Ministro da AGU diz que Vale é responsável por desastre em Brumadinho
“É uma reincidência. Ainda que haja espaço para alguma negociação, não podem ser adotadas medidas nos mesmos parâmetros que foram adotados anteriormente”, disse o ministro André Mendonça
O chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), ministro André Mendonça, disse a jornalistas na noite deste sábado, 26, que a Vale do Rio Doce é responsável pelo desastre em Brumadinho (MG).
"Há uma responsabilidade pelo que aconteceu. A responsável por isso, pelo risco do próprio negócio, é a empresa Vale do Rio de Doce", disse, após reunião para tratar da tragédia, no Palácio do Planalto.
O advogado-geral disse que é preciso aguardar as apurações e o levantamento dos órgãos técnicos para verificar a extensão do dano causado e como serão adotadas as medidas de responsabilidade, que podem ser de natureza civil, administrativa e até mesmo criminal.
"É uma reincidência. Ainda que haja espaço para alguma negociação, não podem ser adotadas medidas nos mesmos parâmetros que foram adotados anteriormente (em Mariana)."
De acordo com ele, os dados preliminares que mostram que o número de vítimas é maior do que o do desastre de Mariana "indicam uma responsabilidade humana maior".
Leia também
Mais cedo, Mendonça afirmou que o governo tem atuado juntamente com seus órgãos técnicos para trazer "o máximo de ressarcimento e reparação" para as vítimas em Brumadinho e para o meio ambiente.
Ele também informou que monitora eventuais medidas que a AGU possa adotar na esfera judicial para minimizar os impactos da tragédia.
É com o MP
Também presente na coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, não quis apontar um responsável pela tragédia em Brumadinho, diferentemente do ministro da AGU. "Se alguém tem que identificar um culpado, me parece que é o próprio Ministério Público."
Na tarde deste sábado, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse a jornalistas que "certamente há um culpado ou mais de um culpado", mas enfatizou que "o Ministério Público precisa trabalhar de uma forma adequada, sem espetacularização, mas firmemente na busca dos responsáveis por essa tragédia".
*Com Estadão Conteúdo
Lava Jato negocia mais vinte acordos de leniência
Nesta terça-feira, 25, AGU, Controladoria-Geral da União, MPF e o DoJ concluíram a primeira negociação global no âmbito da Lava Jato
AGU defende corte de salário de servidor
“Sei que é uma medida extrema, porém ela é extrema para momentos extremos como os que vivemos hoje em dia. É uma medida constitucionalmente válida e legítima”, disse Mendonça ao Estado
Após 2 anos, AGU acelera repatriação de R$ 2,6 bilhões
Dinheiro bloqueado é atribuído a alvos de procedimentos criminais no Brasil, em especial relacionados à Operação Lava Jato
AGU cria força-tarefa para defender a reforma da Previdência na Justiça
Objetivo é evitar uma judicialização da reforma que poderia desconfigurar a nova Previdência
Novela Embraer-Boeing: Advocacia-Geral da União pede queda da liminar que suspende negociações entre as empresas
Pedido de suspensão deve ser julgado pela presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Therezinha Cazerta
Bolsonaro anuncia André Luiz de Almeida Mendonça para comandar AGU
Novo indicado é consultor jurídico da CGU, ministério chefiado por Wagner Rosário, que teve a sequência na pasta confirmada na terça-feira por Bolsonaro
Leia Também
-
As ações preferidas nas carteiras recomendadas de 12 corretoras para investir em dezembro
-
Dividendos da Vale: por que analista tirou Vale (VALE3) de carteira após pagamento de R$ 10 bilhões aos acionistas?
-
Vale (VALE3) nos tribunais: Justiça britânica nega recurso sobre o caso Samarco e mantém mineradora em processo