🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
PAUSA PARA DESCANSAR

Feriado e Parada LGBTQIAPN+: Saiba como fica o funcionamento da B3, dos bancos, dos correios e do transporte nos próximos dias

No caso da B3, não haverá negociações nos mercados de renda variável e renda fixa privada durante Corpus Christi

Camille Lima
Camille Lima
7 de junho de 2023
12:21 - atualizado às 11:56
Agenda econômica
Imagem: Freepik

Aos que já estavam sentindo saudosismo pela falta de feriados, o mês de junho se inicia com um novo dia de descanso marcado. Ainda que seja considerado um ponto facultativo nacional, o “feriado” de Corpus Christi está agendado para esta quinta-feira (8) e mexerá com horários e o funcionamento de inúmeros serviços ao redor do país.

Adeptos à religião ou não, nem mesmo a bolsa de valores brasileira (B3), os bancos, os Correios e o transporte público escaparam das mudanças.

Vale destacar que a Marcha para Jesus, realizada na quinta-feira para celebração do feriado religioso, não deve impactar o funcionamento do transporte entre as estações da Sé e Carandiru, da Linha 1-Azul.

Por sua vez, a 27ª edição da Parada LGBTQIAPN+, marcada para o próximo domingo (11) deve mexer com o esquema de funcionamento de trens e ônibus pelo estado de São Paulo, segundo previsões da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). 

Mas essa e todas as informações que você precisa saber para se preparar para o feriado e para o fim de semana estão reunidas nesta matéria do Seu Dinheiro. Confira a seguir: 

A B3 durante o feriado

No caso da B3, não haverá negociações nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados ou no segmento de empréstimo de ativos.

A bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos no Tesouro Direto durante o feriado.

Já na Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação. 

Por se tratar de um ponto facultativo nacional, as bolsas ao redor do mundo seguirão abertas como de costume, incluindo o mercado norte-americano, onde haverá negócios tanto na Nyse como na Nasdaq.

Bancos vão abrir durante Corpus Christi?

Os bancos seguirão o exemplo da B3 e estarão fechados para o público durante a quinta-feira (8).

As agências bancárias não terão atendimento presencial durante o feriado de Corpus Christi, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

O funcionamento voltará ao normal na sexta-feira (9). Com o feriado, as contas de consumo, como água, telefone e energia, e carnês com vencimento em 8 de junho poderão ser pagos na sexta-feira sem acréscimo.

Enquanto isso, no sábado, as áreas de autoatendimento dos bancos continuarão disponíveis aos clientes, assim como  canais digitais dos bancos, como site e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Correios

Quem tem encomendas a receber ou a enviar também deve se organizar, uma vez que os Correios não terão atendimento nas agências na quinta-feira de Corpus Christi. Afinal, ninguém quer atrasar aquele presente do Dia dos Namorados, né?

O atendimento nas agências voltará ao normal na sexta-feira (9). Por sua vez, as unidades que costumam realizar atendimento de sábado também estarão abertas;

Transporte durante o feriado e a Parada LGBT+

O feriado de amanhã também movimentará a programação das linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, que terão funcionamento especial.

No caso dos ônibus da EMTU, que circulam nas regiões metropolitanas do Estado, a programação de quinta-feira (8) será semelhante à de domingos e feriados.

Já na sexta-feira (9), a operação seguirá horário especial, com intervalos de acordo com a demanda. No fim de semana, a programação seguirá os intervalos de partida usuais.

Já para as linhas de trem administradas pela CPTM — 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade —, a operação na segunda-feira será igual à de um sábado. 

Vale destacar que a Linha 12-Safira e o Serviço 710 passarão por obras de modernização e manutenção durante o feriado. 

Na sexta-feira (9), a operação funcionará normalmente. No final de semana, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos aos sábados após às 21h, domingos e feriados.

Entretanto, no sábado (10), haverá intervalos programados em todas as linhas, exceto pelo Serviço 710, que terá os trechos entre a estação Utinga e Prefeito Saladino interditados para serviços. 

Já no domingo (11), o trecho de Luz até Brás da Linha 11-Coral ficará interditado, assim como o Serviço 710.  

Operação do Metrô no feriado

Por sua vez, a operação do Metrô contará com esquema especial para o fim de semana. Isso inclui as  linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata.

Na sexta-feira (9) e no sábado, os trens operados pelo Metrô funcionarão normalmente.

Já no domingo (11), dia da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, a frota de trens será reforçada em todas as linhas, com trens reservas caso haja necessidade de oferta de mais viagens.

Enquanto isso, a ViaQuatro  — operadora da linha 4-Amarela — e a ViaMobilidade — administradora das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda — terão operações diferenciadas para o feriado de quinta-feira (8) e para a Parada LGBTQIAPN+, no domingo. 

Assim como no Metrô, haverá trens reservas, se necessário, em todas as linhas.

Confira a programação completa:

8/6 – Quinta-feira (Corpus Christi)

  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás: Operações similares às de domingo.
  • Linha 8-Diamante: Operação similar à de domingo. Devido à manutenção, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda, das 7h às 19h.
  • Linha 9-Esmeralda:  Operação similar à de domingo.

9/6 – Sexta-feira

  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás: Operação normal.
  • Linha 8-Diamante: Operação normal. Das 9h30 às 15h30, os intervalos serão de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção.
  • Linha 9-Esmeralda: Operação normal.

10/6 – Sábado

  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás: Operação normal.
  • Linha 8-Diamante: Operação normal. Das 9h30 às 20h, os intervalos serão de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção.
  • Linha 9-Esmeralda: Operação normal. Das 20h30 à 0h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba e de 24 minutos entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal devido à manutenção.

11/6 – Domingo (Parada LGBTQIA+)

  • Linha 4-Amarela: Por estar no percurso da Parada LGBTQIAP+, haverá trens extras para serem acionados a qualquer momento, se necessário.
  • Linha 5-Lilás: Operação normal de domingo.
  • Linha 8-Diamante: Operação normal, com disponibilidade de trens extras, se necessário. Das 7h às 19h, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção.
  • Linha 9-Esmeralda - Os intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal por conta de manutenção programada. Também haverá disponibilidade de trens extras.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar