O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Para Larissa Quaresma, da Empiricus, o rali de fim de ano não pode ser completamente descartado e a bolsa brasileira ainda reserva boas oportunidades de investimento
É verdade que a bolsa brasileira não vive seu melhor momento. Após a divulgação de um ajuste fiscal aquém do esperado por parte do governo, somado à isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês, o Ibovespa derreteu.
No ano, o principal índice da bolsa acumula queda de -5% e chegou a negociar a 124 mil pontos na última semana, frente à decepção e à incerteza do mercado acerca das últimas notícias.
Com isso, já se estima que o Copom (Comitê de Política Monetária) eleve a Selic em 0,75 p.p na próxima reunião, marcada para os próximos dias 10 e 11 de dezembro, de acordo com a projeção de analistas. Assim, a taxa básica de juros deve atingir 12% ao ano.
Em torno de tantas notícias negativas, o pessimismo tomou conta do mercado e há quem diga que as oportunidades na bolsa brasileira já se esgotaram e é hora de “pular fora”.
No entanto, Larissa Quaresma, analista da Empiricus, discorda. Na visão dela, apesar de termos perdido o grande gatilho que tínhamos à vista para a bolsa – que era o ajuste fiscal –, isso não significa que a bolsa brasileira deixou de ser interessante.
“Nessas horas em que o mercado está muito pessimista, é quando costuma aparecer um gatilho do além, que gera uma cascata positiva de reapreçamento”, afirma.
Para a analista, a bolsa está estupidamente barata agora e costuma ser justamente nesses momentos que surgem boas oportunidades para ganhar dinheiro.
Por esse motivo, ela também não deixa de acreditar na possibilidade de um rali de fim de ano: “descartar um rali de fim de ano agora é pedir pra errar”, disse.
Assim, Quaresma selecionou as ações com maior potencial para investir em dezembro, levando em conta o contexto desafiador atual, e as recomendou em uma carteira de acesso gratuito. Para poder acessar, basta clicar no link abaixo:
Para dezembro, Larissa destaca que está priorizando mais defensividade. “O juro subiu rapidamente no 2º semestre, isso pesa sobre as empresas mais alavancadas. Por isso, estamos preferindo setores menos cíclicos e empresas menos alavancadas”, disse.
Em outras palavras, a analista está preferindo recomendar ações menos dependentes de variáveis macroeconômicas como o dólar e os juros, ou que sejam ajudadas por esses dois fatores, e que tenham um nível de endividamento menor.
Um desses setores, para ela, é o financeiro. Trata-se de um setor menos cíclico e que tende a se manter rentável mesmo em cenários mais desfavoráveis para a bolsa. Assim, ela aumentou 25% da exposição da carteira em ações do segmento, sendo 15% em bancões, 5% em seguradoras e outros 5% no mercado de capitais.
Um dos destaques da carteira para esse segmento é a BR Partners (BRBI11). É uma novidade de dezembro de uma ação em que a analista enxerga bom potencial de valorização, pagamento de dividendos e alto nível de rentabilidade.
Mas a analista destaca que o setor elétrico também ocupa boa parte da carteira. “Outros 25% estão nele, com duas empresas, uma geradora e uma distribuidora de energia”, explica. As elétricas têm uma natureza pouco cíclica, muito resiliente e são conhecidas como excelentes pagadoras de dividendos.
Uma das recomendações de Quaresma para esse setor é a Eletrobras (ELET6). Na visão dela, a ação tem ganhado cada vez mais relevância após a privatização e uma resolução de conflitos com a União pode destravar muito valor para a empresa.
Mas é claro que essas são apenas duas indicações de dezembro. Além delas, há mais 8 ações que estão no radar de Larissa Quaresma para o mês. Trata-se de ações de diferentes setores da economia, mas que têm alguns pontos em comum:
Assim, a boa notícia é que você pode conhecer todas essas indicações de forma totalmente gratuita. Para isso, basta clicar no link abaixo:
Todos os meses, Larissa Quaresma “garimpa” a bolsa brasileira em busca das 10 ações com maior potencial de valorização e as recomenda aos investidores. E a carteira do mês de dezembro já está disponível para qualquer pessoa interessada.
Você acaba de conhecer dois nomes da carteira: BR Partners (BRBI11) e Eletrobras (ELET6). Mas, além destes, há outros 8 papéis de empresas que a analista enxerga um bom potencial para essa reta final do ano.
Essa carteira foi disponibilizada como cortesia pelo Seu Dinheiro. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma para poder acessar todas as indicações.
Por isso, sugiro que você libere o seu acesso gratuito no link abaixo e conheça todas as indicações de Quaresma. Depois você pode decidir se essas recomendações fazem sentido para o seu patrimônio ou não:
BTG Pactual atualiza sua carteira para abril e recomenda BTLG11, KNCR11, KNIP11 e mais 12 FIIs para investir agora
Em meio a mercados pressionados pelo conflito no Oriente Médio, analistas da Empiricus trazem atualizações em sua seleção de ações para dividendos; confira destaques
No SD Select, a área de conteúdos exclusivos do Seu Dinheiro, você acessa assistente virtual, série de videoaulas e dois e‑books com tudo o que precisa saber para declarar o IR com autonomia e segurança
BTG Pactual ajusta carteira de ações internacionais para abril e, além Coca-Cola, seleciona mais 14 ativos para investir agora; confira
O BTG Pactual realizou dois ajustes no portfólio de small caps para abril; veja as ações indicadas para o mês
BTG Pactual inclui nomes ligados a commodities, habitação popular e infraestrutura em carteira de dividendos
O BTG Pactual realizou ajustes estratégicos na carteira recomendada de ações para abril; confira
Neste ano, o Seu Dinheiro lançou uma ferramenta gratuita para os contribuintes ficarem longe de problemas com a Receita Federal; confira
Playlist no YouTube ajuda a entender todos os detalhes sobre o Imposto de Renda; confira
Em relatório recente, Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, aponta como o cenário macroeconômico atual pode abrir uma oportunidade de renda mensal; confira
O Seu Dinheiro criou uma assistente virtual que te ajuda a ganhar autonomia e confiança na hora de declarar o seu Imposto de Renda; confira
Conflito no Irã influencia alta de preços, mas o pano de fundo para um novo ciclo das commodities é mais amplo; Matheus Spiess, da Empiricus Research, vê potencial em ETF focado nesse setor
Em relatório gratuito, analista detalha ETF com exposição a commodities para quem busca lucrar com superciclo que pode estar à vista
Analistas do BTG Pactual recomendam outra empresa de saneamento em carteira de small caps que sobe 6.686%; veja
Conheça as visões de analistas do BTG Pactual sobre a estatal; relatório para quem busca bons dividendos ainda inclui mais uma petrolífera
O BTG Pactual lançou a atualização de março da sua carteira recomendada de small caps; conheça quem entrou, saiba os motivos e descubra quem saiu
Corte na Selic é visto como o principal “gatilho” de alta da bolsa brasileira em 2026, mas surpresas negativas podem ser um obstáculo, segundo analista
A disrupção da picape Cybertruck ou a eficiência do novo iPhone 17? Para investir em BDRs, os analistas do BTG Pactual escolheram a Apple no lugar da Tesla; veja o motivo
Carteira recomendada do banco acaba de passar por rebalanceamento, e o peso do RBRR11 no portfólio foi reduzido pela metade; veja mais detalhes
Novo conglomerado de saúde do Bradesco já recebe altas expectativas do mercado; analistas do BTG aproveitam para antecipar recomendação de investimento no grupo OdontoPrev (ODPV3) em sua carteira de dividendos
O banco atualizou sua carteira recomendada de ações, a 10SIM, para março; confira também como ficam petróleo e ouro diante da guerra entre Estados Unidos e Irã
Segundo analistas da Empiricus, essa petroleira em especial é uma das mais beneficiadas pela alta da commodity, mas com o diferencial de ser uma excelente geradora de caixa em qualquer cenário