🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Descubra as oportunidades em ações brasileiras que se abrem com as quedas do Ibovespa em agosto

O Ibovespa caiu em 14 dos 15 pregões que aconteceram em agosto, com uma queda acumulada de 6,2% no que vai do mês

22 de agosto de 2023
13:02 - atualizado às 12:00
Ibovespa em queda
Co-fundador da Empiricus Research aponta que, para capturar o bull market por inteiro, é necessário pegar pelo menos um terço do bear market - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

O mês de agosto tem sido difícil para a bolsa: dos 15 pregões que tivemos, o Ibovespa caiu 14 deles. A queda acumulada é de 6,2% até o fechamento de ontem, quando fechou em 114.429 pontos.

Fonte: Bloomberg

Com a queda, voltamos ao patamar em que a bolsa se encontrava ali em meados de junho. Curiosamente, naquele mês tivemos um dos episódios mais elogiados do Market Makers: Sandro Sobral, o chefe de tesouraria do Santander, disse que embora ainda estivesse otimista com Brasil, o posicionamento técnico na bolsa já não era favorável.

Em posicionamento técnico, leia-se: a bolsa subiu com muitos investidores locais ficando de fora da festa do gringo, mas depois da alta, o Fear of Missing Out (‘FOMO’ ou, o medo de ficar de fora, na tradução livre) fez com que os locais voltassem a comprar bolsa, só que em um patamar mais elevado de preços.

A falta de gatilhos para o Ibovespa

Com o posicionamento menos assimétrico, o Ibovespa precisaria de novos gatilhos para subir, o que acabou não acontecendo. Pelo contrário, de lá para cá:

1) Na China, a expectativa de crescimento do PIB para esse ano tem sido revisada para baixo dada toda a deterioração do ambiente de negócios dos setores imobiliário e financeiro;

2) Nos Estados Unidos, a economia está tão forte que o juro deve ficar alto por mais tempo. Não à toa, o rendimento dos títulos de 10 anos do tesouro americano alcançou o maior nível desde 2007, conforme podemos observar no gráfico abaixo:

Fonte: Bloomberg

3) Enquanto no Brasil, o cenário político voltou a contaminar o ambiente com o arcabouço fiscal parado no Congresso ao mesmo tempo em que o investidor teme um aumento de impostos.

Em meio a tudo isso, a curva de juro voltou a subir: no gráfico abaixo, traçamos o juro de 5 anos subindo (linha branca) vs empresas de consumo (laranja) e small caps (azul), estando ambas invertidas com o objetivo de mostrar a relação entre alta de juros e queda das ações domésticas.

O desempenho do Ibovespa e oportunidades

Tudo isso para dizer que, após sair de 102 mil pontos no final de março e bater 122 mil pontos em julho, o Ibovespa está passando por uma realização de preços capitaneada por um ajuste de expectativas aqui e no mundo. Isso é absolutamente normal.

Se você me perguntasse se essa é uma oportunidade para entrar ou aumentar exposição em ações brasileiras, te diria que sim.

Começamos um ciclo de queda de juros que deve não só contribuir positivamente para uma melhora dos resultados corporativos, como também atrair dinheiro para investimentos de risco.

No gráfico abaixo, podemos ver como a bolsa se comportou nos últimos 5 ciclos de queda de juros desde 2000.

Fonte: Brasil Capital

Com exceção de 2011, a bolsa apresentou uma tendência de alta nos anos subsequentes. E não para por aí.

Quando olhamos para as ações domésticas, o retorno é ainda mais expressivo do que o Ibovespa.

Fonte: Brasil Capital

Não estou dizendo que a bolsa vai subir hoje, no mês seguinte ou até o final do ano; só acho assimétrico estar comprado em ações em um período que historicamente contribuiu positivamente para a bolsa.

Não à toa, a Carteira Market Makers está completamente investida em ações e grande parte do meu dinheiro e dos meus sócios está investido no Market Makers FIA, que é o fundo inspirado na Carteira MMakers.

É muito fácil cagar regra com dinheiro fictício ou com o dinheiro dos outros. Agora, o jogo muda quando você mostra o que está fazendo na sua própria carteira.

Oportunidades na bolsa

Falaremos mais sobre nossa carteira e outras oportunidades de investimentos na bolsa nos próximos 3 dias, durante o SMALL CAPS MASTERS, um evento online e 100% gratuito focado em apresentar as principais ideias de investimentos na bolsa.

O evento começa hoje (terça-feira) e vai até quinta, sempre a partir das 18h, e amanhã entrarei ao vivo com meu sócio e irmão Thiago Salomão para me aprofundar em duas teses da Carteira MMakers.

O evento é gratuito, mas para receber o link de acesso das palestras é preciso se inscrever. Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

Um abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar