🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
TÁ ON?

Saiba quais são os países mais “viciados” em internet — e o Brasil não é o líder da lista

Segundo dados da Meltwater e We Are Social, o tempo médio global de conexão foi de 397 minutos diários, equivalente a 6 horas e 37 minutos por dia

google lança plataforma de entrevistas, Interview Warmup
Celular e tela de computador com site do Google - Imagem: Shutterstock

Não há dúvidas de que a internet assumiu um papel vital na sociedade nos últimos anos, especialmente em tempos de pandemia. A questão é: quanto tempo do dia é gasto online?

Em 2022, as pessoas passaram em média mais de um quarto do dia navegando pela internet. Segundo dados da Meltwater e We Are Social, o tempo médio global de conexão foi de 397 minutos diários, equivalente a 6 horas e 37 minutos por dia. 

Os números consideraram usuários por todo o planeta, com idades entre 16 e 64 anos.

Ou seja: em um ano, o mundo como um todo passou 2.415 horas online — o que corresponde a quase 30% do tempo disponível.

Ainda que o período gasto online em 2022 seja considerável, esse não é o maior tempo de internet já atingido pela sociedade. 

O tempo diário global do ano passado representa queda de 4,8% em comparação com 2021, quando a média era de 6 horas e 57 minutos.

Os países mais viciados em internet

Vale destacar que o número é apenas uma média mundial. Se analisados individualmente, o tempo gasto online variou — e muito — de país para país. 

A África do Sul liderou a corrida do vício por conexão, com uma média de 578 minutos (9 horas e 38 minutos) gastos online por dia.

Apesar de não ocupar o primeiro lugar no ranking de países mais viciados em internet, o Brasil levou a medalha de prata na disputa. No ano passado, os brasileiros passaram, em média, 572 minutos (9 horas e 32 minutos) conectados por dia.

E aqui vai uma observação particular: assim que vi o estudo, eu mesma fui ao telefone conferir meu uso diário. Na última quarta-feira, gastei 10 horas e 39 minutos em conexão — isso apenas no celular.

Imagem: Seu Dinheiro | Fonte: Meltwater e We Are Social

O terceiro lugar foi ocupado pelas Filipinas, que gastaram uma média de 554 minutos (9 horas e 14 minutos) na internet por dia.

O quarto e quinto lugar pertencem aos argentinos e colombianos, com tempo médio de 541 minutos (9 horas e 1 minuto) de uso diário da internet.

Os Estados Unidos também superaram a média global no ano passado, com gasto médio diário de 419 minutos (6 horas e 59 minutos) dedicados à internet.

Quais países passam menos tempo conectados?

A maior parte da Europa gasta menos tempo conectada na internet do que a média mundial, segundo o estudo publicado na Atlas VPN. 

A Áustria dedicou uma média de 322 minutos (5 horas e 22 minutos) ao uso da internet por dia. Já na Alemanha, o tempo médio gasto online foi de 312 minutos (5 horas e 12 minutos). 

A Dinamarca foi o país europeu com menor tempo médio diário de conexão. Os dinamarqueses passaram uma média de 298 minutos (4 horas e 58 minutos) na Internet diariamente.

O Japão foi o país “menos viciado” em internet no ano passado. De acordo com os dados, os japoneses usaram apenas 225 minutos (3 horas e 45 minutos) do dia conectados online. 

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema. 

Por que as pessoas passam tanto tempo na internet?

O estudo da Meltwater e da We Are Social ainda identificou os motivos pelos quais as pessoas passam tanto tempo conectadas à internet.

A principal razão citada pelos usuários entrevistados é a busca por informação: cerca de 57,8% das pessoas utilizam a internet para se informarem. Além disso, quase metade dos entrevistados (50,9%) citou a internet como meio de acompanhar notícias e eventos. 

O segundo motivo mais citado foi a relação com as pessoas mais próximas, indicado por 53,7% como motivo principal para a conexão online. 

Confira outras razões destacadas pelos entrevistados:

  • Assistir a vídeos, programas de TV e filmes — 49,7%;
  • Pesquisar como fazer as coisas — 47,6%;
  • Encontrar inspiração — 44,3%;
  • Pesquisar produtos e marcas — 43,4%;
  • Ouvir música — 43,2%;
  • Ocupar o tempo livre e navegar em geral — 41%.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar