🔴 IBOVESPA AOS 120 MIL PONTOS? ESTE ANALISTA ACHA QUE É QUESTÃO DE TEMPO. DESCUBRA ONDE INVESTIR!

Cotações por TradingView
2023-05-04T18:00:19-03:00

Por que ter microcaps na carteira, mesmo com juros altos e economia ainda frágil?

Microcaps sofrem num ambiente econômico adverso, mas também oferecem potenciais de valorização elevados quando o cenário melhora

Ruy Hungria
Ruy Hungria
5 de maio de 2023
6:11 - atualizado às 18:00
Ilustração representando a luta entre Davi e Golias; os dois estão em primeiro plano, em frente a um fundo amarelo. Desenho é usado como metáfora para o potencial das small caps e microcaps, ações de empresas de pequeno porte da bolsa
Imagem: Shutterstock

Não é novidade para ninguém que, nos momentos difíceis, as companhias menores tendem a sofrer mais, por uma série de fatores diferentes. Microcaps acabam exigindo atenção extra por parte do investidor.

O acesso ao capital é bem mais difícil do que no caso das blue chips, e normalmente essas empresas menores acabam contraindo empréstimos com custos mais elevados — e que se tornam um problemão quando a Selic sobe.

Outra questão está relacionada à diversificação regional. Essas companhias normalmente não têm escala suficiente para exportar e acabam concentrando suas vendas no mercado nacional, sofrendo mais com uma desaceleração interna.

Além desses fatores, podemos citar vários outros — como poder de barganha ou capacidade de fazer lobby, por exemplo —, mas nem precisamos entrar em tantos detalhes.

Fato é que, quando a economia desacelera e os juros sobem, são essas as empresas que mais costumam se desvalorizar, o que fica bem claro na comparação dos desempenhos do Ibovespa (das maiores empresas) com o índice Small Caps Brasil (com empresas de menor valor de mercado) desde outubro de 2021.

Mas quem disse que isso é ruim?

Fonte: TradingView; Elaboração: Seu Dinheiro

Microcaps também são as que mais sobem

Apesar de ações de empresas como Petrobras, Banco do Brasil e Weg mal terem sido impactadas pela piora das condições econômicas, muitas das chamadas microcaps foram dizimadas nos últimos anos.

A parte boa é que essa maior dificuldade também faz com que as microcaps sejam as maiores beneficiadas quando há uma melhora do cenário, exatamente como aconteceu de 2016 a 2020, quando o índice Small Caps deu uma surra no Ibovespa, com diversas empresas de menor capitalização entregando valorizações absurdas.

Fonte: TradingView; Elaboração: Seu Dinheiro

Para tentar entender um pouco melhor o potencial de alta dessa classe de ativos, resolvi fazer um exercício simples com as ações presentes na série Microcap Alert, cujo foco é investir justamente em empresas com baixo valor de mercado. 

Pegamos todas as ações do portfólio e buscamos qual foi o múltiplo médio de EV/Ebitda ou Preço/Lucro de cada um desses papéis nos últimos cinco anos.

Em seguida, calculamos quais seriam os potenciais de valorização considerando apenas o retorno dos múltiplos atuais de cada um para suas respectivas médias do período considerado. Os resultados são mostrados na tabela abaixo.

Fonte: Bloomberg; Elaboração: Empiricus

Reforçando que essas não são estimativas de valorização das ações. Esses são apenas cálculos simples e objetivos de quanto cada papel teria para subir se apenas voltassem a negociar de acordo com seus múltiplos médios.

Com poucas exceções, vemos que a maioria das empresas negocia hoje com múltiplos muito abaixo do que costumavam negociar poucos anos atrás, não porque viraram companhias piores, mas porque as condições de mercado hoje são mais difíceis e acabaram afugentando os investidores.

Obviamente, o cenário ainda pode continuar ruim por algum tempo — pode até piorar, nunca se esqueça disso. Mas o exercício nos ajuda a entender que as magnitudes de valorização envolvidas em um simples retorno para a média não são nada modestas.

Bull markets vão além da média

Mas a verdade é que nos bull markets as valorizações das microcaps costumam ser ainda maiores. Primeiro, porque os múltiplos não costumam simplesmente voltar para a média — eles vão além.

Por exemplo: se a média de múltiplo de uma empresa foi de 7,5x EV/Ebitda nos últimos anos e, agora, ela negocia por 5x EV/Ebitda, é provável que em um bull market esse múltiplo ultrapasse a média e chegue a, digamos, 10x EV/Ebitda.

Mas não para por aí. Bull markets também trazem crescimento nos lucros corporativos, o que potencializa a capacidade de valorização das ações. Uma expansão de 5x EV/Ebitda para 10x EV/Ebitda nos múltiplos de uma ação causaria uma valorização de +100% em seu valor justo.

Mas se esse "re-rating" viesse combinado com um aumento de 50% no lucro da companhia no período — o que não é nada difícil para as microcaps, que são bastante sensíveis ao ambiente macro — esse upside sobe para +200%.

Elaboração: Empiricus

Esses são apenas exercícios simples, mas que já ajudam a mostrar como muitas microcaps seguem extremamente descontadas e com muito potencial para capturar uma melhora, quando ela vier.

Obviamente, existe o risco de as coisas piorarem ainda mais, o que torna a escolha de suas microcaps extremamente importante neste momento. É preciso saber separar aquelas que vão conseguir atravessar a tempestade daquelas que têm riscos sérios de naufragar.

Em nossa série Microcap Alert, buscamos empresas descontadas e com grande potencial de valorização, mas com  capacidade de superar as adversidades. Prova disso é que, mesmo nesse início difícil de 2023, o portfólio entrega um retorno 6 pontos percentuais acima do índice Small Caps.

Se quiser conferir a nossa seleta lista de pequenas notáveis da bolsa, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: no governo Lula, não confunda uma variável x com uma função L(x)

7 de junho de 2023 - 20:03

Em seus primeiros anos de gestão, o Governo Lula fora agraciado com um boom de commodities e uma herança benigna das reformas trazidas por FHC. Não que tenha sido completamente desprovido de méritos próprios, mas deu muita sorte. Galgou algumas conquistas endógenas e soube se aproveitar das benesses exógenas também. Já na gestão atual, o […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Saiba como lucrar até 11% com ações da Camil (CAML3) hoje

7 de junho de 2023 - 8:11

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Camil (CAML3). Veja os detalhes

MARKET MAKERS

Essa ação teve 67% de retorno em 2023 e ainda continua barata. Descubra a empresa que está fora do radar dos grandes investidores

6 de junho de 2023 - 11:06

Em março, uma dessas raras oportunidades de investimento em uma ação fora do radar se apresentou para nós

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Saiba como lucrar até 15% com ações da Ânima Educação (ANIM3) hoje

6 de junho de 2023 - 8:06

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Ânima Educação (ANIM3). Veja os detalhes

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de produção da Arábia Saudita não deve aumentar o preço do petróleo tanto quanto se temia, mas pode ser bom para a Petrobras

6 de junho de 2023 - 6:30

Arábia Saudita cortou produção de petróleo em tentativa de evitar queda ainda maior nos preços, mas gerou tensão com a Rússia

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: a farsa de Jair Pereira

5 de junho de 2023 - 20:02

Há uma mudança de paradigma em andamento — saem inflação e juros altos, entram discussões sobre corte de Selic; a bolsa é a grande beneficiada

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Saiba como lucrar até 7% com ações da JBS (JBSS3) hoje

5 de junho de 2023 - 8:11

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de JBS (JBSS3). Veja os detalhes

De repente no mercado

O PIB é agro, a Globo fica mais ‘roxinha’, ‘antecessor’ do PIX se ferra na bolsa e MGLU3 entra na carteira recomendada para junho

4 de junho de 2023 - 12:00

Nubank entrou no Jornal Nacional e Paypal mostrou um resultado bem ruim na temporada de resultados; veja estas e outras notícias da semana

Mande a sua pergunta!

Perdi metade do que tinha quando a ação do Inter deixou a bolsa brasileira. E agora, Dinheirista?

3 de junho de 2023 - 8:00

Leitor diz ter levado prejuízo de 50% na migração do Inter da B3 para a Nasdaq; saiba o que pode ter acontecido

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa pega carona no otimismo de NY, potencial das ações da Cosan (CSAN3) e mais: confira os destaques do dia

2 de junho de 2023 - 19:04

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies