O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Penalizada pela alta da Selic, a renda variável deve retomar fôlego com o início do ciclo de cortes nos juros no segundo semestre deste ano
“A bolsa brasileira está barata.” A máxima dos últimos meses, bastante mencionada por analistas do mercado financeiro, pode estar com os dias contados.
Com a expectativa de queda na taxa básica de juros, a Selic, ao longo do segundo semestre, o rali observado a partir de abril deve se estender, “conforme as incertezas vão sendo dissipadas”, disse o CIO e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, no BTG Talks, evento sobre investimentos promovido pelo banco.
Segundo Miranda, a bolsa brasileira já está precificando a queda da Selic. “Um bolsa a 120 mil pontos seria o momento para as pessoas voltarem a se interessar em renda variável”, o que pode ser tarde.
“O Ibovespa, em si, é um indicador ruim, porque tem muita coisa, como algumas small caps, subindo 30% ,40%, 50%, mas Vale [que detém a maior participação no índice], que é ligada a commodities e um pouco dos bancos tradicionais que puxam [o Ibovespa] para baixo.”
Um dos indicadores que devem manter o tom positivo do Ibovespa por mais tempo é o ambiente doméstico mais favorável, neste segundo semestre, com avanços no âmbito fiscal, como a aprovação do arcabouço — em reta final no Congresso Nacional.
Além disso, os investidores estrangeiros voltaram a dar as caras na B3. “O investidor gringo é muito simpático ao governo Lula, agora com o trabalho belíssimo do ministro [da Fazenda] Fernando Haddad e um Congresso marcando a linha e deixando claro que conquistas passadas não sofrerão retrocesso”, afirma Felipe Miranda.
Leia Também
Por fim, o CIO da Empiricus destacou que a bolsa brasileira se mantém atrativa entre os países emergentes, na comparação com os vizinhos da América Latina e os mercados europeus, de olho na condução da política monetária.
| Busque lucros com o mercado internacional sem sair da B3: conheça os 5 BDRs recomendados pelos analistas da Empiricus Research para comprar agora – um deles é de empresa parceira da Apple que cresce 20% ao ano. [ACESSE A LISTA GRATUITA AQUI] |
Com a retomada da queda da Selic e a volta da renda variável como um classe de ativos atrativa, a fila de empresas com a possibilidade de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) deve começar a ganhar alguns nomes.
E a janela de IPOs deve ser aberta ainda no final deste ano, segundo Felipe Miranda. Mas, ao contrário do “boom” das aberturas de capital entre 2020 e 2021, o processo de ofertas será mais “seletivo”.
Nesse novo período do mercado financeiro, pós-pandemia, a listagem na B3, deve se restringir a empresas que já tiverem ativos físicos, geração de fluxo de caixa e longo histórico de resultados.
Na visão de Miranda, no momento do ‘boom dos IPOs’ havia um fenômeno global, aliado ao juros zero nos EUA, favorável à abertura de capital de empresas como o WeWork, que não vai se repetir daqui para frente.
Em 2019, o WeWork teve uma tentativa de IPO fracassada, com dúvidas sobre a governança corporativa e o valor de mercado da companhia. Na época, a empresa obteve um crescimento acelerado, mas sem a geração de lucro necessária.
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer
Mais conectado, mais desconfiado e com menos paciência: o brasileiro digital não perdoa erro, demora ou taxa surpresa
O montante, anunciado em março deste ano, será direcionado a empresas consideradas estratégicas ou afetadas por choques externos