Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Letícia Camargo

Letícia Camargo

Editora de conteúdo na Empiricus. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.

SD Select

Ação brasileira que sofre pouca interferência do tarifaço de Trump está barata, paga ótimos dividendos e é uma das ‘queridinhas’ para agosto

A ação desta seguradora caiu mais de -2% de julho até agora, o que abriu uma oportunidade interessante de compra com foco em dividendos, segundo analista

Letícia Camargo
Letícia Camargo
7 de agosto de 2025
10:00 - atualizado às 9:35
Donald Trump está sentado em frente a uma mesa, com uma caixa azul na lateral.
Donald Trump - Imagem: Casa Branca

O tarifaço promovido por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, contra o Brasil, entrou em vigor na última quarta-feira (6). Com isso, mais de 3,8 mil produtos brasileiros terão uma sobretaxa de 50% sobre suas exportações para os EUA.

E essa medida tem afetado muitas empresas brasileiras. Nesse sentido, nomes como Weg (WEGE3) e Embraer (EMBR3), por exemplo, têm figurado entre os mais prejudicados pelas novas tarifas comerciais.

De forma geral, as empresas mais afetadas pelas tarifas de Trump foram aquelas ligadas aos seguintes setores: 

  • Agronegócio (café, suco de laranja e carne bovina);
  • Metais e siderurgia (aço e alumínio);
  • Indústria aeronáutica;
  • Máquinas, motores e eletrônicos;
  • Madeira e materiais de construção;
  • Produtos químicos, petroleiros, etanol e açúcar.

Mas, por outro lado, houve setores que conseguiram “escapar” das tarifas e não devem ver impactos negativos em seus negócios. Esse é o caso, por exemplo, de uma ação recomendada recentemente por Ruy Hungria, da Empiricus Research.

Em entrevista ao Onde Investir, programa mensal no YouTube do Seu Dinheiro, o analista falou sobre uma ação que, no último mês, foi bastante penalizada pelo cenário macroeconômico incerto.

Ao todo, ela sofreu queda de -2,70% no mês de julho, impactada pelos ruídos do tarifaço de Trump. Além disso, os juros ainda em patamares elevados, mantidos em 15% ao ano na última reunião do Copom, também pesaram sobre a ação, na visão de Hungria.

Porém, essa queda abriu uma oportunidade de comprar barato um papel que, segundo ele, distribui ótimos dividendos, é resiliente para o momento atual do mercado e não deve sofrer os impactos das novas tarifas de exportação para os EUA.

GRATUITO: CONHEÇA AS AÇÕES MAIS RECOMENDADAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM AGOSTO, SEGUNDO A EMPIRICUS

Porto Seguro (PSSA3): uma das ‘queridinhas’ para dividendos em agosto

A ação a que me refiro é a da Porto Seguro (PSSA3). Uma tese que une longo e ótimo histórico de execução com múltiplos interessantes, na opinião de Hungria.

No mês de agosto, a Porto foi incluída em uma carteira com as 5 ações mais recomendadas para buscar dividendos, de acordo com o analista. 

E o motivo é que, embora a companhia seja uma líder do segmento de auto, com 28% de participação neste mercado, ela vem se destacando com a diversificação em outros segmentos, mostrando ótimo crescimento e rentabilidade.

“A companhia tem buscado diversificar seu portfólio não apenas com a venda de outros seguros (como celular, vida, residência, etc), mas também em outras verticais como Saúde/Odonto, Serviços e Banco, com rentabilidade elevada”, apontou Hungria.

Outro aspecto positivo, na visão do analista, é a participação dos rendimentos do float (ganhos que uma empresa obtém ao investir o dinheiro que está em caixa) no resultado financeiro. 

Historicamente, o rendimento das aplicações da Porto é superior a 50% do lucro antes de impostos, o que também tem se mostrado uma vantagem em meio à Selic elevada, segundo Hungria.

Por tudo isso, o analista vê com bons olhos as ações da Porto Seguro e acredita que a queda atual abre uma oportunidade interessante para se posicionar:

“Entendemos que as ações caíram uma questão macro, uma piora do humor dos investidores, a curva de juros que estressou, saídas de capital… Mas para o negócio da Porto em si, não vemos impacto. Entendemos que isso na verdade se traduz em uma ótima oportunidade”, disse.

Para ele, a ação, que no momento está descontada, paga ótimos dividendos, tem caráter defensivo para a carteira do investidor e não sofre tanto com os juros altos. Além disso, não foi alvo das tarifas comerciais de Trump, o que também é positivo.

“Se os negócios não são afetados e as ações caem, estamos recebendo mais dividendos pagando menos pelas ações, o que significa um maior yield. Então, a gente gosta quando as ações caem sem um motivo para elas caírem”. - Ruy Hungria, analista da Empiricus Research

GRATUITO: CONHEÇA AS AÇÕES MAIS RECOMENDADAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM AGOSTO, SEGUNDO A EMPIRICUS

Além de PSSA3: conheça outras 4 ações para buscar dividendos em agosto

Todos os meses, Ruy Hungria “garimpa” a bolsa de valores em busca das ações com maior potencial de pagamento de dividendos e as recomenda aos investidores. Ela traz 5 papéis de empresas com atributos como:

  • Incumbentes e líderes;
  • Com sólidos balanços;
  • Claras vantagens competitivas;
  • Fortes barreiras de entrada;
  • Modelo de negócio resiliente;
  • Boa margem de segurança; e
  • Altos níveis de liquidez.

Sendo assim, a Porto Seguro (PSSA3) é apenas uma das indicações do analista para agosto. Além dela, há outras 4 ações que Hungria avalia como bom investimento para esse mês. E que sim, também ficaram de fora do alvo do tarifaço de Trump.

E a boa notícia é que você pode conhecer todas essas ações de forma gratuita. Isso porque essa carteira recomendada está disponível para todos os interessados, como cortesia do Seu Dinheiro.

Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma maneira para acessar a carteira. Basta clicar no botão abaixo e cadastrar o interesse em recebê-la no seu e-mail. É tudo gratuito mesmo, sem “pegadinhas”.

Portanto, sugiro que você ao menos dê uma “espiada” na carteira completa de Ruy Hungria e conheça as recomendações dele para agosto. Depois, você pode decidir se essas indicações fazem mesmo sentido para o seu patrimônio:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SD Select

Empiricus atualiza carteira internacional com Nvidia (NVDC34), Netflix (NFLX34) e mais ações para investir em meio ao conflito no Oriente Médio

9 de abril de 2026 - 13:31

Alterações foram feitas com o objetivo de buscar “teses com melhor relação risco-retorno” ao considerar o cenário turbulento

SD Select

Onde investir em abril? Empiricus recomenda ação que caiu 7% em março; entenda o motivo

9 de abril de 2026 - 10:00

Recomendação faz parte da carteira Top Picks que reúne 10 ações; veja onde investir em abril

SD Select

BTG Pactual divulga carteira com 15 fundos imobiliários para investir em abril; confira

8 de abril de 2026 - 14:00

BTG Pactual atualiza sua carteira para abril e recomenda BTLG11, KNCR11, KNIP11 e mais 12 FIIs para investir agora

SD Select

Petrobras (PETR4), SLC Agrícola (SLCE3) e mais 6 ações para buscar dividendos em abril, segundo a Empiricus Research

8 de abril de 2026 - 12:00

Em meio a mercados pressionados pelo conflito no Oriente Médio, analistas da Empiricus trazem atualizações em sua seleção de ações para dividendos; confira destaques

SD Select

SD Select disponibiliza o ‘combo perfeito’ para você não errar na sua declaração de Imposto de Renda 2026; confira

7 de abril de 2026 - 12:00

No SD Select, a área de conteúdos exclusivos do Seu Dinheiro, você acessa assistente virtual, série de videoaulas e dois e‑books com tudo o que precisa saber para declarar o IR com autonomia e segurança

SD Select

Fim da viagem: Royal Caribbean Cruises (R1CL34) navega para fora e Coca-Cola (COCA34) embarca na carteira recomendada do BTG Pactual

5 de abril de 2026 - 8:00

BTG Pactual ajusta carteira de ações internacionais para abril e, além Coca-Cola, seleciona mais 14 ativos para investir agora; confira

SD Select

Small caps: Odontoprev (ODPV3) e mais 9 oportunidades para ter na carteira de abril, segundo o BTG Pactual 

4 de abril de 2026 - 9:00

O BTG Pactual realizou dois ajustes no portfólio de small caps para abril; veja as ações indicadas para o mês

SD Select

Dividendos: BTG Pactual dá tchau a Caixa Seguridade (CXSE3) e indica 12 ações para ter na carteira em abril

3 de abril de 2026 - 8:00

BTG Pactual inclui nomes ligados a commodities, habitação popular e infraestrutura em carteira de dividendos

SD Select

Petrobras (PETR4) e Embraer (EMBJ3) de volta: Veja as 10 ações para ter na carteira em abril, segundo BTG Pactual 

2 de abril de 2026 - 12:00

O BTG Pactual realizou ajustes estratégicos na carteira recomendada de ações para abril; confira

SD Select

Imposto de Renda: Quase 4 milhões de declarações ficaram retidas em 2025, dá para escapar da malha fina em 2026?

1 de abril de 2026 - 16:00

Neste ano, o Seu Dinheiro lançou uma ferramenta gratuita para os contribuintes ficarem longe de problemas com a Receita Federal; confira

SD Select

Imposto de Renda 2026: Seu Dinheiro disponibiliza série de vídeos que respondem às dúvidas mais comuns sobre IR

31 de março de 2026 - 16:00

Playlist no YouTube ajuda a entender todos os detalhes sobre o Imposto de Renda; confira

SD Select

Com juros elevados, inflação pressionada e incertezas fiscais, analista aponta estratégia que pode gerar ‘dividendos’

26 de março de 2026 - 18:30

Em relatório recente, Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, aponta como o cenário macroeconômico atual pode abrir uma oportunidade de renda mensal; confira

SD Select

Imposto de Renda: Seu Dinheiro lança Jul.ia, assistente virtual que agiliza a sua declaração e ajuda a evitar problemas com a Receita Federal

26 de março de 2026 - 15:00

O Seu Dinheiro criou uma assistente virtual que te ajuda a ganhar autonomia e confiança na hora de declarar o seu Imposto de Renda; confira

Conteúdo SD Select

Commodities devem ter novo ciclo de alta mesmo se a guerra no Irã acabar; veja o que diz analista

24 de março de 2026 - 13:00

Conflito no Irã influencia alta de preços, mas o pano de fundo para um novo ciclo das commodities é mais amplo; Matheus Spiess, da Empiricus Research, vê potencial em ETF focado nesse setor

SD Select

Guerra, petróleo e inflação: O que está por trás de potencial superciclo das commodities e um ativo para se posicionar agora

19 de março de 2026 - 16:00

Em relatório gratuito, analista detalha ETF com exposição a commodities para quem busca lucrar com superciclo que pode estar à vista

Conteúdo SD Select

Sabesp (SBSP3) dá sequência de boas notícias ao mercado, mas outra estatal de saneamento ‘rouba a cena’ em carteira

18 de março de 2026 - 15:57

Analistas do BTG Pactual recomendam outra empresa de saneamento em carteira de small caps que sobe 6.686%; veja

Conteúdo SD Select

Petrobras (PETR4) atualiza valor de dividendos; vale a pena investir agora?

17 de março de 2026 - 10:59

Conheça as visões de analistas do BTG Pactual sobre a estatal; relatório para quem busca bons dividendos ainda inclui mais uma petrolífera

Conteúdo SD Select

‘Uma das maiores histórias de geração de valor da América Latina’: Veja a ação que entrou em carteira que sobe 6.686%

14 de março de 2026 - 14:00

O BTG Pactual lançou a atualização de março da sua carteira recomendada de small caps; conheça quem entrou, saiba os motivos e descubra quem saiu

SD Select

Alta do IPCA e petróleo em disparada testam principal ‘gatilho’ da bolsa brasileira neste ano 

14 de março de 2026 - 10:00

Corte na Selic é visto como o principal “gatilho” de alta da bolsa brasileira em 2026, mas surpresas negativas podem ser um obstáculo, segundo analista

Conteúdo SD Select

Adeus, Tesla (TSLA34): BTG inclui big tech com tese forte de inteligência artificial em carteira de BDRs

13 de março de 2026 - 16:00

A disrupção da picape Cybertruck ou a eficiência do novo iPhone 17? Para investir em BDRs, os analistas do BTG Pactual escolheram a Apple no lugar da Tesla; veja o motivo

Conteúdo SD Select

FIIs: BTG Pactual reduz peso de RBRR11 em carteira recomendada; entenda o por quê

13 de março de 2026 - 12:00

Carteira recomendada do banco acaba de passar por rebalanceamento, e o peso do RBRR11 no portfólio foi reduzido pela metade; veja mais detalhes

Conteúdo SD Select

De olho em Bradsaúde, BTG coloca OdontoPrev (ODPV3) em carteira de dividendos; entenda

12 de março de 2026 - 16:00

Novo conglomerado de saúde do Bradesco já recebe altas expectativas do mercado; analistas do BTG aproveitam para antecipar recomendação de investimento no grupo OdontoPrev (ODPV3) em sua carteira de dividendos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia