O dólar já era? Se depender da Rússia, sim. A proposta de Putin para Brasil, China e outros emergentes “esquecerem” de vez a moeda americana
Moscou também já estaria testando uma nova tecnologia de pagamento que pode sinalizar a criação de uma moeda do Brics

No que depender da Rússia, o dólar está com os dias contados no comércio internacional. Moscou apresentou nesta quarta-feira (28) uma proposta para que Brasil, China, Índia e África do Sul — os países que formam originalmente os Brics — usem um sistema financeiro alternativo, que acabe de vez com a dependência da moeda norte-americana.
“Para que o Brics se desenvolva normalmente, precisamos pensar em criar os nossos próprios sistemas financeiros, funcionando independentemente da política, garantindo as relações comerciais entre os nossos países”, afirmou o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, à Bloomberg TV.
A proposta russa inclui o estabelecimento de um sistema de liquidação de pagamentos baseado em tecnologias digitais e blockchain, visando oferecer uma alternativa confiável, econômica e eficiente para transações comerciais entre os países membros.
- VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.
Os testes na Rússia já começaram
A Rússia já estaria testando uma nova tecnologia de pagamento que pode sinalizar a criação de uma moeda do Brics. A ideia de Moscou é criar uma moeda digital baseada em blockchain dentro dos esforços para destronar o dólar no âmbito da economia global.
Segundo Siluanov, os testes devem começar com a China e os países da União Econômica da Eurásia.
O BRICS passou a maior parte de 2023 abraçando a ideia de mudança global em relação ao dólar. O bloco chegou a implementar medidas de desdolarização nas suas políticas. Simultaneamente, procurou aumentar a utilização global das moedas locais.
Leia Também
O Brasil no olho do furacão: o efeito do super El Niño em cada país da América Latina — e como afeta seus investimentos
Russos iniciam fuga do dólar
A fuga do dólar na Rússia ganhou fôlego em 2023. Em uma recente visita à China, o vice-primeiro-ministro russo, Andrei Belusov afirmou que, no ano passado, a utilização do rublo e do yuan no comércio entre os dois países atingiu 95%.
Os dados oficiais mostram que, em 2023, o comércio entre China e Rússia bateu recorde, atingindo mais de US$ 200 bilhões — meta prevista para ser alcançada em 2024.
O crescimento da relação comercial bilateral se intensificou depois que a Rússia invadiu a Ucrânia e os EUA, Europa e aliados impuseram inúmeras sanções a Moscou.
Essa aproximação acabou alterando a composição das transações, com as empresas chinesas ocupando o espaço deixado pelas empresas europeias e japonesas.
*Com informações da Bloomberg e da CNN
CAOS AÉREO
Falha em GPS cancela 80 voos da Azul, afeta mais de 8 mil passageiros e provoca novos transtornos. As demais companhias operam normalmente?
23 de setembro de 2026 - 19:30ROLOU QUÍMICA?
O que você precisa saber sobre o discurso de Lula na ONU — e o que Trump disse também
22 de setembro de 2026 - 13:37O MELHOR ESTÁ POR VIR?
A maré virou para Mark Zuckerberg — Meta sobe quase 15% e analista diz: “agora a empresa tem uma história para contar”
21 de setembro de 2026 - 19:05EFEITO CASCATA
A realidade dos juros em 5% nos EUA: saiba o que acontece com sua carteira se a taxa disparar por lá
20 de setembro de 2026 - 16:45TODO MUNDO QUER SABER
O encontro Trump-Xi vai sair? O que o mercado espera da cúpula — e para onde você deveria estar olhando também
20 de setembro de 2026 - 10:03LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO
Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você
18 de setembro de 2026 - 18:00TEMPO REI
Warren Buffett deixa presidência do conselho da Berkshire: “o tempo sempre vence”; saiba quem assume
18 de setembro de 2026 - 11:50CONTRA A INFLAÇÃO
Fed eleva juros pela 1ª vez em 3 anos — e isso mexe diretamente com seus investimentos
16 de setembro de 2026 - 15:01TEM MÚSCULO
Bolsa americana aguenta juros mais altos; UBS GWM diz onde investir nesse cenário
15 de setembro de 2026 - 18:014X3
Enquanto Brasil debate a escala 6×1, esse país propõe jornada de 32 horas semanais impulsionada pela IA
15 de setembro de 2026 - 15:00PARA OS GATEIROS
País europeu oferece moradia e alimentação gratuitas para quem cuidar de gatos; mas tem um porém
14 de setembro de 2026 - 17:17DEU BOM DIA PARA A IA HOJE?
A IA vai dominar a humanidade: Sam Altman e Elon Musk se juntam ao rival da Anthropic em novo alerta; ações da Nvidia despencam
14 de setembro de 2026 - 14:10IA NO CONTROLE
“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic
12 de setembro de 2026 - 15:18APONTA ESTUDO
País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil
11 de setembro de 2026 - 10:30O ROTEIRO DO CHOQUE
Recessão à vista? Fitch diz o que acontece com a economia mundial se a inteligência artificial virar a vilã dos mercados
9 de setembro de 2026 - 19:01Conteúdo Empiricus
De olho em temas como Oriente Médio, petróleo e decisão de juros nos EUA, Empiricus traz recomendações de BDRs para setembro
9 de setembro de 2026 - 12:59VIRADA NO JOGO
Investidor estrangeiro volta para a bolsa brasileira, mas não compra qualquer coisa; veja o que está no radar do gringo
9 de setembro de 2026 - 12:41MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER
O ‘insuportável’ William Shockley, Prêmio Nobel que perdeu seus principais pesquisadores e criou o Vale do Silício por acidente
7 de setembro de 2026 - 7:14Conteúdo BTG Pactual