O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Analista vê sinais de que a Vale “está embarcando em um momento operacional mais favorável”; saiba o que fazer com a ação

A Vale (VALE3) deixou “sinais positivos” na prévia operacional referente ao terceiro trimestre de 2024 (3T24), na visão do analista Ruy Hungria, da Empiricus.
Enquanto o consenso apontava para uma produção de cerca de 86 milhões de toneladas métricas (Mt) de minério de ferro no período, a mineradora entregou 90,9 milhões – altas de 13% e 5,5% na comparação com o 2T24 e o 3T23, respectivamente.
“Esse crescimento está diretamente relacionado ao melhor desempenho no S11D no Sistema Norte e de Itabira e Brucutu no Sistema Sudeste, depois de uma série de paradas para manutenções e outros problemas que afetaram os trimestres anteriores”, avaliou o analista.
A mineradora também revisou para cima o seu guidance de produção de minério de ferro em 2024, que passou de 310-320 milhões de toneladas métricas para 323-330 Mt.
Apesar da alta na produção, as vendas de minério no 3T24 (81,3 Mt) cresceram menos, com alta de 2,6% em relação ao 2T24 e 1,6% na comparação com o 3T23.
Segundo o analista, as vendas foram “impactadas pela formação de 5,5 Mt de estoques em trânsito, que devem ser convertidos em vendas no 4T24.”
A queda na cotação do minério de ferro também puxou os preços realizados pela Vale para baixo, como já era esperado.
“Por outro lado, a companhia conseguiu melhorar o prêmio all-in com ajuda de um melhor mix de vendas e produtos com menor teor de sílica, algo que já havia sinalizado no primeiro semestre”, afirmou Hungria.
Em meio ao ano complicado – as ações caíram mais de 20% até o fechamento de terça-feira (15) –, é natural se questionar se a boa sinalização no trimestre é um indicativo que o cenário pode ser mais positivo para a Vale.
Na avaliação de Ruy Hungria, o relatório deixou um sinal positivo para os investidores nesse sentido.
“Depois de alguns anos com volumes em queda e soluços operacionais, a prévia positiva e o aumento do guidance deixam sinais de que a Vale está embarcando em um momento operacional mais favorável.”
No entanto, o analista pondera que ainda existem questões que pesam sobre a tese, como os ressarcimentos que envolvem a Samarco relacionados ao rompimento da barragem de Mariana (MG), as renovações de ferrovias e o momento delicado vivido pelo mercado imobiliário Chinês.
Ainda assim, “o valuation deprimido e o dividend yield interessante indicam que já tem muito pessimismo embutido nos preços atuais, o que deixa a assimetria favorável.”
Por isso, a Vale (VALE3) é uma recomendação da Empiricus para os investidores que buscam dividendos.
Apesar de ser uma recomendação da Empiricus para buscar dividendos, a Vale não está na seleção feita pelo analista Ruy Hungria das cinco melhores pagadoras de dividendos para comprar em outubro.
A carteira é composta por empresas sólidas e que unem:
“Não quero abrir mão de ter ativos baratos e que possam se valorizar. [...] Muita gente escolhe ações de dividendos se baseando apenas no dividend yield. Mas não olha para o negócio, não interpreta se aquele negócio está em um momento bom ou entrando em decadência”, destaca Ruy Hungria.
A boa notícia é que você pode conferir a carteira completa do analista sem burocracia e disponibilizada de forma 100% gratuita aos leitores do Seu Dinheiro.
Para isso, basta clicar aqui ou no botão abaixo:
SD Select
SD Select
SD Select
SD Select
SD Select
SD SELECT
Conteúdo SD Select
SD Select
Conteúdo SD Select
SD Select
SD Select
SD Select
Conteúdo SD Select
SD Select
SD Select
SD Select
SD Select
Conteúdo SD Select
SD Select
SD Select
SD Select
SD Select