🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Confuso com o desempenho da Petrobras na bolsa? O “pofexô” Vanderlei Luxemburgo explica tudo

Notícias que não são exatamente positivas podem ser motivo de comemoração — a Petrobras e o Corinthians são dois exemplos recentes

19 de maio de 2023
6:11 - atualizado às 16:47
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, numa montagem em que o logo da Petrobras (PETR4) aparece no centro de sua camiseta
As pílulas de sabedoria do "pofexô" Vanderlei Luxemburgo, um veterano do mercado da bola, também podem ser aplicadas à bolsa - Imagem: Instagram Vanderlei Luxemburgo / Montagem: Victor Aguiar

"Temos que comemorar o resultado de hoje!"

Essas foram as palavras de Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, após a partida contra o São Paulo, no último domingo. Quem não assistiu ao jogo e só viu esse trecho da coletiva de imprensa pode até ter pensado que o Timão tinha vencido o jogo. Mas, na verdade, ele estava comemorando um empate.

Parece contraditório comemorar um resultado desses, não é? Mas se você é corintiano, como eu, entendeu bem o velho "Luxa". O pessimismo está tão grande que qualquer resultado que não seja uma derrota já é motivo de alegria pelos lados do Parque São Jorge.

Nesta semana, vimos um efeito bem parecido com as ações da Petrobras (PETR4), que chegaram a subir +4% após o anúncio de uma mudança negativa para a companhia.

Notícias importantes na Petrobras

Na última terça-feira (16), o governo e a nova gestão da estatal finalmente implementaram uma mudança na política de precificação de combustíveis, algo que vinham prometendo desde o início do ano.

Até a semana passada, os preços dos combustíveis vendidos pela Petrobras levavam em consideração apenas a cotação dos derivados do petróleo nos mercados internacionais — era a chamada política de Preços de Paridade de Importação (PPI).

Adotado em 2016, esse mecanismo praticamente impediu a Petrobras de quebrar; nos anos anteriores, a petroleira acumulou prejuízos bilionários no segmento de refino, vendendo combustíveis abaixo do seu preço de custo durante o governo Dilma.

Com a mudança implementada nesta semana, a paridade de importação não será mais o único parâmetro a influenciar o preço dos combustíveis, o que provavelmente implica em lucros menores para a Petrobras no segmento de refino.

E o que aconteceu com PETR4 logo após o anúncio na terça-feira? A ação chegou a subir +4% no meio do pregão.

Por que os investidores comemoraram essa derrota?

Quando perder de pouco é bom

Depois de anos de resultados desastrosos, os investidores da Petrobras têm péssimas recordações do último governo do PT. Por esse motivo, quando o governo e a nova gestão da companhia disseram estar estudando uma nova política de precificação de combustíveis, o mercado ficou extremamente receoso.

Muita gente "abandonou o barco", e as ações começaram a precificar que a mudança viria e seria desastrosa para os resultados da petroleira.

No entanto, não foi isso o que aconteceu. Segundo o comunicado, os combustíveis deixarão de acompanhar fielmente as cotações internacionais, mas ainda terão correlação com os preços lá fora.

Além disso, o documento mencionou que a nova política será realizada visando a sustentabilidade financeira da companhia. Apesar de ainda não sabermos a fórmula final, esses trechos mostram que as chances de acontecerem os mesmos problemas do governo Dilma são remotas, pelo menos por enquanto.

Sim, é provável que as margens do refino sejam menores daqui para frente. Mas, para quem estava esperando "prejuízos bilionários", "margens menores" acabaram sendo motivo de comemoração — e, por isso, as ações subiram.

Petrobras: cuidado com as expectativas

É por isso que você nunca deve olhar apenas para a qualidade da empresa e dos resultados na hora de investir. É preciso entender também qual é a expectativa que o mercado tem sobre a companhia.

Você pode investir em uma empresa maravilhosa, com resultados pomposos e repleta de qualidades. Mas se o mercado inteiro já está esperando uma "goleada" dela, é provável que notícias apenas "boas" façam as ações cair, porque as expectativas já estavam muito elevadas.

Os melhores investimentos são aqueles nos quais conseguimos unir qualidade de resultados com expectativas apenas razoáveis do mercado, porque isso significa preços descontados e ótimo potencial de valorização para as ações.

A Petrobras é um bom exemplo disso. Com resultados muito bons e valuation bastante descontado, nem precisamos de notícias positivas para ganhar dinheiro com as ações.

Na verdade, por apenas 3 vezes lucros esperados para este ano, basta que as coisas não piorem muito nas mãos do novo governo — o que não é impossível, mas parece mais distante com a nova política de precificação de combustíveis mais racional do que se temia.

Com um dividend yield esperado de 18%, as ações da Petrobras fazem sentido dentro de uma carteira já diversificada e focada em dividendos, como é o caso da série Vacas Leiteiras.

Se quiser conferir a lista com todas as pagadoras de dividendos, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar