O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A nova norma vem na esteira de uma série de medidas da autarquia para aumentar a segurança das transações financeiras

Desde a onda de ataques hacker que escancararam as fragilidades no sistema financeiro brasileiro, o Banco Central (BC) vem apertando as regras e reforçando a segurança. Nesta manhã, a autarquia comunicou mais uma rodada de mudanças.
Segundo documento enviado à imprensa, o BC aprovou uma norma que obriga os bancos e demais instituições financeiras a não realizar operações para contas “com fundada suspeita de envolvimento em fraude”.
A medida vale para transações realizadas com qualquer instrumento de pagamento.
Já a avaliação fica por conta das entidades, com os procedimentos estando a critério de cada instituição. De acordo com a autarquia, os bancos podem, inclusive, se utilizar de informações de sistemas eletrônicos e bases de dados de caráter público ou privado.
Em caso de suspeitas de fraude e consequente bloqueio, as instituições devem comunicar ao titular da conta sobre as medidas tomadas.
A resolução entra em vigor imediatamente, mas os bancos terão até 13 de outubro para se adequar à nova regra.
Leia Também
Na semana passada, o BC já havia anunciado uma série de medidas para aumentar a segurança das transações financeiras. As novas regras eram voltadas para as atividades das fintechs. O Seu Dinheiro deu detalhes sobre as mudanças aqui.
Já no documento divulgado nesta manhã, o Banco Central afirma que a norma se alinha às ações que a autarquia anunciou na última sexta-feira (5).
Além disso, afirmou que as alterações buscam reforçar ainda mais os processos e protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional, “à luz do envolvimento do crime organizado nos recentes eventos de ataque a instituições financeiras e de pagamentos”, disse em nota.
ESTÁ CHEGANDO A HORA
AS MAIS LIDAS DO SEU DINHEIRO
VEJA
FAÇA O QUE EU DIGO...
ELEIÇÕES 2026
INVESTIMENTOS
Conteúdo Empiricus
FAÇA O QUE EU DIGO...
SUSTO NA MADRUGADA
MINISTRO DA FAZENDA
DEPOIS DO CESSAR-FOGO
QUEM LEVA A TAÇA?
MOCINHO OU VILÃO?
CREATINA PROIBIDA
CHAMA O VAR
DE OLHO NO HEXA
MÁQUINA DE MILIONÁRIOS
ALGUÉM VAI RECLAMAR
O MOTOR QUE NÃO TRAVA
ATENÇÃO, ACIONISTA