Charles 3º foi proclamado rei há menos de um dia e já é alvo da primeira polêmica de seu reinado — veja qual
Um vídeo do monarca de 73 anos, que já é conhecido pela falta de carisma, exigindo que funcionários limpassem sua mesa viralizou na internet

Assumir o trono britânico após 70 anos de reinado de Elizabeth 2º não é uma tarefa fácil. E o peso de manter o brilho e a boa imagem da monarquia mais famosa do mundo parece pesar sobre seu sucessor: Charles 3º foi oficialmente proclamado rei no último sábado (10) e já despertou a primeira polêmica com o público.
Conhecido pela falta de carisma, o monarca de 73 anos declarou, após reunião do Conselho de Ascensão que confirmou seu novo papel, estar "profundamente consciente" dos "deveres e grandes responsabilidades" que deve enfrentar a partir de agora.
Esses deveres aparentemente não incluem limpar sua própria mesa. Em um vídeo que viralizou ontem, o ex-príncipe profissional pede que um funcionário arrume a mesa para que ele assine um documento. Descontente, Charles move as mãos energicamente até ter seu pedido atendido.
Veja abaixo:
"The servant must clear my desk for me. I can't be expected to move things." pic.twitter.com/0pZqY2Xopq
— Laura Kuenssberg Translator (@BBCLauraKT) September 10, 2022
A postura do novo rei foi criticada nas redes sociais. "Ele não teve problemas para movê-los aqui… ou esperar que os outros pedaços ainda menores fossem movidos para fora de seu caminho por seus súditos", comentou um usuário do Twitter sobre a segunda parte do vídeo, que mostra Charles repetindo os gestos.
Leia Também
Como o ator Mel Gibson pode salvar a Austrália das garras de Trump
Apesar disso, houve quem defendesse que o monarca está passando por um momento difícil em meio ao luto por sua mãe e a nova posição. Além disso, usuários apontaram que ele poderia ter pedido ajuda para evitar os riscos de derrubar tinta em documentos importantes.
"Acho isso injusto. Eu assisti ao vivo e ele lutou para gerenciar os grandes documentos devido a itens totalmente desnecessários na mesa. Este clipe mostra ele voltando para assinar mais e os objetos estavam todos novamente caminho. Ele não queria derramar tinta", diz um dos comentários do vídeo.
- EXCLUSIVO "BOLSONARO X LULA": com 7 de setembro e ânimos à flor da pele para eleições, saiba como as eleições podem mexer com o Ibovespa daqui para frente e o que aconteceu com a Bolsa nas últimas 6 eleições, de 1998 a 2018. Basta liberar o material gratuito neste link
Relembre como terminou o reinado de Elizabeth II
O reinado de Elizabeth 2ª chegou ao fim na última quinta-feira (8). Depois de passar as últimas horas sob supervisão médica, a rainha Elizabeth 2ª morreu, aos 96 anos, em Balmoral, rodeada pelos familiares. A causa da morte ainda não foi oficialmente revelada.
Especulações na mídia britânica indicavam que a rainha havia sofrido uma queda — uma notícia que irritou a família real e que, até o momento, não foi confirmada.
Um dos últimos compromissos oficiais de Elizabeth II foi na terça-feira (06): ela se encontrou com o então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, antes de nomear a nova premiê, Liz Truss.
A cerimônia aconteceu em Balmoral, quebrando a tradição pela primeira vez em seu reinado de 70 anos — normalmente, a nomeação de um premiê ocorre no Palácio de Buckingham.
Desde o outono passado, a Elizabeth 2ª enfrentava problemas de mobilidade episódicos e passou a depender de uma bengala.
Em outubro de 2021, Sua Majestade usou uma bengala pela primeira vez em um grande compromisso na Abadia de Westminster.
Charles já havia começado a transição no início deste ano
Em maio, a ausência da rainha na abertura estadual do parlamento deu outro indício de que a saúde da monarca poderia estar comprometida. Pela primeira vez em 59 anos ela não participou da cerimônia, sendo substituída por seu filho e sucessor Charles, que leu seu discurso.
Elizabeth 2ª também foi forçada a perder algumas celebrações de seu Jubileu de Platina em junho, incluindo uma celebração na Catedral de Saint Paul, depois de sentir desconforto no dia anterior.
Em julho, o papel da rainha foi formalmente reescrito pelo Palácio de Buckingham para reduzir seus deveres oficiais, também pela primeira vez em mais de uma década.
Ela chegou a Balmoral para suas tradicionais férias de verão em 21 de julho. Uma semana depois, Charles participou da cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth em seu nome, lendo uma mensagem da rainha.
No último sábado (03), o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha não participaria do encontro anual de Braemar dos Jogos das Terras Altas, na Escócia.
Deus salve a história: a linha do tempo da rainha
1936 - Elizabeth torna-se herdeira presuntiva quando seu pai se torna o rei George VI, após a abdicação de seu irmão, o rei Edward VIII.
1939 - Começa a Segunda Guerra Mundial. Elizabeth se muda, com sua irmã, para o Royal Lodge no Castelo de Windsor. Acredita-se que este seja o período em que Elizabeth conhece o príncipe Philip da Grécia.
1944 - Elizabeth torna-se membro do Conselho Privado e do Conselho de Estado. Ela agora é capaz de atuar para o rei durante sua ausência do país.
1947 - O rei George 6º e a rainha Elizabeth anunciam o noivado de Elizabeth com o príncipe Philip da Grécia, um tenente da Marinha britânica. Eles se casam em novembro do mesmo ano e ela se torna a Duquesa de Edimburgo.
1952 - O rei George 6º morre de câncer de pulmão e Elizabeth sobe ao trono.
1953 - A coroação ocorre na Abadia de Westminster.
1957 - A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip fazem sua primeira visita de Estado aos EUA, e ela se dirige à Assembleia Geral das Nações Unidas.
1991 - A rainha fala em uma sessão conjunta do Congresso dos EUA, o primeiro monarca britânico a fazê-lo.
1995 - Depois de uma grande cobertura da mídia sobre o afastamento e os assuntos do príncipe Charles e Diana, princesa de Gales, a rainha os insta ao divórcio.
1997 - Discursa à nação via televisão ao vivo para expressar pesar pela morte da princesa Diana.
2002 - A Rainha celebra seu Jubileu de Ouro, ou 50º aniversário, no trono.
2006 - A rainha emite sua transmissão anual de Natal ao vivo pela primeira vez desde 1960.
2010 - Discurso pela segunda vez na Assembléia Geral das Nações Unidas.
2011 - Faz a primeira visita de Estado à República da Irlanda por um monarca britânico.
2012 - A rainha e o príncipe Philip comemoram seu 65º aniversário de casamento.
2015 - Torna-se a monarca com o reinado mais longo da história britânica.
2020 - O Palácio de Buckingham anuncia que Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, não são mais membros ativos da família real. Como parte do acordo, o casal será obrigado a se afastar de seus deveres reais, incluindo compromissos militares, e não mais representar a rainha.
2022 - A rainha Elizabeth 2ª se torna a primeira monarca britânica a reinar por 70 anos, estendendo seu recorde como a monarca com o reinado mais longo da história britânica. As celebrações do Jubileu de Platina ocorrerão durante todo o ano.
*Com informações da Sky News e da BBC
Como vai funcionar o ressarcimento após a fraude do INSS: governo detalha plano enquanto tenta preservar a imagem de Lula
O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que o órgão deve notificar prejudicados na próxima terça-feira (13), mas a data de início dos pagamentos ainda segue pendente
Ações da C&A (CEAB3) dão salto de 20% na bolsa: o que está por trás da disparada após a queda de 94% do lucro no 1T25
Bancos explicam o motivo do desempenho da varejista nos três primeiros meses do ano e dizem se é hora de colocar os papéis na carteira
Ibovespa bate máxima histórica nesta quinta-feira (8), apoiado pelos resultados do Bradesco (BBDC4) e decisões da Super Quarta
Antes, o recorde intradiário do índice era de 137.469,27 pontos, alcançado em 28 de agosto do ano passado
Lucro líquido da Auren (AURE3) despenca, mas outros indicadores surpreendem e ações disparam mais de 13%; veja por que o mercado se animou
Crescimento do Ebitda e redução do nível de endividamento animam os investidores e analistas, que definem o primeiro trimestre como “para se lembrar”
Novidade na B3: CVM aprova lançamento dos contratos futuros de ethereum (ETH) e solana (SOL)
Os novos produtos devem chegar ao mercado em 16 de junho, junto com a redução em dez vezes do tamanho do contrato futuro de bitcoin
Agora é lei: 30% das vagas em concursos públicos serão reservadas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas
Projeto de lei aprovado no Senado amplia de 20% para 30% o percentual de vagas destinado a cotistas e agora segue para sanção presidencial
Selic a 14,75%: ‘É provável que tenhamos alcançado o fim do ciclo de alta’ – a era das vacas gordas na renda fixa vai acabar?
Copom decidiu aumentar a taxa Selic mais uma vez, mas economistas acreditam que essa foi a última alta; veja como buscar lucros na renda fixa agora
Presidência da COP30 detalha ‘mobilização global inédita’, mas não menciona combustíveis fósseis em carta oficial
Embaixador André Corrêa do Lago propõe ação descentralizada e imediata para acelerar a implementação do Acordo de Paris, com apoio de lideranças como Marina Silva, Sônia Guajajara, Fernando Haddad e Laurent Fabius
Bitcoin (BTC) volta aos US$ 100 mil e mercado cripto mira novos recordes
Anúncio de acordo comercial entre EUA e Reino Unido, somado ao otimismo com uma possível negociação entre Trump e Xi Jinping, impulsiona criptomoedas a patamares não vistos há meses
Eletrobras (ELET3), Taesa (TAEE11) e Alupar (ALUP11) no 1T25: em quais elétricas investir com a temporada de balanços?
Analistas do BTG Pactual revelaram o que esperar da receita líquida, lucro líquido e Ebitda das elétricas no 1º tri de 2025 e quais valem a pena ter em carteira
Habemus papam: americano Robert Prevost é escolhido o novo papa; saiba quem é Leão 14
Os 133 cardeais estavam isolados desde a tarde de quarta-feira (78) para a votação, que durou pouco mais de 24 horas
XP Investimentos fora do ar? Usuários relatam instabilidade no acesso ao app e ao site
Em consulta ao site Downdetector, é possível ver um aumento significativo nas buscas a partir das 10h30
Dividendo em risco: FII PVBI11 aumenta vacância e cotas caem forte em 2025, mas BTG vê valorização no horizonte
O fundo imobiliário vive momentos difíceis na bolsa; nos últimos 12 meses, acumula uma queda de 15,50%, mas nem tudo está perdido
Ações da Azzas 2154 (AZZA3) têm a maior arrancada de sua breve história na bolsa depois do balanço do 1T25. Hora de comprar?
Segundo o Itaú BBA, os números do primeiro trimestre indicam um ponto de inflexão da companhia, que vinha sofrendo com desconfiança do mercado
Adeus fortuna: Bill Gates anuncia doação de US$ 107 bilhões — e aproveita para dar uma cutucada em Elon Musk; veja o que ele falou
O anúncio desta quinta (8) acontece no 25º aniversário da Fundação Gates, criada pelo fundador da Microsoft e por sua ex-esposa Melinda nos anos 2000
Devedor de taxa de condomínio pode ter imóvel penhorado mesmo que o bem ainda esteja em nome do banco, em financiamento
Decisão do STJ reforça que dívida de condomínio é do imóvel, o que traz mais segurança aos condôminos que batalham com moradores inadimplentes
Último credor da Gol (GOLL4) aceita acordo e recuperação judicial nos EUA se aproxima do fim
Companhia aérea afirma que conseguirá uma redução significativa de seu endividamento com o plano que será apresentado
Onde os brasileiros vão gastar no Dia das Mães? Spoiler: mais perto de você
Pesquisas do Sebrae-SP e da ACSP mostram que o presente das mães este ano virá com incentivo ao comércio local; data deve movimentar R$ 37 bilhões
Nem só de frutas vive o ‘Rei da Manga’: produtor também ganha dinheiro com estratégia de investimento automatizado
Usando essa estratégia por cerca de três meses, um investidor conseguiu transformar R$ 500 em R$ 26 mil
Com “mãozinha” da Argentina, Mercado Livre (MELI34) dá show no 1T25 e ações sobem — mas é hora de comprar?
O volume bruto de mercadorias na Argentina mais que dobrou em relação ao mesmo trimestre do ano anterior