Selic sobe para 11,25% ao ano e analista aponta 8 ações para buscar lucros de até 87,5% ‘sem bancar o herói’
Analista aponta ações de qualidade, com resultados robustos e baixo nível de endividamento que ainda podem surpreender investidores com valorizações de até 87,5% mais dividendos

Na última quarta-feira (6), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu elevar mais uma vez a Selic em 0,50 p.p. Com isso, a taxa básica de juros passou de 10,75% para 11,25% ao ano.
Mas se engana quem pensa que, com essa notícia, o jogo está perdido para as ações. Embora seja verdade que, com a alta dos juros, a atratividade da renda fixa se sobreponha a dos ativos listados em bolsa, isso não significa que não existam mais boas oportunidades nesta classe de ativos.
Pelo menos é nisso que acredita Larissa Quaresma, analista da Empiricus. Ela é a responsável pela carteira que seleciona as 10 ações mais promissoras de cada mês para investir e as recomenda para os investidores interessados.
Na sua seleção, a analista busca recomendar empresas com resultados robustos, boas geradoras de caixa, com baixo nível de alavancagem e, em alguns casos, que não sejam tão prejudicadas pela alta dos juros.
E a boa notícia é que, entre as empresas selecionadas, há 8 que atualmente reservam uma perspectiva de valorização acima da Selic. O potencial varia de 17% a 87,5%, de acordo com os preços-alvo estipulados para cada um dos papéis, na visão da analista. Isso sem contar os dividendos, que podem exponencializar esses retornos.
De acordo com Quaresma, “não é hora de ser herói”. Ainda que tenhamos um ajuste fiscal – que hoje é o principal gatilho para alavancar a bolsa –, a realidade empresarial deve ser progressivamente impactada pela Selic em alta.
“O impacto deve ser menor do que no ciclo de alta de 2021-2022, quando a Selic saiu de 2,0% para 13,75%. Ainda assim, os juros altos devem pressionar as despesas financeiras das empresas mais alavancadas, assim como a demanda por produtos mais dependentes de crédito”, explicou.
Por essa razão, a analista prefere não correr muitos riscos para capturar a queima de prêmios nos juros, quando esse ajuste vier, e prefere seguir com os “generais”. Ou seja, ações de empresas em boa forma operacional, baixo endividamento e boa projeção de crescimento.
Além disso, Quaresma ressalta que permanece com uma carteira defensiva, com 20% de alocação no setor financeiro e 25% no setor elétrico.
GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS PROMISSORAS DE NOVEMBRO (8 DELAS PODEM VALORIZAR ACIMA DA SELIC)
PSSA3, EQTL3 e mais: saiba quais são as ações com potencial de lucro acima da taxa de juros
Pensando em tudo isso, entre as ações recomendadas por Quaresma, estão os papéis da Porto Seguro (PSSA3). A diversificação dos negócios da seguradora começou a render frutos, com as verticais de Saúde, Banking e Serviços representando 43% do resultado da companhia.
Assim, a Porto vem se tornando menos dependente do seguro de automóveis, que foi a origem do seu negócio, mas que hoje representa menos da metade do seu resultado, conforme explica a analista.
Com isso, a perspectiva é de expansão do ROE (retorno sobre o patrimônio) no curto e médio prazos, já que as novas verticais são mais rentáveis que o seguro auto e estão em ritmo de crescimento acelerado. Para essa ação, Quaresma estima um upside de 17%, além de um dividend yield estimado superior a 6%.
Além da Porto, ela também está apostando nas ações da Equatorial (EQTL3), como parte da estratégia de investir no setor elétrico. Por atuar em segmentos de necessidade básica (distribuição e transmissão de energia e saneamento), seus resultados são menos sensíveis em um potencial cenário de desaceleração econômica mais forte.
Além disso, a analista destaca que espera melhora nos resultados das concessões de distribuição elétrica em processo de turnaround (reestruturação). E, dado que a Equatorial é acionista de referência da Sabesp, há também um grande potencial de geração de valor para os acionistas através do ganho de eficiência e da universalização de serviços.
Por tudo isso, Quaresma está recomendando as ações com um preço-alvo de R$ 39,00, o que, na cotação atual, significa um upside de cerca de 22%, além dos dividendos esperados pela companhia, que faz parte de um setor que reconhecidamente paga dividendos “gordos”.
Mas é claro que essas são apenas 2 das ações recomendadas pela analista para poder capturar lucros acima da Selic. Além delas, há mais 6 ações com potencial de saltarem até 87,5%, bem acima da atual taxa de juros.
E a boa notícia é que você pode ter acesso a todas as indicações de maneira gratuita.
GRATUITO: CONHEÇA AS 10 AÇÕES MAIS PROMISSORAS DE NOVEMBRO (8 DELAS PODEM VALORIZAR ACIMA DA SELIC)
Carteira gratuita: conheça todas as ações que podem valorizar acima da Selic atual
A carteira de ações recomendada pela analista Larissa Quaresma está disponível para qualquer investidor interessado como cortesia. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para consultar todas as indicações.
Nesta carteira, você vai encontrar 10 ações para investir em novembro, sendo que 8 delas podem entregar valorizações acima da taxa Selic atual, de acordo com os cálculos de Quaresma.
Portanto, para acessar a carteira completa e consultar todas as indicações, basta clicar no link abaixo e preencher os seus dados. Um e-mail chegará para você em instantes com o acesso gratuito às recomendações.
Lembre-se: você não pagará nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com todas as informações que vai encontrar:
Gafisa (GFSA3) recebe luz verde para grupamento de 20 por 1 e ação dispara mais de 10% na bolsa
Na ocasião em que apresentou a proposta, a construtora informou que a operação tinha o intuito de evitar maior volatilidade e se antecipar a eventuais cenários de desenquadramento na B3
Santander (SANB11) divulga lucro de R$ 3,9 bi no primeiro trimestre; o que o CEO e o mercado têm a dizer sobre esse resultado?
Lucro líquido veio em linha com o esperado por Citi e Goldman Sachs e um pouco acima da expectativa do JP Morgan; ações abriram em queda, mas depois viraram
‘Boas empresas seguem uma aposta assimétrica’: analista revela ações que estão baratas mesmo com o Ibovespa nas máximas
A bolsa brasileira já valorizou mais de 12% neste ano, mas esta analista acredita que há espaço para mais e defende 10 ações que podem se destacar neste cenário
Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado
Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos
Como fica a rotina no Dia do Trabalhador? Veja o que abre e fecha nos dias 1º e 2 de maio
Bancos, bolsa, Correios, INSS e transporte público terão funcionamento alterado no feriado, mas muitos não devem emendar; veja o que muda
Azul (AZUL4) volta a tombar na bolsa; afinal, o que está acontecendo com a companhia aérea?
Empresa enfrenta situação crítica desde a pandemia, e resultado do follow-on, anunciado na semana passada, veio bem abaixo do esperado pelo mercado
Para Gabriel Galípolo, inflação, defasagens e incerteza garantem alta da Selic na próxima semana
Durante a coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2024, o presidente do Banco Central reafirmou o ciclo de aperto monetário e explicou o raciocínio por trás da estratégia
Resultados da Gerdau (GGBR4) vêm próximos ao esperado pelo mercado; analista responde se é hora de comprar as ações
Mesmo com preços do aço pressionados e ambiente de guerra comercial, siderúrgica está ‘superando dificuldades’ do setor, afirma analista; confira
JP Morgan rebaixa Caixa Seguridade (CXSE3) para neutra após alta de 20% em 2025
Mesmo com modelo de negócios considerado “premium”, banco vê potencial de valorização limitado, e tem uma nova preferida no setor
Prio (PRIO3): banco reitera recomendação de compra e eleva preço-alvo; ações chegam a subir 6% na bolsa
Citi atualizou preço-alvo com base nos resultados projetados para o primeiro trimestre; BTG também vê ação com bons olhos
Santander (SANB11), Weg (WEGE3), Kepler Weber (KEPL3) e mais 6 empresas divulgam resultados do 1T25 nesta semana – veja o que esperar, segundo o BTG Pactual
De olho na temporada de balanços do 1º trimestre, o BTG Pactual preparou um guia com suas expectativas para mais de 125 empresas listadas na bolsa; confira
Tupy (TUPY3): Com 95% dos votos a distância, minoritários devem emplacar Mauro Cunha no conselho
Acionistas se movimentam para indicar Cunha ao conselho da Tupy após polêmica troca do CEO da metalúrgica
Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA
Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo
Mesmo investimentos isentos de Imposto de Renda não escapam da Receita: veja por que eles precisam estar na sua declaração
Mesmo isentos de imposto, aplicações como poupança, LCI e dividendos precisam ser informadas à Receita; veja como declarar corretamente e evite cair na malha fina com a ajuda de um guia prático
Trump quer brincar de heterodoxia com Powell — e o Fed que se cuide
Criticar o Fed não vai trazer parceiros à mesa de negociação nem restaurar a credibilidade que Trump, peça por peça, vem corroendo. Se há um plano em andamento, até agora, a execução tem sido tudo, menos coordenada.
Copom busca entender em que nível e por quanto tempo os juros vão continuar restritivos, diz Galípolo, a uma semana do próximo ajuste
Em evento, o presidente do BC afirmou que a política monetária precisa de mais tempo para fazer efeito e que o cenário internacional é a maior preocupação do momento
Agrishow, a maior feira do agronegócio do país, começa hoje (28): saiba o que pode movimentar o setor em 2025
Veja como acompanhar os destaques da Agrishow 2025 mesmo à distância com a cobertura do Agro Times, editoria de agronegócio do Money Times
Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços
Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana
Nova temporada de balanços vem aí; saiba o que esperar do resultado dos bancos
Quem abre as divulgações é o Santander Brasil (SANB11), nesta quarta-feira (30); analistas esperam desaceleração nos resultados ante o quarto trimestre de 2024, com impactos de um trimestre sazonalmente mais fraco e de uma nova regulamentação contábil do Banco Central
Não foi suficiente? Usiminas (USIM5) registrou lucro líquido 9 vezes maior no 1T25, mas analistas recomendam outras 3 ações do setor
Entre as ações do setor recomendadas pelo BTG Pactual, está uma empresa que pode quase triplicar o Ebitda no 1º trimestre de 2025; veja quais são
FI-Infras apanham na bolsa, mas ainda podem render acima da Selic e estão baratos agora, segundo especialistas; entenda
A queda no preço dos FI-Infras pode ser uma oportunidade para investidor comprar ativos baratos e, depois, buscar lucros com a valorização; entenda
OPA do Carrefour (CRFB3): de ‘virada’, acionistas aprovam saída da empresa da bolsa brasileira
Parecia que ia dar ruim para o Carrefour (CRFB3), mas o jogo virou. Os acionistas presentes na assembleia desta sexta-feira (25) aprovaram a conversão da empresa brasileira em subsidiária integral da matriz francesa, com a consequente saída da B3