🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Contaminação de carne

Abilio Diniz entra na mira da Polícia Federal

Empresário é acusado de estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica em caso envolvendo contaminação de carnes de frango

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
15 de outubro de 2018
15:14 - atualizado às 14:13
abilio-diniz
Diniz estaria envolvido no abafamento de um caso de detecção de resíduo tóxico em carnes de frango - Imagem: Amanda Perobelli/Estadão Conteúdo

Abilio Diniz entrou nesta segunda-feira, 15, na lista de indiciados pela Polícia Federal a partir da Operação Trapaça. O executivo é acusado de cometer estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica quando era presidente do conselho da BRF.

A Trapaça é um desdobramento da Carne Fraca, que foi deflagrada em março deste ano e tinha como alvo um esquema de fraudes descoberto na BRF.

Outros 42 investigados também foram indiciados. Nessa lista está o ex-diretor-presidente global da BRF, Pedro de Faria, que também é suspeito de cometer crime contra saúde pública e acusado de participar de forma ativa no esquema.

Tanto Diniz como Faria estariam envolvidos no abafamento de um caso de detecção de resíduo tóxico em carnes de frango. O grupo de diretores da companhia tinha conhecimento das substâncias mas não tomou providências para encontrar a causa dessas contaminações.

A PF soltou um relatório de 405 páginas sobre o caso. Nele, o delegado Mauricio Moscardi, de Curitiba, diz que foram analisadas conversas por mensagens de e-mails e WhatsApp. A conclusão que a PF chegou é de que os crimes não se restringiam ao círculo das equipes técnica e gerencial das fábricas da BRF.

“Há, de fato, a participação do corpo diretivo da empresa na trama investigada, o qual tinha ciência de seu modus operandi, e que, não somente se omitiu em relação a fazer cessá-lo, mas, também, participou comissivamente dos atos de ocultação das fraudes, norteando sua execução”, Mauricio Moscardi.

Segundo o investigador, "o que ocorreu foram tão somente a lamentação dos executivos pelo vazamento de informação já conhecida ('Abilio e Zeca, infelizmente alguém do ministério vazou a informação')", a interlocução sobre o ocorrido e também "a tomada de medidas com o fim de "abafar" a disseminação dos fatos descritos em matéria veiculada na imprensa nacional ("Abilio, linda foto! Em relação a China tivemos bom avanço pois conseguimos controlar o vazamento da informação e mantê-lo sob controle")’.

O início da conversa ocorreu em 9 de setembro de 2015. Pedro Faria enviou aos empresários uma matéria do jornal "O Estado de S. Paulo" que tratava da suspensão da venda de frango de 2 unidades da BRF e da Bello Alimentos pela China.

A PF ainda disse no relatório que o grupo agia de forma organizada e mantinha comunicação permanente, e tinha como objetivo de "iludir auditorias, programadas ou inopinadas, em plantas industriais da BRF, eventos nos quais produtos irregulares eram retirados de depósito e escondidos da fiscalização".

BRF afasta envolvidos

Em resposta ao indiciamento da PF, a BRF decidiu nesta segunda-feira afastar todos os seus funcionários envolvidos na investigação. Segundo comunicado da empresa, os colaboradores ficarão fora das suas funções até "o esclarecimento dos fatos".

A BRF também afirmou que mantém conversas com os investigadores para contribuir de forma ampla com as apurações do caso. A companhia disse que vai seguir com seu comitê interno de investigação que apura o caso.

Já o empresário Abilio Diniz divulgou uma nota afirmando que não existem documentos que comprovem as denúncias feitas contra ele e negou que participasse de qualquer grupo criminoso.

*Com Estadão Conteúdo.

Compartilhe

Memória

João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz, morre aos 58 anos

1 de agosto de 2022 - 8:01

De acordo com fontes próximas do empresário, João Paulo Diniz saiu para correr neste domingo, voltou e foi encontrado pela família no banheiro já sem vida

aquisição de peso

Carrefour Brasil faz big compra, adquirindo Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

24 de março de 2021 - 7:23

Aquisição da antiga operação do Walmart no Brasil dará musculatura ao Carrefour, que passará a ter R$ 100 bilhões em vendas brutas

Tema do momento

Acionista do Carrefour, Abilio Diniz quer que a empresa se torne referência na luta contra o racismo

26 de novembro de 2020 - 11:47

No evento online, o empresário também falou sobre o futuro do varejo e suas visões positivas para a economia brasileira

no topo do topo

Bilionários Bill Gates e Jorge Paulo Lemann são os mais populares entre brasileiros; confira ranking

24 de outubro de 2019 - 13:39

Entre janeiro e setembro, o nome de cada bilionário foi pesquisado mais de 600 mil vezes na internet, segundo levantamento da Semrush

Série: os mais ricos do Brasil

Abilio Diniz: um bilionário bom de briga

22 de setembro de 2019 - 5:42

Ele transformou a pequena doceria do pai na maior rede varejista do país e aos 82 anos continua na ativa

DE SAÍDA DA BOLSA

Como um investimento fracassado em BRF levou a Tarpon de mito a exilada do mercado

8 de janeiro de 2019 - 5:33

Uma das poucas gestoras de capital aberto, Tarpon vai sair da bolsa para se reestruturar. Companhia acreditava que poderia reerguer a BRF, mas aposta deu errado e gestora entrou em crise.

Operação Trapaça

Abilio Diniz presta depoimento à PF sobre BRF

28 de novembro de 2018 - 7:30

Empresário foi indiciado por estelionato, organização criminosa, crime contra saúde pública e falsidade ideológica

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies