🔴 INTER DEU ADEUS À BOLSA BRASILEIRA E EU PERDI METADE DO MEU PATRIMÔNIO: VEJA DETALHES DO CASO REAL

2023-03-30T11:41:33-03:00
Camille Lima
TÁ ON?

Saiba quais são os países mais “viciados” em internet — e o Brasil não é o líder da lista

Segundo dados da Meltwater e We Are Social, o tempo médio global de conexão foi de 397 minutos diários, equivalente a 6 horas e 37 minutos por dia

google lança plataforma de entrevistas, Interview Warmup
Celular e tela de computador com site do Google - Imagem: Shutterstock

Não há dúvidas de que a internet assumiu um papel vital na sociedade nos últimos anos, especialmente em tempos de pandemia. A questão é: quanto tempo do dia é gasto online?

Em 2022, as pessoas passaram em média mais de um quarto do dia navegando pela internet. Segundo dados da Meltwater e We Are Social, o tempo médio global de conexão foi de 397 minutos diários, equivalente a 6 horas e 37 minutos por dia. 

Os números consideraram usuários por todo o planeta, com idades entre 16 e 64 anos.

Ou seja: em um ano, o mundo como um todo passou 2.415 horas online — o que corresponde a quase 30% do tempo disponível.

Ainda que o período gasto online em 2022 seja considerável, esse não é o maior tempo de internet já atingido pela sociedade. 

O tempo diário global do ano passado representa queda de 4,8% em comparação com 2021, quando a média era de 6 horas e 57 minutos.

Os países mais viciados em internet

Vale destacar que o número é apenas uma média mundial. Se analisados individualmente, o tempo gasto online variou — e muito — de país para país. 

A África do Sul liderou a corrida do vício por conexão, com uma média de 578 minutos (9 horas e 38 minutos) gastos online por dia.

Apesar de não ocupar o primeiro lugar no ranking de países mais viciados em internet, o Brasil levou a medalha de prata na disputa. No ano passado, os brasileiros passaram, em média, 572 minutos (9 horas e 32 minutos) conectados por dia.

E aqui vai uma observação particular: assim que vi o estudo, eu mesma fui ao telefone conferir meu uso diário. Na última quarta-feira, gastei 10 horas e 39 minutos em conexão — isso apenas no celular.

Imagem: Seu Dinheiro | Fonte: Meltwater e We Are Social

O terceiro lugar foi ocupado pelas Filipinas, que gastaram uma média de 554 minutos (9 horas e 14 minutos) na internet por dia.

O quarto e quinto lugar pertencem aos argentinos e colombianos, com tempo médio de 541 minutos (9 horas e 1 minuto) de uso diário da internet.

Os Estados Unidos também superaram a média global no ano passado, com gasto médio diário de 419 minutos (6 horas e 59 minutos) dedicados à internet.

Quais países passam menos tempo conectados?

A maior parte da Europa gasta menos tempo conectada na internet do que a média mundial, segundo o estudo publicado na Atlas VPN. 

A Áustria dedicou uma média de 322 minutos (5 horas e 22 minutos) ao uso da internet por dia. Já na Alemanha, o tempo médio gasto online foi de 312 minutos (5 horas e 12 minutos). 

A Dinamarca foi o país europeu com menor tempo médio diário de conexão. Os dinamarqueses passaram uma média de 298 minutos (4 horas e 58 minutos) na Internet diariamente.

O Japão foi o país “menos viciado” em internet no ano passado. De acordo com os dados, os japoneses usaram apenas 225 minutos (3 horas e 45 minutos) do dia conectados online. 

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema. 

Por que as pessoas passam tanto tempo na internet?

O estudo da Meltwater e da We Are Social ainda identificou os motivos pelos quais as pessoas passam tanto tempo conectadas à internet.

A principal razão citada pelos usuários entrevistados é a busca por informação: cerca de 57,8% das pessoas utilizam a internet para se informarem. Além disso, quase metade dos entrevistados (50,9%) citou a internet como meio de acompanhar notícias e eventos. 

O segundo motivo mais citado foi a relação com as pessoas mais próximas, indicado por 53,7% como motivo principal para a conexão online. 

Confira outras razões destacadas pelos entrevistados:

  • Assistir a vídeos, programas de TV e filmes — 49,7%;
  • Pesquisar como fazer as coisas — 47,6%;
  • Encontrar inspiração — 44,3%;
  • Pesquisar produtos e marcas — 43,4%;
  • Ouvir música — 43,2%;
  • Ocupar o tempo livre e navegar em geral — 41%.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies