TSE propõe voto distrital para vereador já nas eleições de 2020
Tribunal quer sistema em cidades com mais de 200 mil habitantes, que seriam separadas em distritos para eleger seus representantes isoladamente

Um grupo de trabalho coordenado pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, propõe mudar radicalmente a forma de eleger vereadores no ano que vem.
Em documento entregue no mês passado para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o tribunal defende adotar, já em 2020, o sistema distrital misto nas eleições em cidades com mais de 200 mil habitantes. A ideia é separar os municípios em distritos, que elegeriam seus representantes isoladamente.
O modelo distrital misto, inspirado no sistema adotado na Alemanha, prevê a divisão dos Estados e municípios em distritos eleitorais - dessa forma, os candidatos a vereador em um bairro da zona sul de São Paulo, por exemplo, seriam diferentes daqueles dos eleitores de um bairro na zona norte.
A divisão de cada cidade em distritos seria feita pelo próprio TSE, que convocaria audiência pública com representantes dos partidos políticos para definir os critérios e os limites de cada um.
Questionado, o TSE não informou até a publicação desta matéria sobre previsão para a audiência nem sobre estudos envolvendo a divisão das cidades em distritos.
Um dos receios é que a definição dos limites geográficos de cada região beneficie candidatos e leve a distorções no resultado das eleições - nos Estados Unidos, a polêmica chegou à Suprema Corte, que concluiu que não cabe ao tribunal decidir sobre a divisão dos mapas.
Leia Também
No sistema proposto pelo grupo de trabalho do TSE, metade das cadeiras na Câmara Municipal, assembleias legislativas e da Câmara dos Deputados seria definida conforme o voto distrital - ou seja, o voto nos candidatos de cada região.
A outra metade seria eleita pelo chamado voto em legenda, em lista fechada, em que os candidatos de cada partido são informados em uma lista predeterminada, que já definiriam a ordem em que as vagas serão preenchidas. Neste caso, o eleitor escolhe uma lista, e não um candidato.
'Difícil'
Rodrigo Maia, no entanto, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que vê a mudança no sistema eleitoral como difícil de ser aprovada a tempo de valer para o ano que vem. "É uma proposta muito boa. Não sei se tem voto (para passar no Congresso), porque mudar o sistema eleitoral é difícil", afirmou.
Para o presidente da Câmara, o sistema atual vem gerando uma pulverização do quadro político, o que atrapalha a "governabilidade e a relação do Executivo com o Legislativo" pelo número excessivo de partidos.
As críticas ao atual sistema são endossadas por Barroso, que assumirá o comando do tribunal em 2020. Para o ministro, o Brasil precisa de uma reforma política capaz de baratear o custo das eleições e facilitar a governabilidade. "O sistema atual não está sendo bom para o País", disse Barroso.
A adoção do distrital misto encontra resistência entre parlamentares - para entrar em vigor em 2020, seria necessário aprovar as mudanças até o fim de setembro, um ano antes das próximas eleições. "Teríamos dois meses apenas, é impossível chegar a um acordo", afirmou o presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP). O debate ainda dividiria as atenções no Congresso com as articulações em torno da reforma da Previdência.
Veja o resultado das eleições no 2º turno nas capitais
Bruno Covas (PSDB) foi reeleito em São Paulo e Eduardo Paes (DEM) derrotou o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) no Rio. O PT não conquistou nenhuma capital
Eleições municipais: quem são os favoritos no 2º turno das principais capitais, segundo as pesquisas
No Rio, Eduardo Paes lidera; favorito em São Paulo é o atual prefeito Bruno Covas. Confira pesquisas também para Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Goiânia
Como a eleição para prefeito mexe com o investimento em imóveis em São Paulo
Com revisão do Plano Diretor em 2021, investidor de ações de construtoras, fundos imobiliários e imóveis deve ficar de olho no resultado eleitoral. Há risco se Guilherme Boulos ganhar? E se Covas levar, setor pode ser beneficiado?
Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19
As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.
Por que você deveria investir na bolsa americana, seja qual for o presidente
É impossível saber se Trump teria sido melhor para as bolsas do que Biden. Mas a verdade é que o mercado faz muito bem em não dar muita importância para isso
Votação de reformas fica para pós-eleições municipais
Congressistas estão preocupados que medidas impopulares prejudiquem os candidatos apoiados pelo governo
Atraso na divulgação de resultado é ‘pequeno acidente de percurso’, diz Barroso
“Lamento, vai atrasar. Não há nenhum risco de que o resultado não mostrar efetivamente o que foi votado”, disse Barroso a jornalistas
Atraso na divulgação ocorre por ‘lentidão no processo de totalização’, diz TSE
Corte afirmou que os dados estão sendo remetidos normalmente pelos TREs e recepcionados também normalmente pelo banco de totalização, mas explicou que esse banco está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto
Barroso: Medida de segurança após ataque ao STJ gerou instabilidade no e-Título
Eleitores estão desde manhã relatando instabilidades no funcionamento do aplicativo
Pesquisa aponta reeleição de oito prefeitos em 13 capitais
Ibope indica favoritismo dos atuais mandatários de São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Porto Velho, Palmas, Natal e Aracaju
As urnas e o seu bolso. Como as eleições municipais afetam os investimentos
Embora tenha pouca influência direta nas grandes decisões que influenciam os rumos do dólar ou da bolsa, a dança das cadeiras de vereadores e prefeitos costuma afetar o xadrez político em Brasília, e não será diferente desta vez
Jacinda Ardern conquista reeleição histórica na Nova Zelândia
Partido Trabalhista obteve maior vitória eleitoral em meio século; especialistas veem ‘recompensa’ dos eleitores por resposta à pandemia
Biden abre 14 pontos de vantagem sobre Trump após 1º debate nos EUA
Candidato democrata tem 53% das intenções de voto para novembro, enquanto o apoio presidente em busca da reeleição caiu para 39%
117 cidades brasileiras terão candidato único nas eleições deste ano
Cientistas políticos apontam para desconfiança e desmotivação em relação à política como alguns dos fatores que levam a esta situação
Diretores do serviço postal dos EUA são convocados a depor no Congresso
Convocação ocorre após denúncias de que a Casa Branca coordena um desmonte do serviço em ano de eleições, com os Estados expandindo as opções de voto via carta por conta da pandemia.
Trump ou Biden? O que você precisa saber sobre as eleições nos Estados Unidos
Em tese, os republicanos são mais bem recebidos por Wall Street, já que costumam defender diminuição dos gastos públicos e dos impostos. Já os democratas geralmente representam o contrário
Por verba e TV, centrão apoia eleição em novembro
Até a semana passada, o discurso oficial dos parlamentares contrários à mudança era que nada garante que postergar a votação em 42 dias fará com que a pandemia seja controlada nesse período
Em reunião, Mandetta defende adiar eleições de 2020 para conter coronavírus
Para Mandetta, a disputa eleitoral pode comprometer o foco dos gestores e causar uma “tragédia”
Bolsonaro indica aprovar fundo eleitoral de R$ 2 bilhões
Presidente também lançou uma campanha para que a população não vote em candidatos que usem dinheiro público em suas campanhas
‘Sou escravo da constituição’, diz Bolsonaro sobre sanção a fundo eleitoral
Presidente repetiu que o Aliança Pelo Brasil não deve se beneficiar do fundo eleitoral