🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Estadão Conteúdo

Olha ele!

“História não se apaga com decretos ou declarações”, diz Doria sobre Bolsonaro

Governador de São Paulo defendeu uma aproximação com o país asiático em vez do alinhamento total com os Estados Unidos

João Doria
Imagem: Shutterstock

Em sua quarta viagem internacional para "vender" o projeto de desestatização de São Paulo, o governador João Doria foi à China e marcou uma posição diferente do presidente Jair Bolsonaro ao defender uma aproximação com o país asiático em vez do alinhamento total com os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Doria é cauteloso ao falar sobre Bolsonaro, mas delimita a relação e faz críticas ao aliado da campanha de 2018. João Doria foi enfático ao dizer que respeita as vítimas da ditadura e afirmou que não "podia se calar" diante das recentes declarações do presidente, que teve um embate público com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, após ter dito que teria informações sobre como o pai do advogado teria desaparecido durante a ditadura.

Sobre a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Polícia Federal em Curitiba para Tremembé, em São Paulo, respondeu que decisões devem ser cumpridas. "Se vier, terá a condição de trabalhar, diferente da Polícia Federal, onde fica encarcerado 24 horas por dia. Para cada três dias de trabalho, pode ter um de remissão de pena e ainda leva uma poupança", afirmou.

O sr. disse recentemente que nunca teve alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro, o que gerou repercussão no Brasil. Como é essa relação?

Nunca tivemos (alinhamento). Desde o início, eu disse que o PSDB não tinha alinhamento, mas discernimento para apoiar medidas boas para os brasileiros, como a reforma da Previdência. Esse 'não alinhamento' não significa oposição. Não vamos fazer oposição ao governo Bolsonaro.

O sr. se considera no mesmo campo político que o presidente?

Prefiro me colocar no mesmo campo de defesa do Brasil. Bolsonaro é um patriota, mas o PSDB não tem e não terá alinhamento com o Bolsonaro. Nem alinhamento nem coalizão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro em relação ao pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Como avaliou?

Tenho respeito por todos aqueles que foram vítimas da ditadura e pelos filhos das vítimas. Sou filho de uma vítima da ditadura e não posso me calar. A história não se apaga com decretos ou declarações. O Brasil teve uma ditadura e um golpe em 1964, mas isso não significa que vamos fazer tribunais condenatórios eternamente.

Leia Também

O sr. apoiou a mudança dos nomes da Comissão de Mortos e desaparecidos?

O ideal é que não tivesse ocorrido ao sabor desse debate. O governo federal poderia indicar nomes, mas vincular a esse momento reativo não foi o mais adequado.

Bolsonaro antecipou o debate eleitoral ao se apresentar como candidato à reeleição. Acredita que a centro-direita vai buscar outro nome ou fechar com ele?

É cedo para tratar esse tema. Tratar da questão eleitoral agora não vai contribuir em nada. Pelo contrário: vai prejudicar a obrigação dos governadores e do presidente, que é governar.

Bolsonaro errou então ao antecipar o debate?

A antecipação do debate eleitoral não é boa para o Brasil. O debate eleitoral deve ser feito no momento adequado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal reverteu a decisão de trazer o ex presidente Lula para São Paulo. O sr. lamentou a decisão?

Decisão da Justiça tem que ser cumprida. Ela seria cumprida se ele viesse para São Paulo. Aqui, Lula não teria nenhum privilégio ou vantagem. Seria tratado como qualquer prisioneiro. Em São Paulo, não há prisioneiro de primeira ou segunda classe. Se ele vier para cá, será tratado de forma respeitosa, assim como os 250 mil presidiários do sistema.

Aqui Lula será como Luiz Inácio e qualquer outro preso. Se vier, terá a condição de trabalhar, diferente da Polícia Federal, onde fica encarcerado 24 horas por dia. Para cada 3 dias de trabalho, pode ter um de remissão de pena e ainda leva uma poupança.

O presidente Jair Bolsonaro disse que os governadores do Nordeste querem dividir o Brasil e condicionou o repasse de verbas ao apoio a ele. Como recebeu essa declaração?

O Brasil precisa de paz e entendimento. No entendimento podemos ter resultados melhores que no afastamento e na divisão. Mesmo com Estados com visão ideológica e partidária diferente do governo Bolsonaro, é possível produzir melhores resultados. Não é hora de eleição ainda.

Quando chegar o período eleitoral será natural que surjam posições mais antagônicas. Mas antes disso não considero bom. Estamos há um ano e meio das eleições municipais. Agora é hora de governar, não de brigar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro defende um alinhamento com os Estados Unidos e faz um discurso pouco amistoso sobre a China. Isso pode trazer implicações comerciais, inclusive para São Paulo, que busca investimentos aqui?

É preciso ter cuidado com a relação com a China e estimular em vez de enfraquecer a aproximação. A China está em busca de novos parceiros comerciais para diminuir o efeito das medidas de retaliação do governo Trump. Essa é a melhor hora para o Brasil vir à China.

Um torcedor do Corinthians foi detido após supostamente ter xingado Bolsonaro durante o jogo. A Polícia Militar exagerou?

Não acompanhei de perto esse episódio, mas não creio que o xingamento foi a razão da prisão. A gente não deve xingar ninguém em estádio, nem o adversário, nem jogador, autoridade ou a PM. Mas isso não justifica a prisão de quem quer que seja. Isso deve ser repreendido. Estádio é para quem gosta de futebol, não para fazer protesto

O sr. sancionou um projeto de Lei que cria o dia de orar pelas autoridades. O sr ora pelas autoridades?

Não vi nenhum mal nisso. O projeto veio da Assembleia e não vi motivo para não sancionar. Não há custo para o erário. Se o Brasil precisa de algo hoje, é de oração. Orar faz bem, sobretudo agora.

O Brasil precisa de oração para autoridades?

Para todos. Se as autoridades receberem orações, o governo será melhor para os brasileiros. Mal não faz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar