Dormir bem virou trend no TikTok — mas será que o sleepmaxxing, a ‘rotina de sono perfeita’, realmente funciona?
Especialistas dizem que a criação de uma rotina noturna pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado com os exageros
Você provavelmente não está dormindo bem, segundo o TikTok. E a questão não é nem o número de horas.
Na verdade, o que estaria faltando seria a rotina perfeita de sono, que inclui ajustar a temperatura ideal do quarto, comer um kiwi antes de dormir, tomar suplementos de magnésio e melatonina, usar uma máscara de olhos, monitorar seu batimento cardíaco com um smartwatch, comprar uma máquina de ruído branco, meditar e não tomar nenhum líquido duas horas de adormecer. Pelo menos, é isso que os praticantes do sleepmaxxing estão fazendo para ter a melhor noite de sono possível.
O termo, que significa “maximização do sono” em uma tradução livre, ganhou tração nas redes sociais nas últimas semanas, por promover a otimização completa da rotina noturna, levando a higiene do sono a um outro patamar.
Um patamar que demanda muito mais tempo, disposição e, na maioria dos casos, dinheiro para ser alcançado.
A questão é: será que se esforçar para fazer todos os passos do sleepmaxxing realmente compensa? O quão efetivas essas práticas são para melhorar a quantidade e qualidade do sono?
O Seu Dinheiro foi atrás de médicos especialistas para entender se realmente existe a tal “fórmula perfeita para dormir” — e, se sim, qual é ela.
Leia Também
Gen Z: Namoro ou corrida? Para a Geração Z, o date ideal é com a academia, diz estudo
De volta às origens
Tirando todas firulas e gadgets inteligentes, o sleepmaxxing se baseia em um conceito muito elementar e conhecido pela humanidade: a criação de uma rotina.
“Por que a gente cria uma rotina de sono para as crianças, e não para os adultos?”, indaga o doutor Cícero Matsuyama, médico otorrinolaringologista do hospital CEMA.
A consistência no horário para dormir e acordar é uma prática que fica progressivamente mais distante, conforme envelhecemos.
Acontece que o corpo humano ama consistência. “De fato, se você mantiver um horário de sono bastante consistente, permitindo tempo suficiente para dormir, é mais provável que tenha boas noites de sono, tanto em quantidade quanto em qualidade. Isso reforça o ritmo circadiano do seu corpo”, argumenta o doutor Timothy I. Morgenthaler, especialista em medicina do sono da Mayo Clinic.
O que faz a diferença, portanto, não é necessariamente se você comprou a melhor máquina de ruído branco, a máscara de olhos com maior vedação ou se o seu ar condicionado regulou a temperatura perfeitamente.
Se você seguir todos os passos do sleepmaxxing religiosamente, todas as noites, mas dormir e acordar cada dia em um horário diferente, é bem provável que seu corpo não se sinta nada descansado.
Portanto, no cerne da tendência da rotina perfeita de sono, existe, sim, uma fundamentação científica aprovada por especialistas. Mas é preciso ter cuidado para não cair em extremos inefetivos.
“O sleepmaxxing é uma reformulação do que os especialistas em sono dizem há muito tempo. Então, no geral, é sim uma tendência que tem méritos, mas que pode ser levada ao extremo, quando você está buscando uma rotina extremamente rígida”, explica o Dr. Morgenthaler.
Em casos mais graves, isso pode levar até à ortossonia, que é a obsessão por “atingir o sono perfeito”.
- LEIA TAMBÉM: Menos bolsa Birkin, mais bem-estar: por que o wellness e a longevidade são o ‘futuro do luxo’, segundo estudo
Melatonina é mesmo ‘tudo isso’?
Ao assistir os vídeos que te “ensinam a dormir”, é bem provável que você se depare com a ingestão de determinados suplementos.
O mais famoso deles é a melatonina, que, na verdade, é um neurotransmissor que o próprio organismo produz.
- Como explica o Dr. Matsuyama, a ingestão de bebidas e alimentos que estimulam a liberação de neurotransmissores não é exatamente uma novidade criada pelas redes sociais. “As avós antigamente diziam para tomar um copo de leite morno antes de dormir, que liberava serotonina e ajudava a dormir”, diz.
Para o especialista da Mayo Clinic, os usuários precisam se atentar à segurança, pureza e eficácia de qualquer que seja o suplemento “pró-sono”, incluindo a melatonina. Ele cita que produtos de uma mesma marca podem conter diferentes níveis da substância, por exemplo.
O quanto o seu celular está afetando o seu sono?
O fato de que o sleepmaxxing virou uma trend mostra que as pessoas estão ficando mais preocupadas com a qualidade do sono.
O Dr. Morgenthaler explica que, ao longo dos séculos, muitos fatores contribuíram para danificar o “sono ideal”, que é aquele que acompanha o ciclo circadiano do organismo. Basicamente, ficar acordado durante o dia e dormir de noite.
A invenção da iluminação artificial; a Revolução Industrial, que inaugurou o conceito de trabalhos por turnos; a romantização da falta de sono (“deixe pra dormir quando você estiver morto”) e, mais recentemente, o celular.
A prática de ir para a cama com o aparelho ao lado — que também é “condenada” pelos praticantes do sleepmaxxing — tornou-se tão comum que é preciso se policiar para não deixar o feed infinito das redes sociais “comer” as suas horas de sono.
E, como é de se imaginar, o recomendado pelos especialistas é passar um tempo offline antes de adormecer.
Isso porque o celular estimula a atividade cerebral tanto pela luz quanto pelo conteúdo altamente envolvente que você vê nas telas. Você deve conhecer bem essa sensação de “ficar agitado” depois de ver muitos conteúdos no Instagram, TikTok ou em algum streaming, o que afeta diretamente o processo do adormecimento.
Nesse ponto, os sleepmaxxers têm razão.
As dicas dos especialistas para você dormir melhor
Pode ser que os numerosos passos da rotina do sleepmaxxing não sejam factíveis para aplicar no cotidiano.
No entanto, você ainda pode otimizar o seu sono, seguindo algumas recomendações dos especialistas consultados pelo Seu Dinheiro.
- Tenha consistência no horário em que você acorda e dorme. “Há boas evidências que mostram que pessoas que têm grande variação nos horários de sono tendem a não dormir o suficiente. Elas tendem a ter sono de má qualidade e maiores riscos de problemas de saúde”, explica o Dr. Morgenthaler.
- Durma de 7 a 8 horas por noite;
- Evite o consumo de energéticos, cafeína, remédios psiquiátricos e doces nas horas antes de adormecer;
- Faça do seu quarto um ambiente com a temperatura amena e com o mínimo de ruído possível;
- Evite refeições pesadas à noite;
- Não fique na cama se você não estiver com sono;
- Desacelere. Ter um período de relaxamento, com menos estímulos, vai colocar o seu cérebro no clima ideal para o adormecimento. Isso envolve se livrar das telas ao menos 30 minutos antes de dormir.
Não estranhe o fato de que algumas das dicas tiveram intersecção com as que você vê nas redes sociais.
Afinal, como explicamos aqui, os sleepmaxxers não estão exatamente errados.
Quem é o casal bilionário que já doou quase metade de seu patrimônio acumulado
O estudo “The Giving Pledge at 15” indica os ultrarricos como os únicos cumpridores do compromisso lançado em 2010 por Bill, Melinda Gates e Warren Buffett
Branded Residences: o boom dos imóveis com grifes de luxo, novo porto seguro para investidores no Brasil
De Fasano e Faena a Armani e Lamborghini, empreendimentos com marcas internacionais reposicionam o mercado imobiliário de alto padrão no país, atraindo investidores e famílias em busca de liquidez, valorização e um estilo de vida com assinatura
Farus, a “Ferrari brasileira”, marcou época e está prestes a voltar a ser vista nas ruas de São Paulo
Farus, o icônico modelo conhecido como “Ferrari brasileira”, retornará às ruas de São Paulo com a volta do “homem do carro amarelo”
Nem na Europa, nem na América do Norte: este é o lugar mais caro para se viver no mundo; confira o ranking
O levantamento da Numbeo para o meio de 2025 avaliou critérios como preços de bens de consumo, aluguel, supermercado e restaurantes
Por que a Itália virou o país mais cobiçado pelos super-ricos em 2025?
Entre facilitações tributárias e estilo de vida digno de filme, a Itália tem atraído os super-ricos que chegarão a 3.600 ainda neste ano, segundo relatório
O que tem de tão especial no Honey Deuce, drink “milionário” que virou símbolo do US Open
Limão, framboesa, vodca e umas esferas de limão – nada demais para um coquetel que movimentou quase R$ 70 milhões, somente no último US Open; qual é o segredo?
Luxo em quatro patas: o mercado bilionário que torna pets em clientes de spas, resorts e terapias holísticas
Em um mercado bilionário movido pelo afeto, tutores buscam experiências de alto padrão que vão de resorts cinco estrelas a terapias holísticas para seus animais. Especialistas analisam os benefícios, riscos e os limites da humanização, em um setor onde o bem-estar animal se tornou um produto de luxo
Cadê os R$ 90 bilhões que estavam aqui? Herdeiro da Hermès quer saber o paradeiro da fortuna após morte de ex-assessor
Nicolas Puech, bisneto do fundador da maison francesa, seria o maior acionista individual da Hermès se ainda tivesse os papéis sob custódia
Nem Dubai, nem Paris: esta cidade da Ásia é a mais cara, até para os ricaços
Estudo da Julius Baer mostra que tensões geopolíticas e incertezas macroeconômicas afetaram o custo — e estilo — de vida dos ultra-ricos
Quais são as melhores cidades para se viver no mundo? Spoiler: nenhuma é brasileira
A pesquisa avaliou 173 cidades com base em 30 indicadores diferentes de qualidade de vida
Riqueza mundial continua a crescer, mas Brasil ainda lidera ‘pior’ ranking, diz UBS
16ª edição do Global Wealth Report 2025 traz dados sobre a movimentação da riqueza mundial nos principais mercados
Venda de ingressos para o NFL São Paulo Game 2025 começa essa semana; saiba como garantir o seu
Partida entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs acontece na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, dia 5 de setembro; público geral tem acesso a ingressos a partir desta quinta-feira (12)
Por que este restaurante de Miami está servindo um drink de R$ 184 mil na bolsa mais cara do mundo
Por US$ 33 mil, Papi Steak serve um drink de vodka dentro de uma bolsa Birkin; o acompanhamento da bebida é caviar
Álcool, cigarro e festas luxuosas estão proibidos na China — ao menos para oficiais do governo
Nova medida endurece diretrizes contra gastos excessivos por agentes do governo chinês; carros, escritórios e até plantas entram em regime de austeridade
Onde moram os bilionários? Brasil supera a França e é o 10º país com mais ultra ricos residentes
A partir de lista da Forbes, site calculou os 40 nações com mais moradores bilionários; numericamente, Brasil aparece à frente de França e Coreia do Sul
Contra avanço dos automáticos, carros manuais tornam-se joias sobre rodas
Eles viraram símbolo de experiência sensorial e conexão com o carro. Conheça quatro cultuados esportivos que te obrigam a trocar de marcha
Brasil fica fora de lista com as cidades mais ricas de 2025; Nova York lidera, confira
Nova York lidera ranking de metrópoles com mais habitantes milionários publicado pela Henley & Partners e pela New World Wealth; nenhuma cidade da América Latina ou da África aparece no top 50
‘Ninguém pendura CDB na parede’: obras de arte ganham força como investimento; como colecionar?
Obras de arte são cada vez mais visadas como forma de diversificação do portfólio de investimentos; leiloeiro que está há 40 anos no mercado dá as principais dicas para começar a investir
As 10 celebridades bilionárias mais ricas de 2025, segundo a Forbes
Em 2025, publicação listou 18 famosos que concentram um total de US$ 39 bilhões; aqui, detalhamos os 10 mais ricos
Geração Z será a mais rica da história — mas enfrentará custo de vida alto e mercado de trabalho tensionado
A riqueza dos nascidos entre 1997 e 2012 terá um aumento exponencial em pouco tempo, segundo projeções do Bank of America
