja como investir hoje

8 de janeiro de 2026 - 8:24

Descubra oito empresas que podem ganhar com a reconstrução da Venezuela; veja o que mais move o tabuleiro político e os mercados

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: medindo a volatilidade implícita do trade eleitoral

7 de janeiro de 2026 - 19:48

O jogo político de 2026 vai além de Lula e Bolsonaro; entenda como o trade eleitoral redefine papéis e cenários

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Empresas brasileiras fazem fila em Wall Street, e investidores aguardam dados dos EUA e do Brasil

7 de janeiro de 2026 - 8:25

Veja por que companhias brasileiras estão interessadas em abrir capital nos Estados Unidos e o que mais move os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Venezuela e a Doutrina Monroe 2.0: Trump cruza o Rubicão

6 de janeiro de 2026 - 9:33

As expectativas do norte-americano Rubio para a presidente venezuelana interina são claras, da reformulação da indústria petrolífera ao realinhamento geopolítico

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A janela para o mundo invertido nos investimentos, e o que mais move o mercado hoje

6 de janeiro de 2026 - 8:16

Assim como na última temporada de Stranger Things, encontrar a abertura certa pode fazer toda a diferença; veja o FII que ainda é uma oportunidade e é o mais recomendado por especialistas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Notas sobre a Venezuela

5 de janeiro de 2026 - 14:01

Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação do mês, o impacto do ataque dos EUA à Venezuela no petróleo, e o que mais move os mercados hoje

5 de janeiro de 2026 - 7:58

A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity

TRILHAS DE CARREIRA

O ano novo começa onde você parou de fugir. E se você parasse de ignorar seus arrependimentos em 2026?

4 de janeiro de 2026 - 8:00

O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

FIIs de logística agitaram o ano, e mercado digere as notícias econômicas dos últimos dias

2 de janeiro de 2026 - 8:28

China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar