Não é de hoje que as atualizações do mercado de criptomoedas geram grande expectativa para os investidores. E o anúncio da Polygon (MATIC)da última segunda-feira (27) era um desses eventos — mas as cotações não reagiram à introdução do zkEVM na rede principal.
Antes de mais nada, é preciso entender a sopa de letrinhas. Uma máquina virtual do ethereum (ethereum virtual machine ou EVM) nada mais é do que uma série de linhas de código que funcionam na rede do ethereum.
Esse código serve para inúmeras coisas e também pode funcionar com um zero-knowledge rollup (zk rollup ou simplesmente zk), uma solução de escalabilidade (crescimento) para blockchains.
Em outras palavras, o zkEVM (também chamado de zkEVM rollup) nada mais é do que um protocolo de crescimento da rede compatível com a blockchain do ethereum.
Essas construções são extremamente úteis para redes construídas em cima da rede do éter porque aproveitam a segurança desse ecossistema — como é o caso da Polygon.
Após seis meses da estreia do zkEVM na rede de testes (testnet), a atualização chegou na rede principal (mainnet) da Polygon.
- Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]
Preço da Polygon não se mexe
A novidade deveria ter algum impacto nas cotações, tendo em vista que os desenvolvedores agora podem aproveitar os benefícios da rede do ethereum em uma blockchain mais barata.
O próprio chefe de tecnologia dos desenvolvedores da Polygon, Jordin Baylina, afirmou que a equipe também estava abrindo o código da rede. Isso permitiria que os desenvolvedores colaborassem com inovação dentro da comunidade.
No entanto, a criptomoeda não sentiu o otimismo do mercado. Nas últimas 24h, a Polygon recua 1,74%, custando US$ 1,06. Desde o início de 2023, porém, o token sobe 40,13%, aproveitando o bom momento do mercado.
O motivo da falta de ânimo é o ajuste sofrido pelas criptomoedas e o impacto moral do processo da Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, o CZ, por um dos órgãos reguladores do mercado dos Estados Unidos.
Muitos pretendentes
A Polygon é apontada por analistas desse mercado como um dos projetos mais interessantes em escalabilidade na rede do ethereum.
Uma blockchain com taxas mais baratas, mais veloz e segura — o que chamou a atenção de mais de 50 empresas relacionadas ao universo da nova geração da internet, a Web 3.0.
Só entre o ano passado e este, os desenvolvedores da Polygon firmaram parcerias com gigantes do setor de tecnologia, entre eles a Meta (ex-Facebook), a Disney e a fintech brasileira Nubank.
A Polygon pode ser adquirida nas principais corretoras de criptomoedas (exchanges) do mundo, como Binance, Coinbase e Huobi ou comprada diretamente com carteiras digitais (wallets) TrustWallet e Metamask.