🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Beatriz Azevedo
Beatriz Azevedo
Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo. Já passou pelo Jornal da USP e agência de marketing.
DE OLHO NAS REDES

O “show de horrores” no TikTok: o vale tudo domina a plataforma e cria um monstro sedento por fama; entenda

O TikTok quer deixar de ser conhecido como a “rede das dancinhas” mas o conteúdos apelativos dominam a plataforma; entenda

Beatriz Azevedo
Beatriz Azevedo
8 de janeiro de 2023
7:00 - atualizado às 15:21
TikTok
Imagem: Shutterstock

A fama está a um viral de distância — para o bem ou para o mal. O TikTok está criando uma nova geração de subcelebridades e intensificou o vale tudo por views que sustenta as redes sociais. Agora, o jogo mudou de nível. 

Estamos falando de uma plataforma que revolucionou a maneira de entregar conteúdo. 

As outras precisam de alguma forma de engajamento (likes, compartilhamentos, comentários e etc) para que o algoritmo identifique o conteúdo que caiu no gosto do público e faça a ‘magia’ da viralização acontecer. 

O TikTok é diferente. 

Tudo começa com um ‘teste’. Primeiro, o vídeo é distribuído para um grupo pequeno de pessoas e, se a maior parte delas o assistir por um bom tempo — leia-se um ou dois minutos — o conteúdo passa de fase. Em seguida, o algoritmo mostra o vídeo para uma parcela maior de usuários. 

O tribunal se perpetua conforme o público colabora e o número de views de um ‘zé ninguém’ pode chegar à casa das centenas de milhões. 

“O TikTok sabe exatamente o que eu quero ver”

Ouvi essa frase de uma conhecida e ela resume como o app se transformou na TV da nova geração. “Ele elimina a ansiedade da escolha”, diz uma reportagem do The Washington Post que procura destrinchar os mecanismos da rede e entender sua relação com os jovens. 

Essa é a engrenagem responsável por transformar a rede social chinesa em uma potência na criação de  ‘novos famosos’. Para você ter uma noção, o TikTok tem mais de 40 mil contas com mais de 1 milhão de seguidores. O Instagram tem 23 mil. 

Assim, o “sonho americano” ganhou uma versão adolescente da geração Z. Agora, o  imaginário de uma legião de pessoas é tomado por um questionamento: “e se eu for o próximo?”

O show de horrores

Basta colocar o termo “TikTok” no buscador do Google para aparecer uma enxurrada de vídeos que tentam dar o caminho das pedras do estrelato por lá. Mas o que realmente viraliza na “rede social das dancinhas”? 

Depois de mais de dois anos usando o TikTok, uma coisa ficou clara: acima de qualquer outra, a plataforma vive à base do impacto: quem cria conteúdo para a rede chinesa precisa impressionar em menos de dois segundos. 

Os criadores de conteúdo têm que entrar no jogo. Mas a verdade é que, apesar de termos acesso ao funcionamento básico da rede, ninguém sabe ao certo o que o algoritmo promove ou bane. 

Então, na dúvida, a fórmula parece ser “apele o máximo possível”. Isso cria algumas “aberrações”, como jovens e adolescentes que se expõem de forma quase pornográfica em danças que viralizam, fórmulas para deixar seu amado “obcecado em 7 dias”, receitas para perder peso em um mês e assim por diante. 

Um caso específico que me chamou a atenção foi o da “professora do TikTok”, que realmente ensina inglês em uma escola particular, mas decide usar o tempo da aula para fetichizar a profissão e até os alunos menores de idade. 

Com 7,5 milhões de seguidores, Cibelly Ferreira se esforça em criar vídeos em que dança com estudantes e simula alguma tensão sexual com os próprios alunos na sala de aula.

É um circo de horrores, mas funciona.  Resta saber por que o aplicativo que vem tentando deixar de ser conhecido como um antro de banalidades ainda permite que coisas assim viralizem.

E o Seu Dinheiro com isso? 

Mesmo que as regras do jogo pareçam não favorecer o jornalismo, o Seu Dinheiro está presente no TikTok diariamente com uma série de conteúdos que podem realmente fazer diferença na sua vida. 

Publicamos vídeos especiais com análises de mercado, entrevistas especiais, a opinião dos principais analistas e gestores do país, notícias que podem impactar o seu bolso e muito mais. Tudo isso em conteúdos bem humorados e rápidos.  Clique aqui para nos seguir por lá.

Nós também estamos presentes no Instagram, entregando tudo o que você precisa saber para tomar boas decisões para o seu patrimônio. Clique aqui para nos seguir por lá.

Compartilhe

DE OLHO NAS REDES

O que o TikTok, Instagram e Facebook têm a ver com as guerras em Gaza e na Ucrânia

17 de março de 2024 - 8:25

Começo o texto desta semana com uma história que envolve o TikTok, Vladimir Putin e um jovem sub-astro da rede, filho de dois viciados em droga que perderam a guarda dele antes mesmo de seu primeiro aniversário.  O contexto que une esses personagens é a guerra na Ucrânia. O jovem em questão é Denys Kostev, […]

DE OLHO NAS REDES

Pesquisei como ganhar R$ 1 mil por mês sem trabalhar — e a resposta mais fácil não estava no Google e sim no TikTok  

17 de dezembro de 2023 - 8:00

Este texto não é sobre ganhar dinheiro, é sobre uma tendência

DE OLHO NAS REDES

O WhatsApp criou mais um arma para espalhar mentiras ou os canais ajudam a quebrar o monopólio do “tio do zap”? 

22 de outubro de 2023 - 9:30

“Ah, é aquela rede social de gente mentirosa”, é o que eu ouço do meu avô de 91 anos ao tentar explicar o que é o Telegram. Assíduo espectador de noticiários, ele se referia não só às vezes em que a plataforma russa teve problemas com a Justiça brasileira, mas também ao seu conhecido uso […]

DE OLHO NAS REDES

Os bilionários piraram? Elon Musk e Mark Zuckerberg ameaçam brigar no ringue, mas tomam nocaute em suas redes sociais

27 de agosto de 2023 - 7:00

Os dois marcaram uma briga física, mas a batalha real é outra

Onde investir em 2023?

Onde investir no segundo semestre de 2023: veja melhores investimentos neste guia gratuito

21 de julho de 2023 - 15:01

Com desafios e oportunidades pela frente, o Seu Dinheiro reuniu as melhores oportunidades indicadas pelos especialistas em um guia exclusivo; baixe gratuitamente

DE OLHO NAS REDES

Este episódio de Black Mirror não está na Netflix, mas vai alugar um triplex na sua cabeça: descubra como o ChatGPT pode até mesmo ‘roubar’ o lugar da sua namorada

25 de junho de 2023 - 8:00

Um homem chega em casa exausto depois de uma semana intensa de trabalho. É sexta -feira e tudo está em silêncio, o lugar está escuro. Ele mora sozinho. O vazio do ambiente começa a contaminá-lo a ponto de despertar uma certa tristeza pela solidão que enfrentaria nas próximas horas.  Ele se senta no sofá e, […]

DE OLHO NAS REDES

TikTok está fazendo jovens gastarem o dinheiro do aluguel em roupas de marca: entenda como a rede social está criando um boom no varejo de luxo

28 de maio de 2023 - 7:30

Um novo fenômeno no TikTok está causando um boom para marcas de luxo, como Prada, Chanel e outras

LOADING…

‘Shapella’ acontecerá em pouco tempo: entenda a nova atualização que permitirá sacar Ethereum (ETH) da blockchain

6 de abril de 2023 - 6:35

Mesmo com a liberação, a expectativa é de que os preços não oscilem — ao mesmo tempo, os usuários podem impulsionar uma disparada

REPORTAGEM ESPECIAL

Hapvida do céu ao inferno: os sete erros que fizeram as ações HAPV3 despencarem quase 50% em 15 dias

16 de março de 2023 - 6:07

A frustração do mercado com a fusão da operadora de saúde com a NotreDame Intermédica passa pelo cenário macroeconômico, perda de confiança na gestão e incertezas sobre o futuro

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar