🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Por que os acionistas da EDP Brasil (ENBR3) receberam uma oferta que não devem recusar

O controlador da companhia fez a seguinte proposta: comprar todas as ações ENBR3 por preços 20% maiores que os atuais

3 de março de 2023
6:29 - atualizado às 5:32
EDP Brasil (ENBR3)
EDP Brasil (ENBR3) - Imagem: Divulgação

Você acorda num belo domingo e, inspirado por um lindo céu azul, resolve tirar a sua bicicleta empoeirada da garagem para dar uma volta. 

Para falar a verdade, você tinha parado de andar de bicicleta porque ela estava velha, desalinhada e te deixava na mão algumas vezes. 

Por sorte, naquele dia, tudo correu bem. Quer dizer, corria bem. Porque depois de um passeio relaxante e revigorante, o dia estava prestes a mudar radicalmente. 

Faltando cerca de vinte metros para chegar em casa, você é abordado por um sujeito que nunca viu na vida. 

 "Hey!", ele grita, tentando chamar a sua atenção. 

Com medo, você desvia o olhar, inutilmente. Ele insiste, dessa vez segurando a bicicleta pelo guidão. Agora você não tem como fugir. Então ele diz: 

"Hey, olha pra mim! Eu vou levar a sua bicicleta velha pelo preço de uma bicicleta novinha, e você não ouse reclamar". 

O sujeito quer pagar o preço de uma bicicleta nova na sua bicicleta velha e já um pouco desalinhada. Você vai reclamar da oferta?

Isso realmente acontece 

Essa situação pode parecer meio maluca, mas acontece com alguma frequência no mundo dos investimentos, e é chamada de Oferta Pública de Aquisição (OPA), quando um acionista relevante faz uma oferta pública para comprar todas as ações em circulação. 

Você deve ter visto que a maior alta de ontem (2) no Ibovespa foi a da ENBR3, ação da Energias do Brasil (EDP Brasil), empresa do setor elétrico que tem ativos de distribuição, geração e transmissão. A ação fechou o pregão com valorização de +15% em um único dia. 

O motivo? O controlador da companhia fez a seguinte proposta para todos os outros acionistas: "eu vou comprar as suas ações por preços 20% maiores do que os atuais, e vocês não vão reclamar." 

É claro que não é bem assim, os acionistas têm o direito de recusar, mas, às vezes, a oferta é tão boa, tão boa, que faz todo o sentido aceitá-la. Foi exatamente o caso de ENBR3, e sabe quem ganhou um bom dinheiro com isso?

Os assinantes do Vacas Leiteiras, que tinham as ações em sua carteira e puderam vendê-las ontem com um ótimo lucro de mais de 100% desde a recomendação. 

Proposta irrecusável

Não me entenda mal, nós gostamos de ENBR3. 

A EDP Brasil tem um modelo de negócios pouco cíclico e paga bons dividendos aos acionistas. E, nos últimos anos, ela surfou uma combinação de fatores positivos que ajudaram os resultados: melhora operacional no segmento de distribuição, reajustes de tarifas por IGP-M (que explodiu durante a pandemia), entrada em operações de transmissão e venda de ativos de geração por preços muito atrativos, o que ajudou bastante no aumento dos lucros, Fluxo de Caixa Livre e na valorização dos papéis. 

O problema é que, depois de tantos fatores jogando a favor, entendemos que os preços já refletem um cenário bem otimista pela frente também. 

Por gostar do prêmio de 20% oferecido pelo controlador em um momento em que já vemos as ações muito bem precificadas, preferimos aceitar a oferta e partir para uma outra oportunidade.

Mas nem sempre será assim. 

Poderia ser diferente

Obviamente, este nos pareceu um caso em que fazia sentido vender a nossa bicicleta usada pelo preço de uma novinha em folha.

Mas nem sempre a oferta será por preços assim tão interessantes. Aliás, existem casos em que a oferta poderá parecer mais um assalto do que uma OPA. 

"Tome aqui 5 reais pela sua bicicleta e não reclame!"

Mas, nesses casos, os acionistas podem "reclamar", sim. Para que a OPA aconteça nos preços propostos pelo controlador, é preciso que a maioria dos acionistas aceite a oferta. 

Se o controlador resolver oferecer um preço muito baixo, os acionistas simplesmente não aceitam a oferta e a OPA não acontece. 

Nesse caso, a bicicleta continuará sendo sua, e você seguirá curtindo os passeios nos domingos de céu azul.

Prefira as companhias geradoras de caixa neste momento

Enquanto o mercado continua turbulento, a série Vacas Leiteiras segue se aproveitando do fato de carregar ações de empresas sólidas, geradoras de caixa, pagadoras de dividendos e que são tão interessantes que, de vez em quando, até podem ser alvo de eventos muito positivos para os acionistas, como o que vimos com ENBR3. 

Ajudada por esses fatores, a carteira da série já acumula um desempenho 5 pontos percentuais acima do Ibovespa desde o início do ano, e tem as características necessárias para continuar performando bem mesmo se a situação continuar adversa. 

Se quiser conferir o portfólio completo, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar