Menu
2018-09-26T18:22:23-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
juro americano

Fed sobe taxa de juros e reafirma ajuste gradual

Banco central americano eleva juro para 2% a 2,25% ao ano, maior em um década

26 de setembro de 2018
15:25 - atualizado às 18:22
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve
Fed continua trabalhando com mais uma alta do juro em dezembro e outras três em 2019 -

Em linha com o esperado pelo mercado, o Federal Reserve (Fed), banco central americano, subiu a taxa de juro em 0,25 ponto percentual, para intervalo entre 2% e 2,25% ao ano, e manteve o aceno de que o ajuste das condições monetárias seguirá ocorrendo de forma gradual. Atenções voltadas agora à entrevista do presidente Jerome Powell.

A primeira reação dos investidores é positiva, com os índices em Wall Street acelerando alta, mas sem grande entusiasmo. Por aqui, o que se nota é uma queda mais acentuada do dólar e maior fôlego na compra de ações na bolsa de valores.

O Fed continua trabalhando com mais uma alta do juro em dezembro e outras três em 2019, mantendo o que já tinha acendo na reunião passada. A principal mudança na linguagem foi a saída da avaliação de uma política monetária “acomodativa”. Algo que estava sendo esperado.

Entre as projeções apresentadas, a previsão para o crescimento da economia subiu de 2,8% para 3,1% em 2018, com desaceleração para 2,5% em 2019, 2% em 2020 e 1,8% em 2021. Esta é a primeira vez que o Fed apresenta seus “dot plot” para 2021.

Para a taxa de desemprego, a expectativa é de 3,7% neste ano, ante 3,6% da reunião anterior, com queda para 3,5% em 2019 e 2020, e alta para 3,7% em 2021. A taxa de desemprego para o longo prazo seguiu em 4,5%. As expectativas de inflação seguem ao redor de 2% ao longo de todo o horizonte de projeção.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Apertem os cintos

Segredos da bolsa: Termina mais um trimestre que valeu por um ano

Semana traz agenda intensa de indicadores tanto no Brasil quanto nos EUA; cautela e volatilidade tendem a seguir em cena

EUA X China

Trump X TikTok: empresa chinesa tenta impedir proibição de downloads

Decisão judicial pode barrar restrição, que passaria a valer a partir de meia-noite deste domingo nos Estados Unidos.

A 38 dias da eleição

Trump anuncia nomeação de Barrett para a Suprema Corte

Nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado, que hoje tem maioria Republicana.

Últimos ajustes

Guedes se reúne com líder do governo na Câmara para discutir Reforma Tributária

Segundo o deputado Ricardo Barros, na segunda-feira a proposta já estará fechada para uma rodada de discussão com os líderes da base governista no Congresso.

Em 2020

Pandemia tira R$ 12 bilhões em investimentos

Investimentos públicos em infraestrutura deverão ser 10% menores em relação ao estimado antes da pandemia de covid-19.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements