🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Ricardo Gozzi
REPORTAGEM ESPECIAL

De Elon Musk à Weg (WEGE3), todos querem o lítio. Saiba como você também pode ganhar dinheiro com o ‘petróleo branco’

O lítio transformou-se em uma das commodities mais cobiçadas deste momento de transição para energias mais limpas, principalmente nas economias mais desenvolvidas

Ricardo Gozzi
8 de março de 2023
10:02 - atualizado às 15:25
Veículos e pontos de carregamento elétrico da Tesla
A Tesla é uma das grandes consumidores de baterias de íons de lítio na atualidade.

Conhecido hoje como “petróleo branco”, o lítio era apenas mais um elemento da tabela periódica até algumas décadas atrás. “É o menos denso dos metais”, ensinavam os professores de química.

No início dos anos 1990, o uso medicinal da substância no tratamento do transtorno bipolar ganhou lugar na cultura pop com o sucesso de Lithium, do Nirvana.

Quase simultaneamente, as baterias de íons de lítio começaram a ter espaço nos relógios digitais e nos controles remotos dos aparelhos domésticos e ganharam escala com a evolução dos telefones celulares, dos smartphones e dos laptops.

Foi no decorrer da última década, porém, que o refino do lítio para uso em baterias de automóveis elétricos posicionou o metal na fronteira da transição energética e seu valor disparou no mercado de commodities.

No porto chinês de Yichun, a cotação do carbonato de lítio atingiu a máxima histórica em novembro de 2022.

Os pesados investimentos de bilionários como Elon Musk, fundador da Tesla, e Warren Buffett, por intermédio da Berkshire Hathaway, na montadora chinesa BYD chamaram a atenção de outros participantes do mercado financeiro.

Diante disso, o crescente interesse por esses ativos não tem ficado restrito aos grandes investidores. “Hoje qualquer investidor tem acesso ao lítio”, afirma Matheus Spiess, analista da Empiricus Research e colunista do Seu Dinheiro.

Mas será que vale a pena fazer parte do grupo de pioneiros dessa nova fronteira tecnológica? Afinal, a cotação do metal no mercado spot já cedeu cerca de 30% desde as máximas. Nesta reportagem eu conto tudo o que você precisa saber sobre o lítio — e como investir, é claro.

  • Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

Por que o lítio é chamado de ‘petróleo branco’?

Muitos especialistas do setor chamam o lítio de ‘petróleo branco’.

Isso se deve à coloração da substância, obviamente, e a sua associação ao mercado automobilístico e à transição energética em andamento.

O material abastece as baterias de íons de lítio usadas para mover carros, motocicletas, ônibus e caminhões elétricos e também para armazenar energia.

Mais eficiente e mais durável do que substâncias concorrentes, o lítio transformou-se em uma das commodities mais cobiçadas em um momento de transição para energias mais limpas, especialmente nos países mais desenvolvidos.

No mercado nacional, uma das empresas que vem buscando se antecipar à demanda é a Weg (WEGE3). No mês passado, a empresa catarinense anunciou investimentos de R$ 100 milhões na expansão de sua capacidade de produção de packs de baterias de lítio.

Mas o lítio é um bom investimento?

No universo das teses alternativas de investimento, o lítio tem sido citado com frequência nas recomendações de Matheus Spiess a seus clientes.

Na visão do analista, a expectativa de médio e longo prazo é de que a demanda por lítio seja superior à oferta.

“O crescimento significativo da demanda, combinado com uma oferta abundante, mas atrasada, acabou levando a um desequilíbrio e a aumentos rápidos no preço do lítio”, afirma Spiess.

Diante disso, o impacto não deve ficar limitado à cotação do metal, afetando também o valor de mercado das empresas que o mineram e daquelas que produzem o extrato purificado de lítio e as baterias.

Além disso, mesmo que alguma substância eventualmente desponte como concorrente, o lítio deve reinar sozinho na ponta automobilística da transição energética pelo menos durante a próxima década.

“Acredito que o lítio continuará sendo um mineral atraente no futuro, uma vez que não existem muitas alternativas para sua substituição”, diz o analista da Empiricus Research.

Reservas identificadas de lítio crescem ano a ano

Diante da crescente demanda por lítio e de sua valorização no mercado, mineradoras de diversos países passaram a monitorar com mais atenção os potenciais depósitos do metal.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos compila anualmente um relatório sobre produção e reservas de commodities minerais ao redor do mundo.

A edição de 2018 calculava em 14 milhões de toneladas o total das reservas exploráveis no planeta, enquanto os depósitos identificados eram estimados em 62 milhões de toneladas.

Diante do crescente interesse da indústria automobilística para a produção de baterias de lítio, novas prospecções levaram a um salto nas estimativas.

As reservas exploráveis cresceram a 26 milhões de toneladas em 2023. No mesmo intervalo, os depósitos identificados alcançaram 98 milhões de toneladas.

O Brasil ainda é um ator modesto quando o assunto é lítio. Isso não impediu que as reservas exploráveis passassem de 48 mil para 250 mil toneladas entre 2018 e 2023.

Consequentemente, a produção vem aumentando em todo o mundo.

O BofA faz um alerta

Diante desse cenário, o Bank of America (BofA) faz um alerta.

“Temos observado uma oferta crescente oriunda de minas de lítio. Calculamos para 2023 um crescimento de 38% na oferta de lítio”, disse Matty Zhao, analista-chefe de metais básicos do BofA, numa entrevista à CNBC.

Já a demanda global por automóveis elétricos deve crescer cerca de 20% este ano, o que pode pressionar a cotação da commodity no curto prazo, adverte a analista do BofA.

O alerta pode soar preocupante para os mais imediatistas, mas não leva em conta as metas que vêm sendo estabelecidas pelos países, em especial os mais desenvolvidos, no que se refere à transição energética.

A China, por exemplo, pretende atingir 20% de eletrificação de sua frota de automóveis até 2025.

Para Matheus Spiess, há uma previsão de que a demanda ultrapasse a oferta de matéria-prima no longo prazo. “E isso vai provocar uma desconexão entre oferta e demanda.”

Como investir em lítio?

Alocar dinheiro na cadeia do lítio soa inatingível para muitos pequenos investidores. Talvez a presença de alguns dos homens mais ricos do mundo nesse mercado ajude a reforçar essa imagem.

Spiess é contrário a esse rótulo. “Discordo dessa visão de que pequenos e médios investidores devam ficar longe de investimentos de fronteira”, diz o analista.

É possível, sim, investir em ativos como o lítio sem ser um milionário. Ao mesmo tempo, é necessário levar em conta que se trata de um ativo extremamente volátil e arriscado.

A título de ilustração, o preço à vista do lítio no porto chinês de Yichun saltou mais de 1.000% entre janeiro de 2021 e novembro de 2022, quando atingiu sua máxima histórica. Desde então, acumula queda de aproximadamente 30%.

“Principalmente por isso, não se deve investir em lítio pensando no curto prazo. O investimento deve ser pensado em um horizonte de no mínimo cinco anos”, diz Spiess.

Além do horizonte…

Além disso, a exposição deve ser limitada, enfatiza o analista da Empiricus. “De 1% a 5%, no máximo, no caso daqueles investidores mais arrojados.”

Como costuma reforçar em seus relatórios e em suas colunas para o Seu Dinheiro, “tudo isso feito sob o devido dimensionamento das posições, conforme seu perfil de risco e a devida diversificação de carteira, com as respectivas proteções associadas”.

De qualquer modo, a única forma de investir em lítio hoje na B3 é comprando o BDR BLBT39.

O BLBT39 replica o Global X Lithium & Battery Tech ETF (NYSE: LIT), um fundo índice listado que busca reproduzir o Solactive Global Lithium Index.

Também é possível investir diretamente no ativo por meio da abertura de conta em uma corretora internacional.

Outro ativo citado por Matheus Spiess é a ação da Sigma Lithium (Nasdaq: SGML), uma mineradora canadense que explora reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Apesar de a empresa operar no Brasil, a Sigma é listada na Nasdaq e ainda não existe BDR disponível da empresa na B3. Aliás, a empresa recentemente foi alvo de especulações sobre uma possível oferta de compra da Tesla de Elon Musk.

Uma forma de apostar indiretamente no potencial do lítio é comprar as ações de alguma empresa com planos de investir no metal, como é o caso da Weg (WEGE3).

Um alerta adicional

Matheus Spiess faz um alerta adicional.

O lítio é uma tese alternativa de investimento capaz de proporcionar elevado retorno financeiro no médio e no longo prazo, mas não é a única.

“Diversificar a exposição é importante, mas se já tiver investido em outras teses alternativas como hidrogênio e urânio, talvez seja melhor deixar o lítio de lado.”

Compartilhe

IR 2024

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2023. Como recolher em atraso?

23 de abril de 2024 - 7:17

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2024

Entregou a declaração e ainda ficou devendo à Receita? Saiba como fazer o pagamento do imposto de renda 2024

23 de abril de 2024 - 7:15

Na hora do ajuste anual, alguns contribuintes ainda têm contas a acertar com o Leão; entenda por que e veja como pagar o IR

ENVIE SUA PERGUNTA PARA A DINHEIRISTA

Herança em vida: o pai comprou o apartamento dela, mas o irmão não gostou nada disso e agora quer parte do valor — ele tem direito?

22 de abril de 2024 - 11:53

Irmão quer parte do valor do apartamento. ele realmente tem direito? A Dinheirista responde! Envie sua pergunta via Instagram

IR 2024

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

22 de abril de 2024 - 7:02

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

IR 2024

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2024

19 de abril de 2024 - 7:08

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há algumas diferenças, às quais é preciso ficar atento

Não residente

BTG Pactual lança conta com taxa zero para quem mora no exterior e precisa fazer transações e investimentos no Brasil

18 de abril de 2024 - 19:25

Conta para Domiciliado no Exterior estará disponível para qualquer não residente, mas mira sobretudo nos cerca de 4,5 milhões de brasileiros que vivem fora do país

IR 2024

Como declarar opções de ações no imposto de renda

18 de abril de 2024 - 6:59

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

DEZENAS DA SORTE

Lotofácil faz combo de milionários com prêmio, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam para quinta-feira; veja números sorteados das loterias federais 

17 de abril de 2024 - 8:20

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio subiu para R$ 72 milhões; o próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

IR 2024

Como declarar ETF no imposto de renda, sejam eles de ações ou renda fixa

17 de abril de 2024 - 7:16

Os fundos de índice, conhecidos como ETFs, têm cotas negociadas em bolsa, e podem ser de renda fixa ou renda variável. Veja como informá-los na declaração em cada caso

IR 2024

Como declarar ações no imposto de renda

16 de abril de 2024 - 6:50

Declarar ações no imposto de renda não é trivial, e não é na hora de declarar que você deve recolher o imposto sobre o investimento. Felizmente a pessoa física conta com um limite de isenção. Saiba todos os detalhes sobre como declarar a posse, compra, venda, lucros e prejuízos com ações no IR 2024

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar