Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DE OLHO NA SEGURANÇA

Banco Central amplia regras de segurança e proíbe bancos de efetuar pagamentos para contas suspeitas de fraude

A nova norma vem na esteira de uma série de medidas da autarquia para aumentar a segurança das transações financeiras

Placa do Banco Central do Brasil (BC), autoridade monetária que conduz as reuniões do Copom para a decisão da Selic; a autarquia também é responsável pelos dados de fluxo cambial. Greve de funcionários Selic
Imagem: Shutterstock

Desde a onda de ataques hacker que escancararam as fragilidades no sistema financeiro brasileiro, o Banco Central (BC) vem apertando as regras e reforçando a segurança. Nesta manhã, a autarquia comunicou mais uma rodada de mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo documento enviado à imprensa, o BC aprovou uma norma que obriga os bancos e demais instituições financeiras a não realizar operações para contas “com fundada suspeita de envolvimento em fraude”.

A medida vale para transações realizadas com qualquer instrumento de pagamento.

Já a avaliação fica por conta das entidades, com os procedimentos estando a critério de cada instituição. De acordo com a autarquia, os bancos podem, inclusive, se utilizar de informações de sistemas eletrônicos e bases de dados de caráter público ou privado.

Em caso de suspeitas de fraude e consequente bloqueio, as instituições devem comunicar ao titular da conta sobre as medidas tomadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resolução entra em vigor imediatamente, mas os bancos terão até 13 de outubro para se adequar à nova regra.

Leia Também

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Petrobras (PETR4) puxa nova frente de minerais estratégicos em acordo com governo e BNDES

CASO WILL BANK

Tinha dinheiro no Will Bank? Mais de 5 milhões de credores do Will Bank ainda não resgataram valores

Banco Central fechando o cerco contra golpistas

Na semana passada, o BC já havia anunciado uma série de medidas para aumentar a segurança das transações financeiras. As novas regras eram voltadas para as atividades das fintechs. O Seu Dinheiro deu detalhes sobre as mudanças aqui.

Já no documento divulgado nesta manhã, o Banco Central afirma que a norma se alinha às ações que a autarquia anunciou na última sexta-feira (5). 

Além disso, afirmou que as alterações buscam reforçar ainda mais os processos e protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional, “à luz do envolvimento do crime organizado nos recentes eventos de ataque a instituições financeiras e de pagamentos”, disse em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moedas empilhadas com miniaturas de casas em uma escala crescente representando os dividendos dos fundos imobiliários 21 de junho de 2026 - 15:26
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 21 de junho de 2026 - 10:00
Alerta da defesa civil no celular, chamando a atenção para "misantropia" 20 de junho de 2026 - 13:11
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan 19 de junho de 2026 - 19:15
Jogadores da Espanha em campo 19 de junho de 2026 - 15:41
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 19 de junho de 2026 - 13:15
suplemento alimentar anvisa ID da foto:2209671901 19 de junho de 2026 - 11:00
toy story 5 calvo cinema 19 de junho de 2026 - 9:30
seleção brasileira no gramado 19 de junho de 2026 - 7:08
brasil 18 de junho de 2026 - 19:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar