Enem dos concursos ocorre neste domingo (18); confira tudo o que você precisa saber para o dia das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
O chamado Enem dos concursos públicos estava previsto para acontecer em 5 de maio, contudo, com as enchentes no Rio Grande do Sul, a aplicação das provas foi adiada para este domingo (18)

Os concurseiros chegaram à reta final de um dos processos seletivos mais importantes do país. As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão aplicadas neste domingo (18), às 9 horas no turno da manhã e às 14h30 no turno da tarde.
Os mais de 2 milhões de inscritos vão disputar as 6.640 vagas, com salário inicial de R$ 22,9 mil, através da realização de dois exames.
As provas do chamado Enem dos Concursos Públicos estavam previstas inicialmente para ocorrer em 5 de maio. Porém, devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, os exames foram adiados para este fim de semana.
As avaliações serão realizadas em turnos distintos, no mesmo dia. Para a prova do período da manhã, os portões de entrada serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30 (horários de Brasília).
Já no turno da tarde, os concurseiros poderão entrar no local da aplicação do exame a partir das 13h até às 14h (horários de Brasília).
- Quanto poupar por mês para poder se aposentar sem preocupações financeiras? Faça sua simulação GRATUITA aqui
Novo cronograma do CPNU
Além dos horários, os participantes devem ficar atentos às alterações no cronograma do processo seletivo.
Leia Também
Isso porque o procedimento de verificação das condições declaradas para as vagas reservadas aos candidatos pretos e indígenas foi adiado, o que gerou modificações nas datas posteriores.
O Ministério da Gestão optou pela alteração devido ao fato de que a convocação estava prevista para acontecer nos mesmos dias do segundo turno de votações das eleições municipais deste ano.
Dessa forma, o processo, que ocorreria nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado em 2 e 3 de novembro. Apesar da mudança, a divulgação final dos resultados continua prevista para 21 de novembro. Confira como ficou o restante do calendário:
- Resultados preliminares da avaliação de títulos: 4 de novembro
- Prazo para solicitação de recursos da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da autodeclaração: 13 de novembro
- Prazo para solicitação de recursos da avaliação da autodeclaração: 13 e 14 de novembro
- Resultados finais: 21 de novembro
As provas do Concurso Público Nacional Unificado
A aplicação dos exames do Enem dos concursos públicos terá tempo mínimo de permanência de duas horas. Caso o candidato saia antes do período estipulado, será eliminado do processo seletivo.
A primeira prova terá duração de 2h30, enquanto o segundo exame terá duração de 3h30.
No turno da manhã, os candidatos que concorrem às vagas de ensino superior responderão 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa.
Já os concurseiros que buscam ocupar as vagas voltadas para ensino médio terão que responder 20 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, além de fazer uma redação.
- LEIA TAMBÉM: Seu Dinheiro libera guia gratuito de aposentadoria com planilha para simular quanto poupar por mês
No período da tarde, os inscritos nas oportunidades que exigem diploma de ensino superior serão submetidos a uma prova com 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos.
As oportunidades para esses profissionais são divididas em sete blocos temáticos, que contarão com avaliações diferentes para cada um deles.
Para o nível médio, a prova do turno vespertino será formada por 40 questões objetivas.
Durante a aplicação da prova, os participantes receberão duas folhas para anotação das respostas. Os papéis são um rascunho com o número exato de questões, em que um é destinado para as provas no período da manhã e outro para os exames da tarde.
O que pode ou não levar?
Para participar do certame, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição – impresso ou digital – e documento original com foto. Segundo o edital, cópias não serão aceitas, mesmo que autenticadas.
Em caso de apresentação de documentação digital, os inscritos deverão acessar o aplicativo no momento da identificação. Por isso, é recomendável já tê-los baixados no celular.
Você pode acessar os aplicativos dos documentos digitais válidos para o Enem dos concursos aqui:
Os concurseiros também deverão levar caneta preta de material transparente. Além disso, os inscritos poderão levar alimentos e água para o consumo durante a prova. Contudo, as embalagens precisam estar lacradas e as garrafas devem ser transparentes.
Durante o exame, não será permitido o uso de relógio, aparelhos eletrônicos, óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como chapéu, boné, gorro etc.
- Você já está se preparando para se aposentar sem depender do INSS? Veja uma série de conteúdos especiais para te ajudar no seu planejamento financeiro; confira gratuitamente
A organização do concurso público vai disponibilizar envelopes porta-objetos para que os candidatos possam guardar materiais eletrônicos e itens pessoais. Eles deverão ser lacrados, identificados e colocados embaixo da mesa durante a prova.
Apesar da disponibilização das folhas de anotações, o documento utilizado nos exames da manhã não poderão ser levados para a sala de prova no período da tarde.
Caso o candidato esteja com o papel, ele também deverá ser colocado no envelope fornecido pelos fiscais.
Além disso, segundo o ministério, os participantes que queiram levar as folhas para casa deverão aguardar até os últimos 30 minutos da aplicação da prova.
Vale destacar que, devido ao tempo de duração da prova, é recomendado que os inscritos utilizem roupas confortáveis.
Atendimentos especiais no concurso público
Entre os 2,1 milhões de inscritos, 54.219 solicitaram atendimento especial para o dia da prova do Concurso Público Nacional Unificado.
O grupo inclui pessoas com deficiência, autistas, gestantes e lactantes, idosos e candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.
Para a participação de todos, o Ministério da Gestão irá disponibilizar uma série de soluções, como a colocação de candidatos em salas de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas, leitura labial, tempo adicional para conclusão do exame e entre outros.
Do total de candidatos com necessidades especiais, 47.093 concurseiros terão acesso às medidas de auxílio, mas farão a prova comum.
Já os outros 7.126 candidatos – a maioria com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva – receberão kits de provas específicos.
Os exames diferenciados poderão ser em braile e ter a fonte do texto ampliada para os tamanhos 18 ou 24. Também serão disponibilizados profissionais que leem a prova para o candidato e transcritores que redigem as respostas.
Também será permitida a realização da redação em braile, mas os inscritos na modalidade precisarão levar os próprios maquinários e as folhas específicas.
Já as pessoas com deficiência auditiva receberão notebooks com vídeo prova traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e prova adaptada para leitor de tela.
Ao todo, o CPNU terá 15 kits de provas adaptadas. Haverá ainda suporte de técnicos de informática para manuseio dos equipamentos e intérpretes de Libras para facilitar a comunicação dos candidatos com a equipe de fiscalização.
A segurança do Enem dos concursos públicos
Para evitar fraudes no dia da prova, o Ministério da Gestão realizará diversas ações para coibir a utilização de pontos eletrônicos e as "colas", incluindo o reforço da segurança no exame.
Durante a aplicação, haverá coleta de digitais para comprovar que o candidato presente é a mesma pessoa que realizou a inscrição e também serão instalados detectores de metais.
Os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Roraima contarão com o efetivo da Força Nacional, além das forças de segurança locais.
Além disso, no intervalo entre a data inicialmente prevista para a aplicação das provas do concurso público, em 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança.
De acordo com o coordenador-geral de logística do Enem dos concursos públicos, Alexandre Retamal, o esquema de segurança nunca foi interrompido, mesmo com o adiamento dos exames por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.
Inscrições abertas para Embraer, Coca-Cola, Vibra e Carrefour; confira essas e outras vagas para estágio e trainee
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano
‘Business as usual’ no Vaticano no velório do papa
Mesmo no dia do velório do papa, o Museu do Vaticano operava como qualquer ponto turístico, com filas, agências e funcionários organizando a entrada — e essa é uma lição valiosa para os líderes das empresas
Como vai funcionar o ressarcimento após a fraude do INSS: governo detalha plano enquanto tenta preservar a imagem de Lula
O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que o órgão deve notificar prejudicados na próxima terça-feira (13), mas a data de início dos pagamentos ainda segue pendente
Agora é lei: 30% das vagas em concursos públicos serão reservadas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas
Projeto de lei aprovado no Senado amplia de 20% para 30% o percentual de vagas destinado a cotistas e agora segue para sanção presidencial
Expectativa e realidade na bolsa: Ibovespa fica a reboque de Wall Street às vésperas da Super Quarta
Investidores acompanham o andamento da temporada de balanços enquanto se preparam para as decisões de juros dos bancos centrais de Brasil e EUA
Um mês da ‘libertação’: guerra comercial de Trump abalou mercados em abril; o que esperar desta sexta
As bolsas ao redor do mundo operam em alta nesta manhã, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Lula defende redução da jornada 6×1 em discurso do Dia do Trabalhador
Presidente diz que seu governo vai “aprofundar o debate” sobre o tema, “ouvindo todos os setores da sociedade”
Governo confirma 2ª edição do “Enem dos concursos” com mais de 3 mil vagas; inscrições acontecem em julho
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) amplia oferta de vagas federais com foco em democratização, inovação e fortalecimento da máquina pública
Momentos finais para se inscrever na Riachuelo, KPMG, Peers e P&G; confira essas e outras vagas para estágio e trainee
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano
Haddad prepara investida para atrair investimentos em data centers no Brasil; confira as propostas
Parte crucial do processamento de dados, data centers são infraestruturas que concentram toda a tecnologia de computação em nuvem e o ministro da Fazenda quer colocar o Brasil no radar das empresas de tecnologias
Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços
Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana
Vale Tudo nos bastidores: atrito entre atores da novela acende debate sobre feedback negativo e conflitos no trabalho; que lições podemos tirar?
Atrito entre os atores Cauã Reymond e Bella Campos durante a gravação do remake do clássico da TV Globo traz reflexões sobre como lidar com feedback negativo, desentendimentos e comportamento inadequado de colegas no ambiente de trabalho
Guido Mantega vai ficar de fora do conselho da Eletrobras (ELET3) e governo busca novo nome, diz jornal
Há cinco dias da assembleia que elegerá os membros do conselho da empresa, começa a circular a informação de que o governo procura outra opção para indicar para o posto
Do pitch à contratação: evento gratuito do BTG conecta jovens talentos ao mercado financeiro
Inscrições estão abertas até 27 de abril; 1 a cada 5 participantes é contratado até três meses após o evento, diz estudo
Eletrobras (ELET3) mantém presidente e diretoria executiva até 2027 em meio a disputa judicial
O processo de renovação do Conselho de Administração da Eletrobras faz parte do acordo que está em andamento com a União, devido a uma disputa judicial que corre desde 2023
Acionistas da Petrobras (PETR4) votam hoje a eleição de novos conselheiros e pagamento de dividendos bilionários. Saiba o que está em jogo
No centro da disputa pelas oito cadeiras disponíveis no conselho de administração está o governo federal, que tenta manter as posições do chairman Pietro Mendes e da CEO, Magda Chambriard
Com salários de até R$ 17 mil, TRT-2 (SP) abre concurso público com vagas para diversas especialidades; veja como se inscrever
Edital contempla formação de cadastro reserva e cargos efetivos para profissionais com nível superior; há oportunidades em áreas como Direito, Engenharia, TI, Medicina, entre outras
Últimas horas para se inscrever na Ambev, Eneva e Porto; confira essas e outras vagas para estágio e trainee com remuneração de até R$ 7 mil
Os dias estão correndo e cada nova vaga ou processo seletivo pode abrir janelas de oportunidade capazes de transformar trajetórias. A atual temporada de estágios e trainees está repleta de possibilidades para jovens profissionais em todo o Brasil. O único problema é que o relógio não espera por ninguém. Nesta segunda-feira (14), ainda é possível […]
Tabela progressiva do IR é atualizada para manter isento quem ganha até 2 salários mínimos; veja como fica e quando passa a valer
Governo editou Medida Provisória que aumenta limite de isenção para R$ 2.428,80 a partir de maio deste ano
Eletrobras (ELET3) convoca acionistas para aprovar acordo com governo federal e encerrar disputa
A União ingressou em 2023 com ação questionando dispositivo do estatuto da Eletrobras que limitou a 10% o poder de voto de qualquer acionista