🔴 META: BUSCAR RENDA EXTRA DIÁRIA DE ATÉ R$ 798, EM MÉDIA – SAIBA COMO

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

OLHO ABERTO

78% dos foliões pretendem levar celular para os blocos, mostra pesquisa; saiba como se proteger de golpes durante o Carnaval

Com a popularização do pagamento via Pix e por aproximação, a maioria das pessoas que pula o Carnaval pretende levar o aparelho de telefone — um dos itens favoritos para os criminosos

Dani Alvarenga
1 de março de 2025
10:39 - atualizado às 6:57
carnaval, festa, folia, confete
Máscara de Carnaval entre confetes e serpentina - Imagem: Pixabay

Os brasileiros já estão prontos para aproveitar o Carnaval, seja com purpurina no corpo ou com as malas prontas — para aqueles que gostam de viajar nessa época do ano.

Enquanto o clima de festa toma conta, algumas preocupações não podem sair da cabeça dos foliões, como a possibilidade de golpes e roubos durante as comemorações, que acabam aumentando por conta da alta temporada de turismo no país.

Com a popularização do pagamento via Pix e por aproximação, a maioria das pessoas que vai pular o Carnaval pretende levar o celular — um dos itens favoritos para os criminosos. 

Segundo um levantamento do Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, 78% dos foliões de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador pretendem levar o celular para os bloquinhos.

Além disso, 72% dos entrevistados pretendem realizar os pagamentos usando o aparelho. Já em relação a forma de pagamento, 41% responderam Pix, 38% cartão de crédito, 17% saldo em conta ou cartão de débito.

Assim, com a popularização das novas ferramentas para pagamentos, também cresce a preocupação com a segurança. 

Leia Também

Para você conseguir aproveitar o bloquinho — ou até a viagem — sem dor de cabeça, o Seu Dinheiro reuniu os principais golpes do Carnaval e como se proteger deles. 

Os golpes do Carnaval

Há poucas coisas piores do que perceber que você foi furtado durante o bloquinho de Carnaval. Porém essa não é a única forma do folião sair no prejuízo durante as comemorações. 

De acordo com Laura Rocha Barros, vice-presidente de Produtos e Marketing da Exa, ecossistema de proteção digital, os golpes mais comuns durante o período são:

  1. Troca de cartões durante o pagamento

Nesta modalidade, o consumidor entrega seu cartão ao vendedor, que observa a senha digitada. Na hora de devolver o cartão, o golpista entrega um idêntico, mas que pertence a outra vítima.

  1. QR Codes falsos

Neste tipo de golpe, os criminosos encaminham a vítima para links fraudulentos, que possibilitam o roubo de informações bancárias ou instalam malwares — programas utilizados para danificar ou interromper o funcionamento do aparelho — no dispositivo.

  1. Wi-Fi público

A executiva também destaca o uso de redes wi-fi públicas como uma das estratégias para aplicação de fraudes. Isso porque “oferecem pouca segurança sobre as informações transmitidas através do ponto de conexão”, afirma.

LEIA MAIS: Qual a melhor estratégia de investimento para começar o ano com o “pé direito”? Evento gratuito e online do Seu Dinheiro reúne especialistas para responder

Como se proteger das fraudes no Carnaval?

Considerando os principais golpes, Barros indica algumas estratégias para evitar dores de cabeça no Carnaval. Confira:

  1. Deslogue do e-mail principal

A autenticação em mais de uma etapa inclui, em geral, a confirmação através de um e-mail. Assim, a indicação da especialista é que os foliões desloguem a rede social utilizada para a recuperação de senhas importantes do aparelho que será levado para o bloquinho.

“Isso impede que os ladrões utilizem ferramentas de recuperação de senhas para ganhar acesso às contas”, explica.

  1. Reduza o limite para transações bancárias e oculte os aplicativos dos bancos 

Diminuir os limites de transações que podem ser realizadas via pix, transferências e cartão de crédito dificulta o trabalho dos golpistas.

Além disso, outra estratégia que pode dar tempo para as vítimas bloquearem o acesso às contas bancárias é esconder ou deletar aplicativos de banco, o que impede que eles possam ser localizados e utilizados pelos ladrões.

  1. Cuidado com as senhas

É importante que os foliões não deixem as senhas anotadas no bloco de notas, em conversas fixadas ou em outros locais de fácil acesso. 

A indicação é que, caso não consiga memorizá-las, deixe-as em algum lugar seguro e desassociado do celular ou opte por usar a recuperação de senha do aplicativo. 

  1. Aplicativos de busca ligados

Barros aconselha que as pessoas que vão curtir o Carnaval ativem a busca por localização e deixem os aparelhos logados em um computador próprio. 

Isso porque, em caso de roubo ou furto, os aparelhos podem continuar sendo localizados mesmo se desligados pelos bandidos ou colocados no modo avião.

Ela também recomenda a criação de uma camada de senha adicional, diferente da senha do celular.

  1. Se for usar redes de Wi-Fi públicas: Antivírus e VPN

Como já mencionado, as redes Wi-Fi públicas podem ser utilizadas para o roubo de informações do aparelho. Assim, se precisar utilizá-las, a recomendação é ter um bom aplicativo de Antivírus e VPN.

  1. Anote o IMEI

O International Mobile Equipment Identity (IMEI, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é um código numérico único e global para os aparelhos celulares. 

Ele funciona como uma espécie de “impressão digital” do dispositivo que permite a sua identificação.

Assim, com o IMEI anotado, é possível solicitar o bloqueio do número de celular com a operadora de telefonia.  

  1. Faça B.O. online

Vale lembrar que, se você acabar sendo vítima de golpe, roubo ou furto, é importante que seja feito um Boletim de Ocorrência online o quanto antes. Esse documento poderá ser usado em eventuais processos de contestação de gastos. 

Pagamento por aproximação: melhor não fazer ou pode evitar dores de cabeça?

Segundo a executiva da Exa, o pagamento por aproximação dificulta os golpes. Isso porque, por ser mais ágil, reduz o tempo de uso do celular ou cartão na hora de fazer as compras.

Além disso, a aproximação elimina a chance da vítima escanear um QR Code enganoso. “As transações também são criptografadas, aumentando ainda mais a proteção do consumidor”, explica.

Outro ponto positivo para o pagamento por aproximação durante o Carnaval é que os limites de pagamento são personalizáveis e valores altos requerem autenticação via biometria ou senha antes de serem concluídos.

Porém, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) indica desabilitar temporariamente o pagamento por aproximação, deixando apenas a possibilidade de pagamento por inserções dos cartões nas maquininhas.

“Caso o cliente queira manter a função de pagamento por aproximação, recomendamos que o cadastramento dos cartões de crédito seja feito apenas no aplicativo wallet dos smartphones, utilizando o pagamento por aproximação pelo celular. O cartão de crédito só ficará ativo na carteira do aparelho após o desbloqueio do celular através de mecanismos de segurança de cada banco”, recomenda Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da entidade.

Outra medida indicada pela Febraban é que o folião fique atento na hora dos pagamentos, evitando utilizar maquininhas com visor quebrado. A instituição ainda ressalta que o visor deve exibir apenas asteriscos no campo da senha.

*Com informações da Agência Brasil

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVAS REGRAS

Banco Central determina exclusão de chaves Pix atreladas a CPFs e CNPJs irregulares para coibir golpes e fraudes

7 de março de 2025 - 14:48

Autarquia também determinou que chaves Pix associadas a nomes diferentes dos registrados na Receita ou com problemas de grafia sejam ajustados, e instituições financeiras podem ser punidas se falharem na fiscalização

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Confete e serpentina na bolsa: Véspera de Carnaval inspira cautela no Ibovespa após tombo da Petrobras

28 de fevereiro de 2025 - 8:47

Investidores seguem repercutindo balanço da Petrobras e se preparam para feriado prolongado enquanto bolsas seguem abertas mundo afora

AGENDA DA FOLIA

Vai ter pregão no Carnaval? Veja como vão funcionar a B3, bancos, balanços, Correios e transporte público no feriado

28 de fevereiro de 2025 - 6:59

A data não é feriado nacional, mas impacta o funcionamento do transporte público, dos bancos, dos Correios e do mercado financeiro

NOVIDADE OPEN FINANCE

Cartão de débito em xeque: Pix por aproximação começa nesta sexta (28); veja como funciona a nova modalidade e saiba se é segura

28 de fevereiro de 2025 - 6:32

Novidade permite efetuar pagamentos por Pix apenas aproximando o celular da maquininha; veja quais cuidados tomar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como não ser pego de surpresa: Ibovespa vai a reboque de mercados estrangeiros em dia de ata do Fed e balanço da Vale

19 de fevereiro de 2025 - 8:21

Ibovespa reage a resultados trimestrais de empresas locais enquanto a temporada de balanços avança na bolsa brasileira

OTIMIZANDO OPERAÇÕES BANCÁRIAS

Pix no WhatsApp: BTG Pactual lança inteligência artificial para facilitar transações financeiras pela plataforma; veja como funciona

18 de fevereiro de 2025 - 18:31

Ferramenta é capaz de interpretar textos, áudios e imagens para realizar as operações comandadas pelo cliente e que vão além do Pix

BRASIL CRIPTO

Criptomoedas, stablecoins e Drex: o que pensa Gabriel Galípolo sobre o futuro do dinheiro digital

6 de fevereiro de 2025 - 18:32

Em conferência na Cidade do México, o presidente do Banco Central brasileiro expressou preocupações com os riscos das stablecoins no país e destacou o Drex como aposta do BC

PASSA PIX?

Nem pesos, nem dólar blue: turistas brasileiros vão poder usar Pix na Argentina; veja como

4 de fevereiro de 2025 - 17:45

Solução do Mercado Pago será liberada progressivamente para empreendedores argentinos que usam maquininha da empresa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Super-juros, ativar: Ibovespa busca recuperação improvável em dia de Fed, Copom e reação a relatório de produção e vendas da Vale

29 de janeiro de 2025 - 8:04

Investidores antecipam interrupção de corte de juros nos EUA e aumento da taxa Selic no Brasil na primeira Super Quarta de 2025

SALDO POSITIVO

Fim da polêmica? Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro após onda de polêmicas e fake news

28 de janeiro de 2025 - 19:11

Onda de notícias falsas sobre taxação do Pix fez o volume de transações cair 13,4% no início do mês, em meio à polêmica com instrução normativa da Receita Federal

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Depois do bombardeio: Ibovespa repercute produção da Petrobras enquanto mundo se recupera do impacto da DeepSeek

28 de janeiro de 2025 - 7:59

Petrobras reporta cumprimento da meta de produção e novo recorde no pré-sal em 2024; Vale divulga relatório hoje

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Erro de diagnóstico

27 de janeiro de 2025 - 20:00

A essência do problema da conjuntura brasileira reside na desobediência às sinalizações do sistema de preços, que é um dos pilares do bom funcionamento do capitalismo

NA CONTA DO PIX

Avaliação negativa sobre Lula aumenta e polêmica com Pix ainda pressiona o governo – mas não é único motivo para desaprovação, indica pesquisa Genial/Quaest

27 de janeiro de 2025 - 12:57

Aprovação do presidente Lula diminui e maiores quedas são vistas na base eleitoral do governo – além de que tentativas de reverter o cenário têm sido mal avaliadas pela população

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o sonho acaba: Ibovespa fica a reboque de Wall Street em dia de agenda fraca

22 de janeiro de 2025 - 8:22

Investidores monitoram Fórum Econômico Mundial, decisões de Donald Trump e temporada de balanços nos EUA e na Europa

MEIOS DE PAGAMENTO

Golpes por Pix: perdas financeiras no Brasil devem chegar a R$ 11 bilhões em 2028, segundo estudo; confira 10 dicas para se proteger

21 de janeiro de 2025 - 19:35

Projeções apontam que os Estados Unidos devem liderar ranking global de golpes, com R$ 12,46 bilhões em perdas financeiras por meios de pagamento instantâneos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Donald Trump 2T1E: Ibovespa começa semana repercutindo troca de governo nos EUA; BC intervém no dólar pela primeira vez em 2025

20 de janeiro de 2025 - 7:48

Enquanto mercados reagem à posse de Trump, Banco Central vende US$ 2 bilhões em dois leilões de linha programados para hoje

SALDO NEGATIVO

A polêmica continua: 67% da população acredita que Pix ainda pode ser taxado – e a culpa da confusão é do governo, indica pesquisa Quaest

18 de janeiro de 2025 - 15:21

De acordo com o diretor da Quaest, a confusão sobre taxação do Pix gerou desconfiança da população em relação ao governo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre a paciência e a ansiedade: Ibovespa se prepara para posse de Trump enquanto investidores reagem a PIB da China

17 de janeiro de 2025 - 8:15

Bolsas internacionais amanhecem em leve alta depois de resultado melhor que o esperado da economia chinesa no quarto trimestre de 2024

POLÊMICA COM O LEÃO

Após revogar norma sobre o Pix, governo tenta desfazer confusão sobre “taxação”: cobrança adicional de taxa por transação está proibida; entenda 

16 de janeiro de 2025 - 18:11

Segundo medida provisória, governo considera cobrança adicional como prática abusiva e infrator pode ser punido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Nova Zelândia é aqui: Ibovespa tenta manter recuperação em dia de IBC-Br e varejo nos EUA depois de subir quase 3%

16 de janeiro de 2025 - 8:02

Enquanto a temporada de balanços começa em Wall Street, os investidores buscam sinais de desaquecimento econômico no Brasil e nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar