🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

SEM REFRESCO

Do metanol à água mineral: o que se sabe sobre o caso do homem internado em SP após suspeita de contaminação

Depois dos casos de intoxicação por metanol em bebidas destiladas, um novo episódio em Garça (SP) levanta preocupação sobre água mineral

o que se sabe sobre o caso do homem internado em SP após suspeita de contaminação
o que se sabe sobre o caso do homem internado em SP após suspeita de contaminação. Imagem: Montagem Canva

Depois da preocupação com o metanol em bebidas destiladas, agora chegou a hora de ter cuidado até com a água mineral. Um homem de 50 anos foi hospitalizado após apresentar sintomas de intoxicação ao beber uma garrafa de água mineral possivelmente contaminada em Garça (SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O episódio ocorre semanas depois de uma série de casos de envenenamento por metanol em bebidas destiladas, que deixaram mortos em diferentes estados, e reforça a crise de confiança nos controles sanitários do país.

O caso em Garça

Alexandre Carpine, de 50 anos, contou que pegou duas garrafas lacradas de água da marca Mineratta na geladeira do trabalho, na sexta-feira (10). “Assim que dei os primeiros goles, senti algo estranho. Achei que era uma água com gás muito ruim, que estava no lugar errado”, relatou ele ao portal g1.

Minutos depois, começou a sentir forte queimação na garganta e vômitos com sangue. Ele foi levado para a UPA de Garça, onde recebeu atendimento emergencial. Uma enfermeira que manuseou a garrafa também teve queimaduras nas mãos, segundo a Polícia Civil.

Exames mostraram queimaduras no esôfago e no estômago, o que exigiu alimentação por sonda. Alexandre segue em recuperação e já recebeu alta, segundo a Prefeitura de Garça. “No geral, estou bem melhor”, afirmou à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investigação e apreensão do lote

A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária recolheram todas as garrafas do mesmo lote (253.1), com data de fabricação em 10/09/2025 e validade até 10/09/2026. A água havia sido engarrafada em uma fábrica de Pinhalzinho (SP) e distribuída a um comerciante de Garça.

Leia Também

BOMBOU NO SD

Lotofácil da Independência paga R$ 300 milhões, Europa oferece moradia de graça para quem ama gatos e Nubank perde brilho: os destaques da semana

Conteúdo BTG Pactual

‘Crise do petróleo’ em 2027? Estoques globais acendem sinal de alerta, e podem pressionar sua carteira de investimentos; entenda

Em uma primeira vistoria, não foram encontradas irregularidades aparentes na linha de produção, mas as perícias laboratoriais seguem em andamento. Ainda não é possível determinar em qual etapa ocorreu a contaminação.

Além de Alexandre, uma mulher também apresentou sintomas leves após consumir a mesma marca. Ela recebeu atendimento médico e foi liberada.

O que dizem as empresas envolvidas

A DBG Distribuidora de Bebidas Garça, responsável pela distribuição local da água Mineratta, informou em nota que acompanha a recuperação da vítima e colabora com as investigações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a empresa, o lote 253-1 foi inspecionado e não apresentou alterações químicas, visuais ou sensoriais, embora as duas garrafas ligadas ao caso sigam sob análise das autoridades.

Já a empresa responsável pelo envase, sediada em Pinhalzinho, afirmou que mantém rígidos controles de qualidade e que realiza o envase de várias marcas do mercado. A companhia disse ao g1 estar prestando apoio à vítima e colaborando com as autoridades sanitárias e policiais.

A Secretaria de Saúde de Garça orientou a população a não consumir a água Mineratta do lote 253.1 até a conclusão dos laudos.

Segundo o secretário Pedro Scartesini, foi confirmada a presença de uma substância contaminante, mas ainda não há detalhes sobre a composição química. O lote foi recolhido e segue sob custódia da Vigilância Sanitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do metanol à água mineral

Nas últimas semanas, diversos estados registraram casos de intoxicação por metanol em bebidas destiladas adulteradas, especialmente em cachaças e vodcas artesanais, resultando em pelo menos cinco mortes e dezenas de hospitalizações.

As ocorrências levaram a operações de fiscalização e apreensão de bebidas pelo Ministério da Justiça e pela Anvisa, mas o novo episódio mostra que a fragilidade na cadeia de controle ultrapassa o setor alcoólico.

Agora, até a água mineral entrou na lista de produtos sob suspeita, mas não se sabe se há relação com os casos recentes. A investigação busca identificar se houve falha humana, contaminação acidental ou adulteração criminosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mega-Sena, Quina e Lotofácil tiveram ganhadores ontem. 18 de setembro de 2026 - 6:43
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 17 de setembro de 2026 - 20:20
17 de setembro de 2026 - 14:03
Celular com homem usando plataformas de apostas online 17 de setembro de 2026 - 13:28
Governo federal aumenta Bolsa Família após mais de três anos sem reajuste 17 de setembro de 2026 - 11:30

PRIMEIRO DESDE 2023

Governo anuncia aumento de 15% do Bolsa Família; confira o novo valor

17 de setembro de 2026 - 11:30
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 17 de setembro de 2026 - 9:43
Cartão do Bolsa Família exibido por beneficiário do programa de transferência de renda. 17 de setembro de 2026 - 5:45
NotShake Protein da NotCo no sabor chocolate; Anvisa determinou recolhimento e proibiu a venda das bebidas proteicas (1) 16 de setembro de 2026 - 16:01

BEBIDAS PROTEICAS

NotShake Protein: Anvisa proíbe todos os lotes das bebidas da marca

16 de setembro de 2026 - 16:01
lotofácil da independência loteria sorteio caixa econômica federal (4) 15 de setembro de 2026 - 21:44
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar