🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Por que ter microcaps na carteira, mesmo com juros altos e economia ainda frágil?

Microcaps sofrem num ambiente econômico adverso, mas também oferecem potenciais de valorização elevados quando o cenário melhora

5 de maio de 2023
6:11 - atualizado às 18:00
Ilustração representando a luta entre Davi e Golias; os dois estão em primeiro plano, em frente a um fundo amarelo. Desenho é usado como metáfora para o potencial das small caps e microcaps, ações de empresas de pequeno porte da bolsa
Imagem: Shutterstock

Não é novidade para ninguém que, nos momentos difíceis, as companhias menores tendem a sofrer mais, por uma série de fatores diferentes. Microcaps acabam exigindo atenção extra por parte do investidor.

O acesso ao capital é bem mais difícil do que no caso das blue chips, e normalmente essas empresas menores acabam contraindo empréstimos com custos mais elevados — e que se tornam um problemão quando a Selic sobe.

Outra questão está relacionada à diversificação regional. Essas companhias normalmente não têm escala suficiente para exportar e acabam concentrando suas vendas no mercado nacional, sofrendo mais com uma desaceleração interna.

Além desses fatores, podemos citar vários outros — como poder de barganha ou capacidade de fazer lobby, por exemplo —, mas nem precisamos entrar em tantos detalhes.

Fato é que, quando a economia desacelera e os juros sobem, são essas as empresas que mais costumam se desvalorizar, o que fica bem claro na comparação dos desempenhos do Ibovespa (das maiores empresas) com o índice Small Caps Brasil (com empresas de menor valor de mercado) desde outubro de 2021.

Mas quem disse que isso é ruim?

Fonte: TradingView; Elaboração: Seu Dinheiro

Microcaps também são as que mais sobem

Apesar de ações de empresas como Petrobras, Banco do Brasil e Weg mal terem sido impactadas pela piora das condições econômicas, muitas das chamadas microcaps foram dizimadas nos últimos anos.

A parte boa é que essa maior dificuldade também faz com que as microcaps sejam as maiores beneficiadas quando há uma melhora do cenário, exatamente como aconteceu de 2016 a 2020, quando o índice Small Caps deu uma surra no Ibovespa, com diversas empresas de menor capitalização entregando valorizações absurdas.

Fonte: TradingView; Elaboração: Seu Dinheiro

Para tentar entender um pouco melhor o potencial de alta dessa classe de ativos, resolvi fazer um exercício simples com as ações presentes na série Microcap Alert, cujo foco é investir justamente em empresas com baixo valor de mercado. 

Pegamos todas as ações do portfólio e buscamos qual foi o múltiplo médio de EV/Ebitda ou Preço/Lucro de cada um desses papéis nos últimos cinco anos.

Em seguida, calculamos quais seriam os potenciais de valorização considerando apenas o retorno dos múltiplos atuais de cada um para suas respectivas médias do período considerado. Os resultados são mostrados na tabela abaixo.

Fonte: Bloomberg; Elaboração: Empiricus

Reforçando que essas não são estimativas de valorização das ações. Esses são apenas cálculos simples e objetivos de quanto cada papel teria para subir se apenas voltassem a negociar de acordo com seus múltiplos médios.

Com poucas exceções, vemos que a maioria das empresas negocia hoje com múltiplos muito abaixo do que costumavam negociar poucos anos atrás, não porque viraram companhias piores, mas porque as condições de mercado hoje são mais difíceis e acabaram afugentando os investidores.

Obviamente, o cenário ainda pode continuar ruim por algum tempo — pode até piorar, nunca se esqueça disso. Mas o exercício nos ajuda a entender que as magnitudes de valorização envolvidas em um simples retorno para a média não são nada modestas.

Bull markets vão além da média

Mas a verdade é que nos bull markets as valorizações das microcaps costumam ser ainda maiores. Primeiro, porque os múltiplos não costumam simplesmente voltar para a média — eles vão além.

Por exemplo: se a média de múltiplo de uma empresa foi de 7,5x EV/Ebitda nos últimos anos e, agora, ela negocia por 5x EV/Ebitda, é provável que em um bull market esse múltiplo ultrapasse a média e chegue a, digamos, 10x EV/Ebitda.

Mas não para por aí. Bull markets também trazem crescimento nos lucros corporativos, o que potencializa a capacidade de valorização das ações. Uma expansão de 5x EV/Ebitda para 10x EV/Ebitda nos múltiplos de uma ação causaria uma valorização de +100% em seu valor justo.

Mas se esse "re-rating" viesse combinado com um aumento de 50% no lucro da companhia no período — o que não é nada difícil para as microcaps, que são bastante sensíveis ao ambiente macro — esse upside sobe para +200%.

Elaboração: Empiricus

Esses são apenas exercícios simples, mas que já ajudam a mostrar como muitas microcaps seguem extremamente descontadas e com muito potencial para capturar uma melhora, quando ela vier.

Obviamente, existe o risco de as coisas piorarem ainda mais, o que torna a escolha de suas microcaps extremamente importante neste momento. É preciso saber separar aquelas que vão conseguir atravessar a tempestade daquelas que têm riscos sérios de naufragar.

Em nossa série Microcap Alert, buscamos empresas descontadas e com grande potencial de valorização, mas com  capacidade de superar as adversidades. Prova disso é que, mesmo nesse início difícil de 2023, o portfólio entrega um retorno 6 pontos percentuais acima do índice Small Caps.

Se quiser conferir a nossa seleta lista de pequenas notáveis da bolsa, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar