Tudo o que você precisa saber para não errar na sua declaração do IR 2023 ESTÁ AQUI

Cotações por TradingView
2023-02-17T19:19:19-03:00

O pré-carnaval do Ibovespa, a forte queda da XP e outros destaques do dia

17 de fevereiro de 2023
19:19
precarnaval
carnaval-mercado -

O Brasil volta, enfim, a comemorar uma sexta-feira de Carnaval com tudo o que a data tem direito, mas nem por isso os investidores brasileiros se sentiram animados para ir às compras antes da pausa para o feriado.

Isso porque os últimos dias — com grande tensão entre o governo federal e o Banco Central — definitivamente passaram longe da temperatura ideal para o andamento dos negócios na B3. 

É bem verdade que hoje (17) as novidades político-fiscais podem ser categorizadas como positivas, uma vez que o Conselho Monetário Nacional (CMN) não promoveu mudanças na meta de inflação e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a mostrar uma tentativa de aproximação com o BC.

A proximidade do feriado, no entanto, pesou — assim como o tom de cautela em Wall Street e o desempenho negativo do petróleo, refletindo preocupação com as chances de uma recessão global.

Como o seguro morreu de velho, o Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,70%, aos 109.176 pontos. Na semana, a alta do índice foi de 1,02%.

A curva de juros, que operou em alta durante quase toda a sessão, passou por um alívio na reta final das negociações. Já o dólar à vista encerrou o dia em queda de 0,96%, a R$ 5,1615, refletindo a desvalorização global da moeda.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

DESVENDANDO OS NÚMEROS
Vale (VALE3) tem balanço sólido, mas o mercado ainda prefere esperar para embarcar outra vez na mineradora — entenda os motivos. A empresa ainda depende de mais previsibilidade sobre o preço do minério e da solução para a divisão de metais básicos para decolar outra vez.

VIROU MODA?
Marisa (AMAR3) segue Tok&Stok e Americanas e dá calote em fundo imobiliário; o que está acontecendo com a varejista? A empresa é a maior locatária do FII em questão, o Brasil Varejo, correspondendo a 81,47% de sua receita.

ELO MAIS FRACO
Americanas pede autorização da justiça para pagar dívidas trabalhistas e com micro e pequenas empresas. Débito da varejista com os credores mais frágeis soma R$ 192,4 milhões, uma fração mínima do total que consta na recuperação judicial.

DECEPCIONOU
XP despenca quase 20% em Nova York após resultados considerados fracos, e Credit Suisse rebaixa ação para venda. Receitas da corretora no quarto trimestre registraram queda e decepcionaram analistas; lucro se manteve estável na comparação ano a ano.

COMPRAR OU VENDER?
A ação que já subiu mais de 26.000% na B3 ainda pode entregar mais? Veja o que pensam os analistas. Itaú BBA e JP Morgan mantiveram a recomendação para esses papéis e enxergam um potencial de valorização que pode chegar a 20%.

Compartilhe

LINHA D'ÁGUA

Você ainda confia no seu banco? Saiba o que alguns dos maiores gestores do planeta esperam da crise financeira

27 de março de 2023 - 8:25

Depois de ler notícias alarmantes sobre bancos, quem garante que não estamos diante de uma crise similar à de 2008 (ou até pior)?

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 6% com ações da Tegma (TGMA3); confira a recomendação

27 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Tegma (TGMA3). Veja os detalhes

IVAN SANT'ANNA

A crise de 29 e a de 23: por que bancos em apuros são tão antigos quanto os próprios bancos

26 de março de 2023 - 8:03

No Brasil, os problemas externos vieram se juntar à crise bancária provocada pelo rombo da Americanas, exercendo forte pressão no mercado de renda variável, como vêm mostrando as seguidas quedas do Ibovespa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A semana do Copom, nova crise dos bancos europeus e o susto de Lula; confira os principais destaques do dia

24 de março de 2023 - 18:25

Olhando para o comportamento dos ativos brasileiros nesta semana, é bem fácil perceber que existiram dois momentos distintos — o antes do Copom e o depois do Copom. Antes da decisão de política monetária do Banco Central brasileiro era possível notar um ar mais leve entre os investidores locais, ainda que a crise bancária nos Estados Unidos assustasse. […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 4% com ações da Tim (TIMS3); confira a recomendação

24 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Tim (TIMS3). Veja os detalhes

Mande suas dúvidas!

Se a Americanas (AMER3) pode pedir recuperação judicial para ‘se safar’ das dívidas, por que eu não posso?

24 de março de 2023 - 6:25

A Dinheirista nasceu para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). No episódio de estreia, recuperação judicial para pessoas físicas: posso fazer como a Americanas se não conseguir pagar minhas dívidas?

SEXTOU COM O RUY

Caçadores de dicas quentes: todo cuidado é pouco na hora de investir

24 de março de 2023 - 6:11

Comprar Natura por causa de uma possível venda da Aesop é o mesmo que pular na areia movediça para pegar uma sobremesa de gelatina – não me parece valer o risco

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova declaração de guerra de Lula, os planos bilionários da Klabin (KLBN11) e tudo que a Americanas (AMER3) precisará vender na RJ; confira os destaques do dia

23 de março de 2023 - 18:45

Para muitos, a decisão de política monetária do Banco Central brasileiro divulgada ontem (22) tinha tudo para ser o início de um sonho — com uma sinalização clara de que um corte nos juros estava perto. Apesar dos ataques incessantes do governo federal e de uma parcela da sociedade civil — incluindo associações de diversos […]

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies