🔴 NOVA META: ATÉ R$ 3.000 POR DIA COM DUAS OPERAÇÕES – CONHEÇA O INDICADOR X

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo SD Select

10 dias para entregar a declaração do Imposto de Renda: tudo o que você precisa saber para não perder o prazo

Prepare-se com antecedência e evite correrias de última hora com esse guia completo

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
21 de maio de 2024
12:00 - atualizado às 8:42
imposto de renda 2024 receita federal
Imagem: Canva/Divulgação / Montagem: Bruna Martins

Você piscou e o prazo final para entregar a declaração do Imposto de Renda já está terminando. Em apenas 10 dias estaremos na data limite para prestar contas com o Leão e estar em dia com o Fisco. 

Neste ano, são esperadas 43 milhões de declarações. Se você ainda não faz parte do grupo que cumpriu esta obrigação, chegou a hora de apertar o passo e colocar esta tarefa na sua lista de prioridades.

O prazo para entrega final é até às 23h59 do dia 31 de maio. Depois disso, existem consequências que podem ir desde multa até acusação de crime federal por sonegação de imposto.

Fuja das consequências de não se acertar com o Fisco

O primeiro prejuízo daquele que não envia sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo é a cobrança de multas, que iniciam a partir de R$ 165,74 e podem chegar a até 20% do valor do imposto devido. 

E, vamos combinar, pagar uma multa só porque deixou o calendário correr é a mesma coisa que deixar seu dinheiro escorrer pelo ralo. Ainda, se a multa não for paga em 30 dias, você terá que arcar com juros.

Além da multa, as consequências de fugir do Leão podem trazer outros problemas. O CPF pode ser classificado como irregular e isto pode te impedir de tirar passaporte, fazer movimentações financeiras, obter crédito e até assumir cargos públicos.

Então, se você está planejando fazer uma viagem internacional, financiar um carro, pedir um cartão de crédito ou prestar um concurso público, o Leão merece a sua atenção.  

Por isso, o melhor para evitar dores de cabeça é garantir que sua declaração seja entregue dentro do prazo estipulado.

Como fazer a sua declaração do Imposto de Renda: veja manual para evitar erros

A boa notícia é que você não precisa contratar um contador especializado. Com a orientação certa, é possível fazer tudo sozinho e ainda economizar alguns trocados. 

O primeiro passo é separar e organizar todos os documentos, abrangendo os pessoais, como CPF e título de eleitor, comprovantes de renda, comprovantes de bens e imóveis e recibos de gastos com saúde e educação. 

Então, sabe todos aqueles e-mails de informes de rendimentos que os bancos e corretoras que você possui conta te enviaram há alguns meses? Chegou a hora de resgatá-los e organizá-los.

Com os documentos em mãos, é preciso se atentar a todos os detalhes que precisam ser declarados, verificar suas aplicações financeiras e eventuais lucros obtidos com seus investimentos. 

Isso vale para Tesouro Direto, CDBs, ações, fundos, FIIs e, inclusive, criptomoedas. Mesmo investimentos isentos de tributação, como poupança, LCI e LCA, devem ser declarados.

Depois, é preciso escolher a plataforma para realizar seu preenchimento. Você pode fazer a declaração online, baixar o programa para computador ou instalar o aplicativo para celular ou tablet.

Feito isso, preencha as informações de acordo com os seus documentos. Você pode optar pela declaração pré-preenchida, que agiliza o processo.

Cuidados para não cair na malha fina

O Fisco está cada vez mais moderno e consegue cruzar informações com mais agilidade, o que significa que um simples erro de preenchimento pode levar o contribuinte a cair na malha fina.

Isso acontece quando a Receita encontra inconsistências nas informações enviadas e a declaração fica retida. Em 2023, cerca de 3,1% das declarações tiveram esse fim. Ou seja, mais de 1,3 milhão de contribuintes precisaram dar um passo atrás e regulamentar suas declarações.

Entre os principais problemas estão valores incorretos, rendimentos omitidos, informações cadastrais erradas, ou até mesmo a falta de documentos que comprovem as informações declaradas.

Quando isso ocorre, você não poderá receber a sua restituição até que todas as informações sejam retificadas e devidamente comprovadas.

Por isso, é preciso seguir alguns cuidados ao preencher a sua declaração.  Estar atento aos documentos e buscar informações de qualidade que te orientem sobre as minúcias da declaração vão te ajudar a evitar problemas.

A declaração do Imposto de Renda não precisa ser um ‘leão’ de 7 cabeças

Não podemos negar que a obrigação com o Fisco é burocrática e não tem nada de divertido, mas podemos torná-la um pouco mais fácil e rápida de ser realizada.

Para te ajudar a riscar esta tarefa da sua lista o mais rapidamente possível, o portal Seu Dinheiro está disponibilizando um compilado de materiais de forma totalmente gratuita.

São dois e-books, o Guia do Imposto de Renda 2024 e o Guia de Investimentos no IR 2024, e mais um curso completo em vídeo com tutoriais detalhados dentro do programa da própria Receita Federal. 

Julia Wiltgen é uma repórter especializada em Imposto de Renda e todos os anos se dedica a estudar as mudanças e novas regras da Receita Federal, com extensa pesquisa e consulta a especialistas, para ajudar seus leitores a fazerem suas declarações de forma eficaz. 

No guia, você terá acesso ao passo a passo completo para fazer sua declaração de forma independente, sem precisar contratar contadores, com a segurança que terá a informação certa para evitar erros e omissões que podem te levar para a malha fina.

Você vai aprender do ‘zero’ e ainda contará com dicas para ‘turbinar’ a sua restituição e, assim, poder maximizar o seu “Pix” do governo. O material é útil tanto para quem vai declarar pela primeira vez, quanto para quem já declarou anteriormente e precisa conhecer as novas regras

Lembre-se: o prazo para entrega é até às 23h59 do dia 31 de maio. O dia final é uma sexta-feira após o feriado de Corpus Christi, uma excelente data para emendar um fim de semana de quatro dias. Não deixe que esta tarefa estrague sua folga. 

Baixe já o seu guia de IR para fazer sua declaração o mais rápido possível, sem dúvidas e com a segurança de estar preenchendo com a informação adequada. Para ter acesso ao material, basta clicar no link abaixo e preencher o formulário com seus dados:

Compartilhe

Conteúdo SD Select

Diversificação, equilíbrio e baixa correlação: os 3 pilares de um portfólio vencedor

6 de junho de 2024 - 16:44

Cássio Bambirra, da One Investimentos, explica pré-requisitos para montar uma carteira e revela estratégia para o mês de junho

Conteúdo SD Select

Imposto de Renda 2024: vai declarar pela primeira vez? Saiba por onde começar neste guia gratuito

18 de maio de 2024 - 16:00

Veja o passo a passo inicial e tire todas as suas dúvidas no material feito por Julia Wiltgen, jornalista especialista em IR

SD Select

Nem Nvidia (NVDC34), nem Tesla (TSLA34): veja qual das ‘Magnificent Seven’ é a preferida dos analistas para investir agora

17 de maio de 2024 - 14:00

Apenas uma das Sete Magníficas foi unânime e esteve presente em todas as cinco carteiras analisadas pelo Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro; entenda

SD Select

VISC11 é novamente o FII mais recomendado do mês; BTLG11, XPML11 e KNRC11 completam o pódio

15 de maio de 2024 - 8:00

Vinci Shopping Centers (VISC11) é o primeiro colocado do pódio de recomendações pelo segundo mês consecutivo – outros 7 FIIs dividem a segunda posição; confira

SD Select

Queridinhas do mercado: Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Itaú (ITUB4), Cyrela (CYRE3) e Weg (WEGE3) são as ações mais recomendadas de maio

14 de maio de 2024 - 16:00

Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, pesquisou carteiras recomendadas de grandes instituições e compilou as ações mais mencionadas; confira

Conteúdo SD Select

‘Tem bastante oportunidade na mesa’: veja a alocação ideal da carteira para maio, segundo sócio da Ethimos Investimentos

13 de maio de 2024 - 8:48

Leonardo Costa explicou cenário e deu sugestões durante o programa Onde Investir em Maio

SD Select

‘Nunca fiquei esperando ser convidada’: ‘Chefonas’ de estatais brasileiras comentam cenário e falam sobre papel da mulher no mercado; confira

28 de abril de 2024 - 8:00

Ex-líderes de empresas como Petrobras (PETR4) e Caixa estarão presentes em novo evento gratuito do Market Makers

Macro Summit

‘O jogo de cartas está sendo redistribuído, e ele traz uma boa mão para o Brasil’: Marcos Troyjo, ex-presidente do Banco do BRICS, comenta o cenário geopolítico atual

20 de abril de 2024 - 8:00

Tendências globais na nova geopolítica é o tema do quarto painel do Macro Summit 2024

Macro Summit Brasil

‘Yield no Brasil e ações de tecnologia nos EUA’: para gestor, essa é a combinação vencedora para se ter na carteira de investimentos; entenda

17 de abril de 2024 - 16:00

José Rocha, da Dahlia Capital, e Mariana Dreux, da Itaú Asset, falaram sobre o cenário macroeconômico e seus investimentos preferidos para o momento no Macro Summit Brasil

SD Select

Aposta ousada: relatório ‘elegeu’ ação ‘mal falada’ como a melhor para abril – e até agora acertou

14 de abril de 2024 - 10:00

Empresa passava por turbulências mas mesmo assim foi bancada por recomendações profissionais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar