Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dá o play!

Óleo no chope da bolsa: como ficam seus investimentos após mais uma intervenção na Petrobras (PETR4)

O podcast Touros e Ursos recebeu Karina Choi, sócia da Cordier Investimentos, para comentar os possíveis impactos da decisão do presidente Lula de demitir Jean Paul Prates da presidência da estatal

Magda Chambriard, presidente da Petrobras (PETR4)
Magda Chambriard, presidente da Petrobras (PETR4) - Imagem: Agência Brasil/ Agência Petrobras/ Canva Pro/ Montagem Seu Dinheiro

A grande notícia corporativa e do mercado de ações brasileiro na última semana certamente foi a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras (PETR4) na terça-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com a fritura do CEO no início do ano, a poeira já havia baixado, então o anúncio pegou o mercado (e os jornalistas) de surpresa.

Para o lugar de Prates, o Ministério de Minas e Energia indicou Magda Chambriard, engenheira química que fez carreira na Petrobras e foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Conheça a executiva e saiba o que ela pensa sobre os temas mais sensíveis aos investidores de PETR4.

Leia também

O governo vai intervir mais na Petrobras e outras empresas?

O episódio reacendeu o não muito adormecido temor do mercado de intervenção do governo na Petrobras e, quem sabe, até em outras estatais e ex-estatais brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, as tensões de Prates com o governo se deram em razão de discordâncias em relação a dois temas que o mercado olha de perto: os futuros investimentos da estatal e a distribuição de dividendos.

Leia Também

VIRADA DE CHAVE

Minério mais barato? Estratégia da Vale (VALE3) para blindar caixa e dividendos passa por cobre e chega ao lítio

CRÉDITO SOB PRESSÃO

A conta dos juros altos está chegando: a “bomba-relógio” que ameaça o caixa das empresas, segundo economista-chefe do Serasa

Para comentar os possíveis impactos da decisão do presidente Lula de substituir Prates na Petrobras e nos investimentos em geral, principalmente em ações, o podcast Touros e Ursos recebeu, nesta semana, Karina Choi, sócia da Cordier Investimentos.

Além de bater um papo comigo e com o Vinícius Pinheiro, Choi também escolheu seus touros e ursos da semana. Para ver o episódio na íntegra, basta clicar aqui ou dar play no tocador abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cartão do Bolsa Família ao lado de notas de reais. 18 de agosto de 2026 - 13:00
Logo do Itaú (ITUB4) 17 de agosto de 2026 - 20:21
Loja das Casas Bahia, empresa da Via (VIIA3) 17 de agosto de 2026 - 18:48
Geovanne Tobias, diretor financeiro (CFO), e Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil (BBAS3). 17 de agosto de 2026 - 18:01
17 de agosto de 2026 - 16:31
Ana Botín, presidente executiva do Grupo Santander. 17 de agosto de 2026 - 16:13
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 17 de agosto de 2026 - 12:10
Ação do Banco do Brasil (BBAS3) como urso na bolsa 17 de agosto de 2026 - 12:03
Logo da Cosan CSAN3 com gráfico de ações 17 de agosto de 2026 - 10:28
Fachada da Raízen roxa e branca 14 de agosto de 2026 - 12:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar