O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou ontem (31) que a Petrobrás vai participar de um leilão para exploração de petróleo e gás no país. O anúncio foi feito pelo ministro israelense de Energia, Yuval Steinitz, e reiterado pelo primeiro-ministro, depois do encontro com o presidente Jair Bolsonaro. As informações são da Reuters.
“Ficou acordado que a Petrobras, que está entre as maiores companhias de energia do mundo ... tomará parte no processo de exploração de petróleo e gás em Israel”, disse Steinitz à Army Radio.
A expectativa é que o governo israelense faça o leilão de 19 novos blocos offshore e obtenha maior competição do que na última rodada (em que houve apenas propostas de duas companhias).
A Petrobras não foi encontrada imediatamente para comentar. Na última década, houve um grande número de descobertas de gás offshore em águas de Israel e do Mediterrâneo oriental, o que colocou o país no radar das maiores empresas de energia.
Além da Petrobras, a expectativa é que a Exxon Mobil Corp, uma das maiores petroleiras do mundo, também participe do leilão.